Clima organizacional em uma imobiliária na cidade de Chapecó - SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2788 |
Resumo: | O clima organizacional diz respeito ao que é percebido pelos diferentes atores sociais no âmbito organizacional. O objetivo do presente estudo é verificar a percepção dos funcionários sobre o clima organizacional de uma imobiliária na cidade de Chapecó - Santa Catarina. A classificação da pesquisa foi definida como aplicada, quanto à natureza, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos como pesquisa descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica e de campo, caracterizando-se como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário com os funcionários e por meio de entrevista com a sócia e gestora da imobiliária estudada. Para a análise, utilizaram-se as médias obtidas por meio do modelo de Martins (2008). Os resultados evidenciam um clima organizacional mediano a favorável, sendo que o único fator que evidencia a insatisfação dos funcionários é a recompensa oferecida, a qual deve ser monitorada e se possível readequada. Identifica-se que as afirmativas no fator coesão entre colegas obtiveram as médias mais favoráveis ao clima organizacional, estas devem ser evidenciadas e mantidas. Conclui-se que a imobiliária com gestão familiar busca constantemente manter a harmonia e promover ações que visam manter os funcionários satisfeitos, evitando a rotatividade e retendo seus talentos. |
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Teixeira, Enise BarthGoes, Stela Andrea Schuh de20182019-04-18T16:45:24Z20192019-04-18T16:45:24Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2788O clima organizacional diz respeito ao que é percebido pelos diferentes atores sociais no âmbito organizacional. O objetivo do presente estudo é verificar a percepção dos funcionários sobre o clima organizacional de uma imobiliária na cidade de Chapecó - Santa Catarina. A classificação da pesquisa foi definida como aplicada, quanto à natureza, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos como pesquisa descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica e de campo, caracterizando-se como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário com os funcionários e por meio de entrevista com a sócia e gestora da imobiliária estudada. Para a análise, utilizaram-se as médias obtidas por meio do modelo de Martins (2008). Os resultados evidenciam um clima organizacional mediano a favorável, sendo que o único fator que evidencia a insatisfação dos funcionários é a recompensa oferecida, a qual deve ser monitorada e se possível readequada. Identifica-se que as afirmativas no fator coesão entre colegas obtiveram as médias mais favoráveis ao clima organizacional, estas devem ser evidenciadas e mantidas. Conclui-se que a imobiliária com gestão familiar busca constantemente manter a harmonia e promover ações que visam manter os funcionários satisfeitos, evitando a rotatividade e retendo seus talentos.The organizational climate refers to what is perceived by the different social actors in the organizational scope. The objective of the present study is to verify the perception of the employees about the organizational climate of a real estate in the city of Chapecó - Santa Catarina. The classification of the research was defined as applied in nature, with a quantitative-qualitative approach. As for the objectives as a descriptive research, and as for the means, bibliographical and field, characterizing itself as a case study. The data were collected through a questionnaire with the employees and interview the partner and manager of the real estate studied. For the analysis, the means obtained using the Martins model (2008) were used. The results show a median to favorable organizational climate, and the only factor that shows employee dissatisfaction is the reward offered, which should be monitored and, if possible, re-adjusted. It is identified that the affirmations in the factor cohesion among colleagues obtained the most favorable averages to the organizational climate, these should be evidenced and maintained. It is concluded that familyowned real estate seeks to constantly maintain harmony and promote actions that vision keep employees happy, avoiding turnover and retaining their talents.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-04-18T14:36:49Z No. of bitstreams: 1 GOES.pdf: 1269858 bytes, checksum: 8ec4c9ba41fc8ae682cd3f57f3f23eeb (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-18T16:45:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOES.pdf: 1269858 bytes, checksum: 8ec4c9ba41fc8ae682cd3f57f3f23eeb (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-18T16:45:24Z (GMT). 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