A Escola Municipal Ilda Casarin Piovesan/RS e o paradigma da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Michele Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3884
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da Escola Municipal Ilda Casarin Piovesan para o processo de resistência da agricultura camponesa em Lajeado do Bugre/RS, com o intuito de contribuir com a construção da Educação do Campo aliada ao processo de resistência da agricultura camponesa neste Município. Para isso, os objetivos específicos foram analisar o contexto histórico da agricultura camponesa da comunidade e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola Municipal Ilda Casarin Piovesan comparando-a com o paradigma da Educação do Campo, para, por fim, elaborar proposta de reorganização pedagógica da Escola visando o fortalecimento do diálogo entre a Escola e a agricultura camponesa. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo, utilizando as técnicas de análise documental, através da análise do PPP da Escola, de observação participante nos momentos de inserção na Escola, e grupos focais mistos com alunos, professores e direção escolar, buscando informações sobre a trajetória escolar dos participantes, história da agricultura, realidade e projetos da educação e da agricultura, percepções sobre a cultura, identidade, trabalho e meio ambiente, bem como possibilidades percebidas pelos participantes de aproximações entre a realidade do campo e a educação. Os resultados da pesquisa indicam que os participantes foram marcados pela falta de acesso às políticas públicas que fomentam a agricultura e a educação de qualidade social, resultando na evasão escolar, educação distanciada da realidade, trabalho infantil, falta de acesso a terra, desvalorização da agricultura camponesa e êxodo rural. As lógicas da agricultura capitalista e da agricultura camponesa permeiam os discursos dos participantes, a realidade das famílias é a agricultura camponesa, essa posição é expressada através do trabalho, cultura, identidade e relação com o meio ambiente, porém, alguns jovens vislumbram trabalhar na cidade ou com monoculturas, e indicam prioridade sobre a renda em detrimento da manutenção da família. A realidade do campo é trabalhada de forma prática, em situações pontuais e desvinculadas do PPP, e quando instigados, os participantes vislumbram a Educação do Campo de forma utilitarista, visando ações imediatas nas propriedades rurais e desvinculadas da sociedade. O PPP da Escola reflete a realidade educacional, nele não há menção da Educação do Campo, ou mesmo de uma educação pautada pela realidade dos sujeitos. Assim, é necessário repensar o projeto de Escola para construir uma educação de qualidade social e reivindicar infraestrutura. Desse modo, foi possível identificar a importância de debater o projeto educativo e a lógica de agricultura da comunidade escolar. Para contribuir com a construção da Educação do Campo a pesquisa traz propostas de intervenções como estimular a participação de toda a comunidade escolar na Escola, dialogar com as dificuldades históricas da comunidade e a realidade dos sujeitos, organizar grupo de estudo sobre Educação do Campo para ter subsídios para reelaborar o PPP.
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As lógicas da agricultura capitalista e da agricultura camponesa permeiam os discursos dos participantes, a realidade das famílias é a agricultura camponesa, essa posição é expressada através do trabalho, cultura, identidade e relação com o meio ambiente, porém, alguns jovens vislumbram trabalhar na cidade ou com monoculturas, e indicam prioridade sobre a renda em detrimento da manutenção da família. A realidade do campo é trabalhada de forma prática, em situações pontuais e desvinculadas do PPP, e quando instigados, os participantes vislumbram a Educação do Campo de forma utilitarista, visando ações imediatas nas propriedades rurais e desvinculadas da sociedade. O PPP da Escola reflete a realidade educacional, nele não há menção da Educação do Campo, ou mesmo de uma educação pautada pela realidade dos sujeitos. Assim, é necessário repensar o projeto de Escola para construir uma educação de qualidade social e reivindicar infraestrutura. Desse modo, foi possível identificar a importância de debater o projeto educativo e a lógica de agricultura da comunidade escolar. Para contribuir com a construção da Educação do Campo a pesquisa traz propostas de intervenções como estimular a participação de toda a comunidade escolar na Escola, dialogar com as dificuldades históricas da comunidade e a realidade dos sujeitos, organizar grupo de estudo sobre Educação do Campo para ter subsídios para reelaborar o PPP.Este estudio pretendía analizar la aportación de la Escuela Municipal Ilda Casarin Piovesan al proceso de resistencia de la agricultura campesina en Lajeado do Bugre/RS, con el fin de contribuir a la construcción de la educación de campo aliado a la El proceso de resistencia de la agricultura campesina en este municipio. Para este propósito, los objetivos específicos fueron analizar el contexto histórico de la agricultura campesina en la comunidad, y el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escuela Municipal Ilda Casarin Piovesan comparándolo con el paradigma de la educación del campo, para poner fin a la elaboración propuesta de reorganización pedagógica de la escuela con el objetivo de fortalecer el diálogo entre la escuela y la agricultura campesina. La investigación se caracteriza como un estudio de caso cualitativo, utilizando las técnicas de análisis documental, a través del análisis del PPP de la escuela, de observación participante, en momentos de inserción en la escuela, y grupos focales mixtos con estudiantes, profesores y directivos de la escuela que buscan información sobre la trayectoria escolar de los participantes, la historia de la agricultura, la realidad y los proyectos de educación y agricultura, las percepciones de la cultura, la identidad, el trabajo y el medio ambiente, así como posibilidades percibidas por los participantes de aproximaciones entre la realidad del campo y la educación. Los resultados de la investigación indican que los participantes estuvieron marcados por la falta de acceso a las políticas públicas que promueven la educación de la agricultura y la calidad social, resultando en abandono escolar, educación distented de la realidad, trabajo infantil, falta de acceso a la tierra, devaluación de la agricultura campesina y éxodo rural. Las lógicas de la agricultura capitalista y la agricultura campesina impregnan los discursos de los participantes, la realidad de las familias es la agricultura campesina, esta posición se expresa a través del trabajo, la cultura, la identidad y la relación con el medio ambiente, sin embargo, Algunos jóvenes prevén trabajar en la ciudad o con monocultivos y prioridad sobre los ingresos en detrimento del mantenimiento familiar. La realidad del campo se trabaja de manera práctica, en situaciones puntuales y desvinculadas de PPP, y cuando se instiga, los participantes vislumbran la educación de campo de una manera utilitaria, apuntando a acciones inmediatas en propiedades rurales y desconectadas de sociedad. El PPP de la escuela refleja la realidad educativa, no hay mención de la educación del campo, o incluso de una educación basada en la realidad de los temas. Por lo tanto, es necesario replantear el proyecto escolar para construir una educación de calidad social y reclamar infraestructura. Así, fue posible identificar la importancia de discutir el proyecto educativo y la lógica de la agricultura de la comunidad escolar. Para contribuir a la construcción de la educación de campo, la investigación trae propuestas para intervenciones tales como estimular la participación de toda la comunidad escolar en la escuela, dialogar con las dificultades históricas de la comunidad y la realidad de los temas, creación de grupos estudio de Educación de Campo para tener subsidios para reformular el PPP.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T21:00:17Z No. of bitstreams: 1 CARVALHO.pdf: 2094951 bytes, checksum: 4d86e99e33606c1d093aa0e038c4555a (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T19:35:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARVALHO.pdf: 2094951 bytes, checksum: 4d86e99e33606c1d093aa0e038c4555a (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-02T19:35:41Z (GMT). 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