Dificuldades de êxito e permanência de estudantes cotistas na educação superior: um estudo de caso com o Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul - Campus Erechim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Racoski, Márcia Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3990
Resumo: A presente dissertação tem como tema central a política de cotas para ingresso na educação superior pública. O objetivo principal do estudo foi identificar as principais questões que estão dificultando a permanência e o êxito, e consequentemente levando à evasão de estudantes ingressantes por meio da reserva de vagas instituída pela Lei 12.711/2012, no curso superior de Engenharia Mecânica, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim. O método de pesquisa utilizado foi do tipo estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa, priorizando os aspectos qualitativos. A análise dos resultados contou com recursos da estatística descritiva e com os métodos da análise de conteúdo. O estudo buscou, através da análise de dados obtidos na instituição; em questionários aplicados aos(as) estudantes; em entrevistas individuais realizadas com estudantes e professores(as) do curso; e em documentos institucionais, traçar um diagnóstico com as principais dificuldades de êxito e permanência, bem como os motivos que levam esses(as) estudantes a evadir do curso que escolheram. O aporte teórico-metodológico do estudo traz autores da grande área da educação, como Kuenzer (1999; 2001; 2002), Freire (1996; 1997), Amaral (2016), Libâneo (2011; 2015) Arroyo (2011), além das áreas de concentração de políticas educacionais, como Farenzena e Luce (2014), Souza (2006) e Hilsdorf (2011); da educação superior, como Oliveira (2013), Gisi (2006); Saviani(2010) e Meneghel (2018); das ações afirmativas como Carvalho (2006; 2016) e Brandão (2005); da evasão no ensino superior, como Lobo (2012), Silva Filho (2006), Bueno (1993); da sociologia da educação, como Zago (2006; 2011), entre outros. Os resultados do estudo mostram que a evasão é bastante significativa no curso analisado e se acentua entre os ingressantes que se autodeclaram negros (pretos ou pardos), e com renda per capita de até 1 salário mínimo. No entanto, os números são mais expressivos na retenção desses(as) estudantes, observados no baixo índice de concluintes. Quanto às principais dificuldades encontradas no curso, que podem culminar na evasão, identificamos problemas na relação ensino-aprendizagem, que levam a constantes reprovações, dificultando o avanço no curso e reduzindo a perspectiva de conclusão. As mesmas foram relacionadas às deficiências da educação básica pública, a problemas didático-pedagógicos e à falta de tempo para se dedicar aos estudos. Também identificamos como um grande limitador na trajetória dos(as) estudantes, a dificuldade financeira, tanto pela falta de recursos financeiros para se manter, quanto pela necessidade de trabalhar concomitantemente à realização do curso, em função do mesmo ser diurno e integral. Por um lado, fica difícil conciliar a realização do curso com uma atividade remunerada, por outro, há limitações aos que conseguem trabalhar, como falta de tempo para estudar ou participar das atividades extraclasse oferecidas na instituição, o que pode contribuir com a intensificação das dificuldades na aprendizagem. Após a conclusão do estudo, foi elaborada uma proposta de ações, que, juntamente às ações já desenvolvidas na instituição, possam colaborar com o êxito e a permanência destes(as) estudantes.
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O estudo buscou, através da análise de dados obtidos na instituição; em questionários aplicados aos(as) estudantes; em entrevistas individuais realizadas com estudantes e professores(as) do curso; e em documentos institucionais, traçar um diagnóstico com as principais dificuldades de êxito e permanência, bem como os motivos que levam esses(as) estudantes a evadir do curso que escolheram. O aporte teórico-metodológico do estudo traz autores da grande área da educação, como Kuenzer (1999; 2001; 2002), Freire (1996; 1997), Amaral (2016), Libâneo (2011; 2015) Arroyo (2011), além das áreas de concentração de políticas educacionais, como Farenzena e Luce (2014), Souza (2006) e Hilsdorf (2011); da educação superior, como Oliveira (2013), Gisi (2006); Saviani(2010) e Meneghel (2018); das ações afirmativas como Carvalho (2006; 2016) e Brandão (2005); da evasão no ensino superior, como Lobo (2012), Silva Filho (2006), Bueno (1993); da sociologia da educação, como Zago (2006; 2011), entre outros. Os resultados do estudo mostram que a evasão é bastante significativa no curso analisado e se acentua entre os ingressantes que se autodeclaram negros (pretos ou pardos), e com renda per capita de até 1 salário mínimo. No entanto, os números são mais expressivos na retenção desses(as) estudantes, observados no baixo índice de concluintes. Quanto às principais dificuldades encontradas