Educação do campo e a etnomatemática: uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, André Venícius do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3817
Resumo: O trabalho foi desenvolvido na concepção da Etnomatemática, sendo a metodológica que envolve o saber acumulado a partir do meio onde vive e suas relações sociais, culturais e econômicas, pelo aluno contemplando a Educação do Campo e do reconhecimento das especificidades do campo e as peculiaridades das pessoas que vivem e atuam nesse espaço. Este trabalho tem por objetivo propor estratégia metodológica de ensino que integra Matemática com a música, no intuito de viabilizar melhora na percepção e representação mental perante à situações problemas. Essa proposta vai de encontro com algumas das dificuldades encontradas no aprendiz, como: falta de compreensão, raciocínio lógico, desordem de informação, entre outros, isso deve se à conteúdos desconectados de suas realidades e que portanto acarretam em desinteresse e retrocessos de aprendizagem. Uma opção para aproximar o conteúdo fragmentado com a realidade, é a integração; música e Matemática, seja no contexto experimental prático, ou entre a similaridade da linguagem. Sob essa preocupação, foi elaborada uma oficina com duração de 10 minutos dividida em vários encontros, durante várias semanas, ministradas para a turma do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos, localizado no Rio Bonito do Iguaçu – PR, que gentilmente dispuseram se à participar durante os intervalos, cujo conteúdo escolhido foi Progressões Geométrica. Ao término da oficina a avaliação ficou por conta de um exercício de fixação, com propósito de confeccionar um instrumento musical (especificamente uma flauta de PVC), utilizando resultados finais como medida dos materiais. No andamento em que os dados estavam sendo analisados e correlacionados com a música e suas particularidades, surgiram indagações, dúvidas e sugestões.
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Uma opção para aproximar o conteúdo fragmentado com a realidade, é a integração; música e Matemática, seja no contexto experimental prático, ou entre a similaridade da linguagem. Sob essa preocupação, foi elaborada uma oficina com duração de 10 minutos dividida em vários encontros, durante várias semanas, ministradas para a turma do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos, localizado no Rio Bonito do Iguaçu – PR, que gentilmente dispuseram se à participar durante os intervalos, cujo conteúdo escolhido foi Progressões Geométrica. Ao término da oficina a avaliação ficou por conta de um exercício de fixação, com propósito de confeccionar um instrumento musical (especificamente uma flauta de PVC), utilizando resultados finais como medida dos materiais. No andamento em que os dados estavam sendo analisados e correlacionados com a música e suas particularidades, surgiram indagações, dúvidas e sugestões.The work was developed in the conception of Ethnomathematics, being the methodological that involves the knowledge accumulated from the environment where it lives and its social, cultural and economic relations, by the student contemplating the Education of the Field through the recognition of the specificities of the field and the peculiarities of the people who live and work in that space. This work aims to propose a teaching methodological strategy that integrates mathematics with music, in order to enable the learner to improve perception and mental representation in the face of problem situations. This proposal meets some of the difficulties encountered by the learner, such as: lack of understanding, logical reasoning, information disorder, etc., this is due to contents disconnected from their realities and which therefore result in disinterest and setbacks in learning. One option to bring fragmented content closer to reality is integration; music and mathematics, whether in the practical experimental context, or between the similarity of language. Under this concern, a 10-minute workshop was organized, divided into several meetings over several weeks, given to the 3rd year high school class at Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos, located in Rio Bonito do Iguaçu - PR, who kindly arranged to participate during the breaks, whose chosen content was Geometric Progressions. At the end of the workshop, the evaluation was due to a fixation exercise, with the purpose of making a musical instrument (specifically a PVC flute), using final results as a measure of the materials. As data was being analyzed and correlated with music and its particularities, questions, doubts and suggestions arose. However, this final evaluation of the workshop was possible thanks to psychopedagogy, which reveals lesson planning strategies, making the most of their knowledge.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-10-05T19:04:36Z No. of bitstreams: 1 AMARAL.pdf: 831080 bytes, checksum: 69dbc7439e6ce18acfacceefeb3c9d55 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-10-09T16:19:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AMARAL.pdf: 831080 bytes, checksum: 69dbc7439e6ce18acfacceefeb3c9d55 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-09T16:19:16Z (GMT). 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