Sexualidade: uma proposta de intervenção para o oitavo ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marielly Coradin de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5286
Resumo: Quando o tema sexualidade é sugerido nos colégios surgem muitas implicâncias em trabalhar com o mesmo, pois é um tema polêmico e sobre o qual ainda se tem muito receio em abordar. Mas poucas pessoas entendem e sabem que a sexualidade está presente em nossas vidas desde a concepção de um novo ser, passando pela gestação, nascimento, infância, as descobertas da adolescência e da fase adulta. Com base nesse aspecto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a questão da sexualidade com uma turma do oitavo ano, do Colégio Estadual Marquês de Maricá, localizado no município de Santa Izabel do Oeste – Paraná. As atividades foram vinculadas ao “Estágio Supervisionado em Ciências II”, pertencente ao Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Inicialmente foi abordada a fisiologia do aparelho reprodutor feminino e aparelho reprodutor masculino, ampliando os conhecimentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Métodos Contraceptivos, com finalidade de identificar as possíveis dúvidas sobre o tema, sempre proporcionando um ambiente de escuta e acolhimento, para as possíveis perguntas e que gerassem constrangimento. Foi utilizada a caixa de perguntas, que permaneceu com eles durante todo o período de aulas, sendo elas respondidas no último dia de aplicação. Neste trabalho nota-se que o projeto de intervenção foi muito importante para o desenvolvimento do conhecimento do aluno, evidenciando a necessidade de trabalhar com diversas maneiras e métodos de ensino, não deixando de lado os valores que os alunos trazem. Os resultados demonstram que houve respostas positivas quando comparado o conhecimento prévio do aluno ao construído após a participação na intervenção. O intuito desta foi abordar o conteúdo e os assuntos arrolados pelos alunos de forma lúdica. Verificamos que a inclusão de discussões sobre o tema educação sexual é necessária e se feita com responsabilidade, os objetivos sempre terão mais chances de serem alcançados. Para isso precisamos dar oportunidades aos alunos de participar das atividades e acima de tudo, dar voz aos mesmos, para que eles problematizem o seu ponto de vista. Devemos possibilitar que a sala de aula seja um ambiente de descontração, onde garotas e garotos se sintam a vontade em expressar suas opiniões, dúvidas, inseguranças e debatê-las.
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Inicialmente foi abordada a fisiologia do aparelho reprodutor feminino e aparelho reprodutor masculino, ampliando os conhecimentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Métodos Contraceptivos, com finalidade de identificar as possíveis dúvidas sobre o tema, sempre proporcionando um ambiente de escuta e acolhimento, para as possíveis perguntas e que gerassem constrangimento. Foi utilizada a caixa de perguntas, que permaneceu com eles durante todo o período de aulas, sendo elas respondidas no último dia de aplicação. Neste trabalho nota-se que o projeto de intervenção foi muito importante para o desenvolvimento do conhecimento do aluno, evidenciando a necessidade de trabalhar com diversas maneiras e métodos de ensino, não deixando de lado os valores que os alunos trazem. Os resultados demonstram que houve respostas positivas quando comparado o conhecimento prévio do aluno ao construído após a participação na intervenção. O intuito desta foi abordar o conteúdo e os assuntos arrolados pelos alunos de forma lúdica. Verificamos que a inclusão de discussões sobre o tema educação sexual é necessária e se feita com responsabilidade, os objetivos sempre terão mais chances de serem alcançados. Para isso precisamos dar oportunidades aos alunos de participar das atividades e acima de tudo, dar voz aos mesmos, para que eles problematizem o seu ponto de vista. Devemos possibilitar que a sala de aula seja um ambiente de descontração, onde garotas e garotos se sintam a vontade em expressar suas opiniões, dúvidas, inseguranças e debatê-las.When the topic of sexuality is suggested in colleges, there are many implications for working with it, because it is a controversial subject and one that is still very afraid to address. But few people understand and know that sexuality is present in our lives from the conception of a new being, through gestation, birth, childhood, the discoveries of adolescence and adulthood. Based on this aspect, the present work had as objective to work the question of the sexuality with a group of the eighth year, of the State School Marquess of Maricá, located in the municipality of Santa Izabel of the West - Paraná. The activities were linked to the "Supervised Stage in Sciences II", belonging to the Curricular Component of the Degree in Biological Sciences. Initially, the physiology of the female reproductive tract and the male reproductive tract was studied, increasing knowledge about Sexually Transmitted Diseases (STDs) and Contraceptive Methods, in order to identify possible doubts about the subject, always providing a listening and welcoming environment for possible questions and that generated embarrassment. The question box was used, which remained with them throughout the class period, and they were answered on the last day of application. In this work, it is noted that the intervention project was very important for the development of student knowledge, evidencing the need to work with different ways and methods of teaching, not leaving aside the values that students bring. The results show that there were positive responses when comparing the previous knowledge of the student to the one constructed after participation in the intervention. The purpose of this was to approach the content and the subjects that the students list in a playful way. We have verified that the inclusion of discussions on the subject of sex education is necessary and if it is done responsibly, goals will always be more likely to be achieved. For this we need to give the students opportunities to participate in the activities and, above all, to give voice to them, so that they can problematize their point of view. We should enable the classroom to be a relaxed environment where girls and boys feel free to express their opinions, doubts, insecurities and debate them.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-04-11T17:21:24Z No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 1730708 bytes, checksum: c0c9aa919894e204d4dd4e15eb2b1d7d (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T19:31:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 1730708 bytes, checksum: c0c9aa919894e204d4dd4e15eb2b1d7d (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-14T19:31:20Z (GMT). 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