Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Renato Borges Medeiros de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4343
Resumo: A facilidade de comunicação e acesso à informação propiciados pelo advento da internet têm repercutido em um elevado número de relações comerciais por meio das mídias sociais. Isso tem influenciado o processo de decisão de compra do consumidor, bem como demandado que as organizações que quiserem manter a sustentabilidade e perspectiva de futuro tenham que se adaptar a esse cenário cada vez mais digital. Ao mesmo tempo, em função da pandemia do Covid-19, o mercado de educação on-line se tornou uma excelente alternativa para empresas e consumidores em um contexto que demandou isolamento social. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores determinantes para a decisão de compra de cursos online, baseado na comunicação nas mídias sociais, na influência dos digital influencers, além do boca a boca eletrônico. A pesquisa enquadrou-se como quantitativa descritiva, com natureza aplicada, utilizando-se do método Survey, realizando a aplicação de questionário com amostra de 451 indivíduos. A análise dos dados foi realizada utilizando-se do Software Partial Least Squares (PLS), com realização de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que, tanto a comunicação nas mídias sociais quanto os digital influencers e o boca a boca eletrônico impactam diretamente na decisão de compra de cursos on-line. Este estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação das discussões sobre como o processo de decisão de compra é influenciado a partir das mídias sociais. Complementarmente, este estudo contribui com empresas em geral, especialmente as que atuam no segmento de cursos on-line, impactando, consequentemente, no fortalecimento do setor de educação brasileiro.
id UFFS_1fc6b3cea3d462ee05a5dff81a6e4af1
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/4343
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Cassol, AlessandraDeimling, Moacir FranciscoTonin, Graziela SimoneMiranda, Renato Borges Medeiros de2021-04-062021-07-26T17:24:00Z2021-07-082021-07-26T17:24:00Z2021-04-06https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4343A facilidade de comunicação e acesso à informação propiciados pelo advento da internet têm repercutido em um elevado número de relações comerciais por meio das mídias sociais. Isso tem influenciado o processo de decisão de compra do consumidor, bem como demandado que as organizações que quiserem manter a sustentabilidade e perspectiva de futuro tenham que se adaptar a esse cenário cada vez mais digital. Ao mesmo tempo, em função da pandemia do Covid-19, o mercado de educação on-line se tornou uma excelente alternativa para empresas e consumidores em um contexto que demandou isolamento social. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores determinantes para a decisão de compra de cursos online, baseado na comunicação nas mídias sociais, na influência dos digital influencers, além do boca a boca eletrônico. A pesquisa enquadrou-se como quantitativa descritiva, com natureza aplicada, utilizando-se do método Survey, realizando a aplicação de questionário com amostra de 451 indivíduos. A análise dos dados foi realizada utilizando-se do Software Partial Least Squares (PLS), com realização de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que, tanto a comunicação nas mídias sociais quanto os digital influencers e o boca a boca eletrônico impactam diretamente na decisão de compra de cursos on-line. Este estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação das discussões sobre como o processo de decisão de compra é influenciado a partir das mídias sociais. Complementarmente, este estudo contribui com empresas em geral, especialmente as que atuam no segmento de cursos on-line, impactando, consequentemente, no fortalecimento do setor de educação brasileiro.The ease of communication and access to information provided by the advent of the internet had an impact on a higher number of commercial relationships on social media. This has influenced the consumer purchasing decision process, as well as demanded that associations that want to maintain sustainability and a future perspective have to adapt to this increasingly digital scenario. At the same time, due to the Covid-19 pandemic, the online education market has become an excellent alternative for companies and consumers in a context that requires social isolation. Therefore, this study aims to analyze the determining factors for the decision to purchase online courses, based on communication through social media, the influence of digital influencers, in addition to electronic word of mouth. The research was classified as a descriptive quantitative, with an applied nature, using the Survey method, performing the application of a questionnaire with a sample of 451 people. Data analysis was performed using the Partial Least Squares Software (PLS), with exploratory, confirmatory factor analysis and modeling of key equations. Among the main results obtained, it is noteworthy that both social media communication, digital influencers and electronic word of mouth directly impact the decision to purchase on-line courses. This study presents as a theoretical contribution the expansion of discussions about how the purchase decision process is influenced by social media. Complementarily, this study contributes to companies in general, especially those that operate in the segment of on-line courses, consequently impacting on the strengthening of the Brazilian education sector.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-07-08T21:00:53Z No. of bitstreams: 1 MIRANDA.pdf: 1465832 bytes, checksum: 52365d61ef42c5acf62d98ae6b8a10ad (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T17:24:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIRANDA.pdf: 1465832 bytes, checksum: 52365d61ef42c5acf62d98ae6b8a10ad (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-26T17:24:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIRANDA.pdf: 1465832 bytes, checksum: 52365d61ef42c5acf62d98ae6b8a10ad (MD5) Previous issue date: 2021-04-06porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóMarketing on-lineAdministração de marketingConsumidorMídias sociaisCursos on-lineFatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4343/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMIRANDA.pdfMIRANDA.pdfapplication/pdf1465832https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4343/1/MIRANDA.pdf52365d61ef42c5acf62d98ae6b8a10adMD51prefix/43432021-07-26 14:24:00.914oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-07-26T17:24Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
title Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
spellingShingle Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
Miranda, Renato Borges Medeiros de
Marketing on-line
Administração de marketing
Consumidor
Mídias sociais
Cursos on-line
title_short Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
title_full Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
title_fullStr Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
title_full_unstemmed Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
title_sort Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
author Miranda, Renato Borges Medeiros de
author_facet Miranda, Renato Borges Medeiros de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cassol, Alessandra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Deimling, Moacir Francisco
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tonin, Graziela Simone
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Renato Borges Medeiros de
contributor_str_mv Cassol, Alessandra
Deimling, Moacir Francisco
Tonin, Graziela Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing on-line
Administração de marketing
Consumidor
Mídias sociais
Cursos on-line
topic Marketing on-line
Administração de marketing
Consumidor
Mídias sociais
Cursos on-line
description A facilidade de comunicação e acesso à informação propiciados pelo advento da internet têm repercutido em um elevado número de relações comerciais por meio das mídias sociais. Isso tem influenciado o processo de decisão de compra do consumidor, bem como demandado que as organizações que quiserem manter a sustentabilidade e perspectiva de futuro tenham que se adaptar a esse cenário cada vez mais digital. Ao mesmo tempo, em função da pandemia do Covid-19, o mercado de educação on-line se tornou uma excelente alternativa para empresas e consumidores em um contexto que demandou isolamento social. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores determinantes para a decisão de compra de cursos online, baseado na comunicação nas mídias sociais, na influência dos digital influencers, além do boca a boca eletrônico. A pesquisa enquadrou-se como quantitativa descritiva, com natureza aplicada, utilizando-se do método Survey, realizando a aplicação de questionário com amostra de 451 indivíduos. A análise dos dados foi realizada utilizando-se do Software Partial Least Squares (PLS), com realização de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que, tanto a comunicação nas mídias sociais quanto os digital influencers e o boca a boca eletrônico impactam diretamente na decisão de compra de cursos on-line. Este estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação das discussões sobre como o processo de decisão de compra é influenciado a partir das mídias sociais. Complementarmente, este estudo contribui com empresas em geral, especialmente as que atuam no segmento de cursos on-line, impactando, consequentemente, no fortalecimento do setor de educação brasileiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-26T17:24:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-08
2021-07-26T17:24:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4343
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4343/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4343/1/MIRANDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
52365d61ef42c5acf62d98ae6b8a10ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765406896881664