no curso, que podem culminar na evasão, identificamos problemas na relação ensino-aprendizagem, que levam a constantes reprovações, dificultando o avanço no curso e reduzindo a perspectiva de conclusão. As mesmas foram relacionadas às deficiências da educação básica pública, a problemas didático-pedagógicos e à falta de tempo para se dedicar aos estudos. Também identificamos como um grande limitador na trajetória dos(as) estudantes, a dificuldade financeira, tanto pela falta de recursos financeiros para se manter, quanto pela necessidade de trabalhar concomitantemente à realização do curso, em função do mesmo ser diurno e integral. Por um lado, fica difícil conciliar a realização do curso com uma atividade remunerada, por outro, há limitações aos que conseguem trabalhar, como falta de tempo para estudar ou participar das atividades extraclasse oferecidas na instituição, o que pode contribuir com a intensificação das dificuldades na aprendizagem. Após a conclusão do estudo, foi elaborada uma proposta de ações, que, juntamente às ações já desenvolvidas na instituição, possam colaborar com o êxito e a permanência destes(as) estudantes.La presente disertación tiene como tema central la política de cuotas de admisión a la educación superior pública. El objetivo principal del estudio fue identificar los principales problemas que obstaculizan la permanencia y el éxito y, en consecuencia, conducir a la evasión de estudiantes que ingresan a través de la reserva de vacantes establecida por la Ley 12.711 / 2012, en el curso superior de Ingeniería Mecánica, Instituto Federal. de Rio Grande do Sul - Campus Erechim. El método de investigación utilizado fue del tipo de estudio de caso, con un enfoque cualitativo, priorizando los aspectos cualitativos. El análisis de los resultados contó con recursos de las estadísticas descriptivas y con los métodos de análisis de contenido. El estudio buscó, a través del análisis de los datos obtenidos en la institución; en cuestionarios aplicados a los alumnos; en entrevistas individuales con alumnos y profesores del curso; y en documentos institucionales, para hacer un diagnóstico con las principales dificultades de éxito y permanencia, así como las razones que llevan a estos alumnos a evadir el curso que han elegido. La contribución teórico-metodológica del estudio aporta autores de una gran área de educación como Kuenzer (1999, 2001, 2002), Freire (1996, 1997), Amaral (2016), Libâneo (2011; 2015) Arroyo. áreas de concentración de políticas educativas, como Farenzena y Luce (2014), Souza (2006) y Hilsdorf (2011); de educación superior, como Oliveira (2013), Gisi (2006); Saviani (2010) y Meneghel (2018); acciones afirmativas como Carvalho (2006; 2016) y Brandão (2005); de evasión en la educación superior, como Lobo (2012), Silva Filho (2006), Bueno (1993); de la sociología de la educación, como Zago (2006, 2011), entre otros. Los resultados del estudio muestran que la evasión es bastante significativa en el curso analizado y se acentúa entre quienes se declaran negros (negros o marrones) y con un ingreso per cápita de hasta 1 salario mínimo. Sin embargo, los números son más expresivos en la retención de estos estudiantes, observados en la baja tasa de conclusión. Con respecto a las principales dificultades encontradas en el curso, que pueden llevar a evitarlas, identificamos problemas en la relación de enseñanza-aprendizaje, lo que conduce a una constante desaprobación, lo que dificulta el progreso del curso y reduce la posibilidad de finalización. Estos se relacionaron con las deficiencias de la educación básica pública, los problemas didácticos y pedagógicos y la falta de tiempo para estudiar. También identificamos como una limitación importante en la trayectoria de los estudiantes, la dificultad financiera, tanto por la falta de recursos financieros que se deben mantener, como por la necesidad de trabajar concomitantemente para completar el curso, debido al mismo ser diurno e integral. Por un lado, es difícil conciliar el desempeño del curso con una actividad remunerada; por otro lado, existen limitaciones para quienes pueden trabajar, como la falta de tiempo para estudiar o participar en actividades extracurriculares ofrecidas en la institución, lo que puede contribuir a la intensificación de las dificultades. aprendiendo Una vez finalizado el estudio, se realizó una propuesta de acciones que, junto con las acciones ya desarrolladas en la institución, pueden colaborar con el éxito y la permanencia de estos estudiantes.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T18:27:36Z No. of bitstreams: 1 RACOSKI.pdf: 3129179 bytes, checksum: aef7ad46fc72d84fa8433d6998ed1222 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T20:22:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RACOSKI.pdf: 3129179 bytes, checksum: aef7ad46fc72d84fa8433d6998ed1222 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T20:22:12Z (GMT). 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