Currículo e educação ambiental: um estudo no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nava, Andréia Bertóglio de Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://localhost:443/handle/prefix/143
Resumo: A crise ambiental, percebida na sociedade contemporânea pelo desequilíbrio ambiental e pelo agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos, encontra na Educação Ambiental possibilidades de transformação social. O estudo proposto tem como objetivo, por meio de três capítulos, analisar o contexto histórico da Educação Ambiental no Brasil, verificar as orientações curriculares nacionais em Educação Ambiental e investigar as práticas ambientais inseridas nos documentos curriculares de uma escola municipal. A metodologia compreendeu a análise dos documentos curriculares da escola estudada em justaposição aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. De caráter qualitativo, a mesma norteou-se pela pesquisa bibliográfica, buscando argumentação teórica sobre o tema proposto. Os resultados aferidos, após a análise dos documentos curriculares, apontaram que a escola em estudo traz presente os princípios da Educação Ambiental, por meio do traçado de seus projetos de trabalho, sendo possível verificar a presença de três categorias de análise ligadas à Educação Ambiental, quais sejam: a sustentabilidade, a qualidade de vida e a cidadania. Foi possível verificar que a escola estudada estabelece relação entre essas noções, por objetivar a educação para a sustentabilidade através da preocupação com o resguardo da sociedade, da economia e do meio ambiente, para a transformação gradativa da sociedade com vistas à melhoria da qualidade de vida. A mesma pressupõe a conservação do potencial de produção dos ecossistemas, tendo em vista formas de cooperação, solidariedade, participação e realização. Ainda verificou-se que a escola compreende que as transformações sociais exigem a ação de cidadãos e cidadãs conscientes de seu papel, na solução dos problemas ambientais, bem como na melhoria da qualidade de vida, sendo apreendido dos documentos curriculares da escola que essa possibilita o exercício da cidadania, bem como momentos de análise e reflexão acerca da problemática
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De caráter qualitativo, a mesma norteou-se pela pesquisa bibliográfica, buscando argumentação teórica sobre o tema proposto. Os resultados aferidos, após a análise dos documentos curriculares, apontaram que a escola em estudo traz presente os princípios da Educação Ambiental, por meio do traçado de seus projetos de trabalho, sendo possível verificar a presença de três categorias de análise ligadas à Educação Ambiental, quais sejam: a sustentabilidade, a qualidade de vida e a cidadania. Foi possível verificar que a escola estudada estabelece relação entre essas noções, por objetivar a educação para a sustentabilidade através da preocupação com o resguardo da sociedade, da economia e do meio ambiente, para a transformação gradativa da sociedade com vistas à melhoria da qualidade de vida. A mesma pressupõe a conservação do potencial de produção dos ecossistemas, tendo em vista formas de cooperação, solidariedade, participação e realização. Ainda verificou-se que a escola compreende que as transformações sociais exigem a ação de cidadãos e cidadãs conscientes de seu papel, na solução dos problemas ambientais, bem como na melhoria da qualidade de vida, sendo apreendido dos documentos curriculares da escola que essa possibilita o exercício da cidadania, bem como momentos de análise e reflexão acerca da problemáticaThe environmental crisis, perceived in modern society by environmental disequilibrium and increased social, political and economic problems, finds in Environmental Education possibilities of social transformation. The proposed study aims through three chapters: examine the historical context of environmental education in Brazil, check the national curriculum guidelines in Environmental Education and investigate environmental practices embedded in the curriculum documents of a municipal school. The methodology included analysis of school curricular documents studied in counterpoint to the National Curricular Parameters and the National Curriculum Guidelines for Environmental Education, with a qualitative approach, guided by the literature search, seeking theoretical argument for the proposed theme. The results measured after analysis of curricular documents indicate that the school in this study brings the principles of environmental education through the tracery of the school work projects, being able to verify the presence of three categories of analysis related to environmental education, which are, sustainability, quality of life and citizenship. It was possible to verify that the school studied establishes relationship between the categories of objectivity in education for sustainability through concern for the safeguarding of society, economy and the environment, for the gradual transformation of society in order to improve the quality of life, which implies the conservation of the production potential of the ecosystems, considering forms of cooperation, solidarity, participation and achievement. Also was verified that the school understands that social transformations require the action of citizens conscious of their role, in the solution of environmental problems as well as improving the quality of life, being learned from the school curricular documents that enables the exercise of citizenship as well as moments of analysis and reflection about the issue.Submitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2017-05-16T17:05:47Z No. of bitstreams: 1 NAVA.pdf: 412449 bytes, checksum: e774c7c949e3d1bfeffdc84ad7a7cb15 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-16T17:15:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NAVA.pdf: 412449 bytes, checksum: e774c7c949e3d1bfeffdc84ad7a7cb15 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-16T17:15:44Z (GMT). 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