Processos de investigação-formação-ação em ciências e as compreensões sobre metodologias de ensino dos professores de ciências e biologia em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Larissa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4063
Resumo: Essa investigação tem como objetivo compreender as relações entre as metodologias do ensino de Ciências, a Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) e a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Neste processo consideramos a reflexão como categoria formativa, já que permite analisar e repensar a prática docente. O instrumento utilizado para guiar a reflexão foi o diário de formação em que os licenciandos escreviam, por meio de narrativas, sobre suas próprias experiências, concepções e compreensões. Nesse contexto, foi possível reconhecer as compreensões dos licenciandos sobre suas memórias, suas concepções de ensino de Ciências e as transformações desses olhares, perpassando as racionalidades, iniciando pela técnica e em busca da crítica. Ao refletir o professor tende a melhorar suas concepções, compreensões e ações em um contexto de ensino. Por isso, propõe-se o diálogo entre licenciandos e professores formadores como forma de refletir sobre a docência por meio da intervenção da mestranda em virtude do Estágio de Docência. O processo foi conduzido com 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III (PeCC III). Assume se a função de pesquisadoras de segunda ordem, ao investigar as escritas narrativas de outros pesquisadores, os licenciandos. Nesse sentido, questiona-se: como a dinamização do processo de formação inicial de professores de Ciências e Biologia pela IFAC pode conferir avanços nas compreensões dos licenciandos sobre as metodologias do ensino de Ciências? Assume-se a hipótese de que processos de formação inicial mediados pela IFAC no contexto da PeCC III permitiriam aos licenciandos diálogos críticos, transformação de concepções que ressignificariam as metodologias do ensino de Ciências. Na busca de caminhos metodológicos, esta IFAC apresenta elementos da abordagem qualitativa. A pesquisa documental foi realizada em dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e a análise temática de conteúdo revelou as linhas teóricas e diferentes concepções acerca da Investigação-Ação (IA). A pesquisa documental nos diários de formação dos 14 licenciandos pela Análise Textual Discursiva (ATD) das escritas narrativas possibilitou compor a paisagem do mosaico, pela emergência das compreensões, desenhado por meio de ciclos reflexivos (categorias intermediárias) e espirais reflexivas (categorias finais). Foram constituídas nove espirais reflexivas durante a investigação: 1) Histórias e memórias dos licenciandos sobre as aulas de Ciências durante a Educação Básica; 2) Memórias dos licenciandos sobre as professoras de Ciências; 3) Conhecendo o presente através do passado: lembranças das metodologias no ensino de Ciências; 4) Conhecendo o passado a partir do presente: as concepções de ensino de Ciências no processo de IFAC da PeCC III; 5) Uma nova espiral em expansão: transformando os motivos para ensinar Ciências; 6) As metodologias e o ensino de Ciências: concepções e reflexões; 7) Mosaicos, metodologias e experimentação na PeCC III: transformando concepções de aula prática; 8) Um novo mosaico sobre os planejamentos e as metodologias de ensino de Ciências; e 9) Reflexões sobre os desafios da Pandemia da Covid-19: (trans)formações necessárias e um novo olhar para o mosaico. Essa IFAC, no contexto da PeCC III, permitiu aos licenciandos diálogos críticos e transformação de concepções ressignificando o ensino de Ciências. Ademais, como pressuposto pelas análises nas espirais e ciclos reflexivos, este processo foi inerente à constituição docente dos envolvidos. Neste âmbito, foi possível refletir a partir das análises dos movimentos formativos acerca da IFAC na promoção da racionalidade crítica e/ou emancipatória no ensino de Ciências.
