Educação do campo e gênero: a "formação" do coletivo de mulheres do assentamento Eli Vive
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3058 |
Resumo: | A presente monografia é um estudo sobre a formação do Coletivo de Mulheres do Assentamento Eli Vive e tem por objetivos compreender as possibilidades e limites de atuação política das mulheres no Assentamento, as formas de empoderamento encontradas por elas para se manterem organizadas e as contribuições desse Coletivo para a educação popular. Para alcançar os objetivos realizamos entrevistas com mulheres participantes do Coletivo. Os conceitos de gênero, patriarcado e educação popular são base de nossa análise da pesquisa empírica. Para entender os processos históricos de organização das mulheres movimentos sociais ou grupo de mulheres, descrevemos um breve histórico da dominação da mulher no Ocidente desde o período pré-histórico onde aparecem os primeiros registros de violência e dominação do masculino sobre o feminino até as primeiras ondas do feminismo e as organizações das mulheres que reivindicavam direitos iguais como o direito trabalhista e o direito ao voto. A história do Assentamento e a formação do Coletivo também são descritos para melhor compreendermos a atuação do Coletivo como forma de educação popular e de empoderamento das mulheres. |
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Para entender os processos históricos de organização das mulheres movimentos sociais ou grupo de mulheres, descrevemos um breve histórico da dominação da mulher no Ocidente desde o período pré-histórico onde aparecem os primeiros registros de violência e dominação do masculino sobre o feminino até as primeiras ondas do feminismo e as organizações das mulheres que reivindicavam direitos iguais como o direito trabalhista e o direito ao voto. A história do Assentamento e a formação do Coletivo também são descritos para melhor compreendermos a atuação do Coletivo como forma de educação popular e de empoderamento das mulheres.This monograph is a study about the formation of the Eli Vive Settlement Women's Collective and aims to understand the possibilities and limits of women's political activity in the Settlement, the forms of empowerment found by them to stay organized and the contributions of this Collective for popular education. In order to reach the objectives, we conducted interviews with women participants in the Collective. The concepts of gender, patriarchy and popular education are the basis of our analysis of empirical research. In order to understand the historical processes of the organization of women's social movements or women's groups, we describe a brief history of the domination of women in the West since the prehistoric period where the first records of violence and domination of the masculine over the feminine appear to the first waves of feminism and women's organizations claiming equal rights such as labor law and the right to vote. The history of the Settlement and the formation of the Collective are also described to better understand the work of the Collective as a form of popular education and the empowerment of women.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-06-04T22:25:37Z No. of bitstreams: 1 CADENA.pdf: 2453561 bytes, checksum: 64ab384fc58848c9b0a698a24b51f976 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-29T17:49:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CADENA.pdf: 2453561 bytes, checksum: 64ab384fc58848c9b0a698a24b51f976 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-29T17:49:39Z (GMT). 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