Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar: o manguebit e a sua ressignificação cultural, como elemento de denúncias sociais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4202 |
Resumo: | O presente trabalho tem como pressuposto, analisar a maneira que as opções de construção cultural afetam o cotidiano da sociedade, de maneira a estabelecer os fatores sociais a serem ressaltados e difundidos na sociedade, e os que serão sucumbidos, em detrimento da criação, ou preservação do status quo coletivo. Para tal, se fez necessário utilizar fontes alternativas, como letras musicais e a literatura local. Não obstante ao fato, foi preciso percorrer o caminho econômico brasileiro, para compreender como a cultura passa a atuar politicamente no itinerário de grupo social, sendo ele a sociedade de Recife, capital de Pernambuco. A contraposição cultural existente nesta sociedade, tinha como prerrogativa superar a maneira essencializada que a cultura do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna propunha, atravéz e sua oposição, a cena coletiva MangueBit, e os seus principais expoentes, como Chico Science e Fred Zero Quatro na década de 1990, que junto com os demais participantes, utilizavando da alcunha de mangueboys e manguebgirls, produziam a tentativa de evidenciar os problemas sociais que estavam vivendo, fazendo o uso de um enredo de hibridização cultural, com a incidência do novo, dentro da cultura recifense produzida até aquele momento. |
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Valério, Mairon EscorsiSouza, Fábio Feltrin deFraga, Gerson WasenDalbosco, João Paulo2018-12-182021-05-31T18:25:15Z20212021-05-31T18:25:15Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4202O presente trabalho tem como pressuposto, analisar a maneira que as opções de construção cultural afetam o cotidiano da sociedade, de maneira a estabelecer os fatores sociais a serem ressaltados e difundidos na sociedade, e os que serão sucumbidos, em detrimento da criação, ou preservação do status quo coletivo. Para tal, se fez necessário utilizar fontes alternativas, como letras musicais e a literatura local. Não obstante ao fato, foi preciso percorrer o caminho econômico brasileiro, para compreender como a cultura passa a atuar politicamente no itinerário de grupo social, sendo ele a sociedade de Recife, capital de Pernambuco. A contraposição cultural existente nesta sociedade, tinha como prerrogativa superar a maneira essencializada que a cultura do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna propunha, atravéz e sua oposição, a cena coletiva MangueBit, e os seus principais expoentes, como Chico Science e Fred Zero Quatro na década de 1990, que junto com os demais participantes, utilizavando da alcunha de mangueboys e manguebgirls, produziam a tentativa de evidenciar os problemas sociais que estavam vivendo, fazendo o uso de um enredo de hibridização cultural, com a incidência do novo, dentro da cultura recifense produzida até aquele momento.El presente trabajo tiene como base, analizar la manera que las opciones de construcción cultural afectan lo cotidiano de la sociedad, de manera a establecer los factores sociales a ser resaltados y difundidos en la sociedad, y los que serán sucumbidos, en detrimento de la creación, o preservación del status quo colectivo. Para ello, se hizo necesario utilizar fuentes alternativas, como letras musicales y la literatura local. A pesar del hecho, fue preciso recorrer el camino económico brasileño, para comprender cómo la cultura pasa a actuar políticamente en el itinerario de grupo social, siendo él la sociedad de Recife, capital de Pernambuco. La contraposición cultural existente en esta sociedad, tenía como prerrogativa superar la manera esencializada que la cultura del Movimiento Armorial, creado por Ariano Suassuna proponía, a través y su oposición, la escena colectiva MangueBit, y sus principales exponentes, como Chico Science y Fred Zero Quatro en la década de 1990, que junto a los demás participantes, utilizando el apodo de mangueboys y manguebgirls, producían el intento de evidenciar los problemas sociales que estaban viviendo, haciendo el uso de una trama de hibridación cultural, con la incidencia de lo nuevo, dentro de la misma, la cultura recifense producida hasta ese momento.Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-05-31T17:26:41Z No. of bitstreams: 1 DALBOSCO.pdf: 1174319 bytes, checksum: 23bafaae2279aa3e6229f881675b9082 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-31T18:25:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALBOSCO.pdf: 1174319 bytes, checksum: 23bafaae2279aa3e6229f881675b9082 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-31T18:25:15Z (GMT). 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