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Ao refletir o professor tende a melhorar suas concepções, compreensões e ações em um contexto de ensino. Por isso, propõe-se o diálogo entre licenciandos e professores formadores como forma de refletir sobre a docência por meio da intervenção da mestranda em virtude do Estágio de Docência. O processo foi conduzido com 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III (PeCC III). Assume se a função de pesquisadoras de segunda ordem, ao investigar as escritas narrativas de outros pesquisadores, os licenciandos. Nesse sentido, questiona-se: como a dinamização do processo de formação inicial de professores de Ciências e Biologia pela IFAC pode conferir avanços nas compreensões dos licenciandos sobre as metodologias do ensino de Ciências? Assume-se a hipótese de que processos de formação inicial mediados pela IFAC no contexto da PeCC III permitiriam aos licenciandos diálogos críticos, transformação de concepções que ressignificariam as metodologias do ensino de Ciências. Na busca de caminhos metodológicos, esta IFAC apresenta elementos da abordagem qualitativa. A pesquisa documental foi realizada em dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e a análise temática de conteúdo revelou as linhas teóricas e diferentes concepções acerca da Investigação-Ação (IA). A pesquisa documental nos diários de formação dos 14 licenciandos pela Análise Textual Discursiva (ATD) das escritas narrativas possibilitou compor a paisagem do mosaico, pela emergência das compreensões, desenhado por meio de ciclos reflexivos (categorias intermediárias) e espirais reflexivas (categorias finais). Foram constituídas nove espirais reflexivas durante a investigação: 1) Histórias e memórias dos licenciandos sobre as aulas de Ciências durante a Educação Básica; 2) Memórias dos licenciandos sobre as professoras de Ciências; 3) Conhecendo o presente através do passado: lembranças das metodologias no ensino de Ciências; 4) Conhecendo o passado a partir do presente: as concepções de ensino de Ciências no processo de IFAC da PeCC III; 5) Uma nova espiral em expansão: transformando os motivos para ensinar Ciências; 6) As metodologias e o ensino de Ciências: concepções e reflexões; 7) Mosaicos, metodologias e experimentação na PeCC III: transformando concepções de aula prática; 8) Um novo mosaico sobre os planejamentos e as metodologias de ensino de Ciências; e 9) Reflexões sobre os desafios da Pandemia da Covid-19: (trans)formações necessárias e um novo olhar para o mosaico. Essa IFAC, no contexto da PeCC III, permitiu aos licenciandos diálogos críticos e transformação de concepções ressignificando o ensino de Ciências. Ademais, como pressuposto pelas análises nas espirais e ciclos reflexivos, este processo foi inerente à constituição docente dos envolvidos. Neste âmbito, foi possível refletir a partir das análises dos movimentos formativos acerca da IFAC na promoção da racionalidade crítica e/ou emancipatória no ensino de Ciências.This investigation aims to understand the relationship between the methodologies of Science teaching, Research-Training-Action in Science (IFAC) and the initial training of Science and Biology teachers. In this process we consider reflection as a formative category, since it allows to analyze and rethink teaching practice. The instrument used to guide the reflection was the training diary in which the undergraduate students wrote, through narratives, about their own experiences, conceptions and understandings. In this context, it was possible to recognize the undergraduate students' understandings about their memories, their conceptions of science teaching and the transformations of these views, going through rationalities, starting with technique and in search of criticism. When reflecting, the teacher tends to improve his conceptions, understandings and actions in a teaching context. Therefore, it is proposed the dialogue between undergraduate and teacher educators as a way of reflecting on teaching through the intervention of the master's student due to the Teaching Internship. The process was conducted with 14 undergraduate students enrolled in the curricular component of Practice as a Curricular Component III (PeCC III). Second-order researchers are assumed to investigate the narrative writings of other researchers, the undergraduates. In this sense, the question arises: how can the dynamization of the process of initial training of Science and Biology teachers by IFAC provide advances in the undergraduate students' understanding of Science teaching methodologies? It is assumed that initial training processes mediated by IFAC in the context of PeCC III would allow the graduates to have critical dialogues, transforming concepts that would re-signify the methodologies of science education. In the search for methodological paths, this IFAC presents elements of the qualitative approach. The documentary research was carried out in dissertations and theses found at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), and the thematic content analysis revealed the theoretical lines and different conceptions about Research -Action (IA). The documentary research in the training diaries of the 14 graduates by the Discursive Textual Analysis (ATD) of the narrative writings made it possible to compose the mosaic landscape, through the emergence of understandings, designed through reflective cycles (intermediate categories) and reflective spirals (final categories). Nine reflective spirals were created during the investigation: 1) Stories and memories of the undergraduates about Science classes during Basic Education; 2) Teachers' memories about science teachers; 3) Knowing the present through the past: memories of methodologies in science teaching; 4) Knowing the past from the present: the conceptions of Science teaching in the process of IFAC of PeCC III; 5) A new expanding spiral: transforming the reasons for teaching Science; 6) Science methodologies and teaching: conceptions and reflections; 7) Mosaics, methodologies and experimentation in PeCC III: transforming concepts of practical classes; 8) A new mosaic on Science teaching plans and methodologies; and 9) Reflections on the challenges of the Covid-19 Pandemic: necessary (trans) training and a new look at the mosaic. This IFAC, in the context of PeCC III, allowed undergraduates critical dialogues and transformation of concepts, giving new meaning to science teaching. In addition, as presupposed by analyzes on spirals and reflective cycles, this process was inherent in the teaching constitution of those involved. In this context, it was possible to reflect on the analysis of formative movements about IFAC in promoting critical and / or emancipatory rationality in science education.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-04-16T13:31:03Z No. of bitstreams: 1 LUNARDI.pdf: 2608219 bytes, checksum: e4a15c41a847573aee2a929c12f92a00 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-16T13:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUNARDI.pdf: 2608219 bytes, checksum: e4a15c41a847573aee2a929c12f92a00 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-16T13:55:09Z (GMT). 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