Investigando e ensinando matemática no ensino fundamental: contribuições do diário de bordo na formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/257 |
Resumo: | Esta monografia relata uma investigação sobre as práticas pedagógicas de matemática nas séries finais do ensino fundamental, a partir do uso do Diário de Bordo. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa – GEPECIEM da UFFS assumi a proposta de redigir o instrumento de pesquisa registrando em Diário de Bordo as atividades práticas usando materiais manipuláveis, a reação dos alunos em relação às atividades propostas e o desempenho na aprendizagem. Nesta análise observei que os alunos participam com entusiasmo das atividades diferenciadas e apresentam melhor rendimento na aprendizagem. As atividades foram aplicadas nas aulas de matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II da Vila Santo Antônio – Cerro Largo – RS, entre os anos de 2011 e 2012. O Diário de Bordo é uma prática que favorece a organização do professor, minimiza a rotina e proporciona a autonomia. Professores que se utilizam desta prática de registros na disciplina de matemática, tornam-se mais comprometidos com a construção do conhecimento. Assumindo o hábito de escrever, alcançam melhores resultados e obtêm uma visão integrada da realidade de sala de aula. Este instrumento metodológico aponta para novos caminhos, aulas mais significativas e dinâmicas, mudanças na maneira de pensar e de agir do professor. Nesse sentido, o processo de pesquisa referente às dificuldades de aprendizagem, utilizando o Diário de Bordo, a fim de registrar, repensar e refletir sobre a prática com novas possibilidades de trabalho na disciplina de matemática. Foi realizado dentro da abordagem qualitativa de pesquisa sendo a mesma descritiva e documental. Portanto, reconhecer que temos que transformar e melhorar nossa prática pedagógica é compromisso ético do profissional, num trabalho que envolve reflexão, aplicação, análise e investigação. |
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O Diário de Bordo é uma prática que favorece a organização do professor, minimiza a rotina e proporciona a autonomia. Professores que se utilizam desta prática de registros na disciplina de matemática, tornam-se mais comprometidos com a construção do conhecimento. Assumindo o hábito de escrever, alcançam melhores resultados e obtêm uma visão integrada da realidade de sala de aula. Este instrumento metodológico aponta para novos caminhos, aulas mais significativas e dinâmicas, mudanças na maneira de pensar e de agir do professor. Nesse sentido, o processo de pesquisa referente às dificuldades de aprendizagem, utilizando o Diário de Bordo, a fim de registrar, repensar e refletir sobre a prática com novas possibilidades de trabalho na disciplina de matemática. Foi realizado dentro da abordagem qualitativa de pesquisa sendo a mesma descritiva e documental. Portanto, reconhecer que temos que transformar e melhorar nossa prática pedagógica é compromisso ético do profissional, num trabalho que envolve reflexão, aplicação, análise e investigação.This monograph reports an investigation into the practices of teaching mathematics in the final series of elementary school, from the use of the Diary. Participant Study Group and Research - GEPECIEM of UFFS took the proposal to draft the survey instrument recording in Diary practical activities using manipulatives, the reaction of the students regarding the proposed activities and learning performance. In this analysis I noticed that the students enthusiastically participate in the different activities and have better performance in learning. The activities were implemented in mathematics classes in the School Hall Elementary School D. Pedro II of Vila Santo Antonio - Cerro Largo - RS, between the years 2011 and 2012. The Diary is a practice that favors the organization of teacher minimizes routine and provides autonomy. Teachers who use this practice records in the discipline of mathematics, become more committed to the construction of knowledge. Assuming the habit of writing, achieve better results and get an integrated view of the reality of the classroom. This methodological tool points to new ways, lessons more meaningful and dynamic changes in thinking and acting teacher. In this sense, the research process regarding learning difficulties, using the Diary, to record, rethink and reflect on practice with new job opportunities in the discipline of mathematics. Was conducted within the qualitative research approach is the same documentary and descriptive. Therefore, we have to recognize that transform and improve our teaching practice is ethical commitment of professional, a job that involves reflection, application, analysis and research.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T18:04:13Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 195612 bytes, checksum: 8ffefa335e45d241b8dacc1dabdd2353 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T18:34:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 195612 bytes, checksum: 8ffefa335e45d241b8dacc1dabdd2353 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-06T18:34:03Z (GMT). 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