EDUCAÇÃO AMBIENTAL : A BASE PARA UMA AÇÃO POLÍTICO/TRANSFORMADORA NA SOCIEDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Liliana Angel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2926
Resumo: Entendemos a educação como condição sine qua non da ação político/ transformadora e do resgate de valores entendidos como fundamentais para a vida em sociedade, na medida que educar é um ato político. Neste contexto a educação ambiental se apresenta como uma forma de educar para a cidadania visto que permite “construir a possibilidade da ação política, no sentido de formar uma coletividade, que é responsável pelo mundo em que habita” (CARVALHO, 1992, pág. 40). As reflexões desta pesquisa apóiam-se nas discussões e contribuições de autores como Souza (2000) ,Leff (2002), Diaz (2002) e Morin (2002) entre outros, sendo que este último coloca os saberes relacionados à “identidade terrena” como um dos sete saberes necessários à educação do futuro. Assim, este estudo objetiva refletir sobre a influencia da educação ambiental no resgate de valores como a solidariedade, a ética, a sensibilidade perante a questão sócio-ambiental, num momento em que a vida em sociedade tornou-se insustentável. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultados temos que o escopo da discussão e, portanto, da educação ambiental ampliou-se a partir da formulação do conceito de desenvolvimento sustentável e da realização da Rio 92. Concluísse que a educação ambiental pode ser uma estratégia importante no fortalecimento da mobilização e participação social em processos de tomada de decisão, ambas expressões concretas do exercício da cidadania.
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