O ensino de ciências da natureza em escolas do campo: aproximando os saberes do campo e o conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Flávia Roberta Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3647
Resumo: O presente trabalho “O Ensino de Ciências da Natureza em Escolas do Campo: Aproximando os Saberes do campo e o Conhecimento Científico” apresenta os resultados da dissertação defendida no curso de pós-graduação stricto sensu para obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Oferece um breve levantamento histórico sobre a Educação do Campo, contextualizando-a com os movimentos sociais; traçando um diálogo entre Educação Popular e as questões do campo. Demonstra de forma singela a evolução histórica das Ciências, introduzindo autores e olhares diferenciados sobre o Ensino de Ciências, relacionando com a Ciência na atualidade. O local onde ocorre a pesquisa documental e a de campo são duas escolas da rede pública estadual, ambas localizadas na zona urbana das cidades, nos municípios de Barão de Cotegipe e Ponte Preta, RS, com número expressivo de estudantes do campo, especificamente no Ensino Fundamental. Apresento dados específicos coletados na pesquisa de campo, demonstrando a relevância do assunto pesquisado e a necessidade de intervenção, inter-relacionando o que temos de fato nas escolas e salas de aula, onde almejo melhoria e valorização dos conhecimentos e experiências dos estudantes, na relação entre o saber do senso comum e o conhecimento científico. O problema de pesquisa surgiu através das angústias e inquietações enquanto docente e pesquisadora, à procura de subsídios e apontamentos possíveis para traçar caminhos pertinentes e contextualizados ao Ensino de Ciências em Escolas do Campo no Ensino Fundamental. Para dar visibilidade à pesquisa e à educação de forma geral, será realizado um produto em forma de “Texto Reflexivo”, apresentado aos dois grandes grupos de docentes das escolas.
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O local onde ocorre a pesquisa documental e a de campo são duas escolas da rede pública estadual, ambas localizadas na zona urbana das cidades, nos municípios de Barão de Cotegipe e Ponte Preta, RS, com número expressivo de estudantes do campo, especificamente no Ensino Fundamental. Apresento dados específicos coletados na pesquisa de campo, demonstrando a relevância do assunto pesquisado e a necessidade de intervenção, inter-relacionando o que temos de fato nas escolas e salas de aula, onde almejo melhoria e valorização dos conhecimentos e experiências dos estudantes, na relação entre o saber do senso comum e o conhecimento científico. O problema de pesquisa surgiu através das angústias e inquietações enquanto docente e pesquisadora, à procura de subsídios e apontamentos possíveis para traçar caminhos pertinentes e contextualizados ao Ensino de Ciências em Escolas do Campo no Ensino Fundamental. Para dar visibilidade à pesquisa e à educação de forma geral, será realizado um produto em forma de “Texto Reflexivo”, apresentado aos dois grandes grupos de docentes das escolas.El presente trabajo presenta los resultados de la disertación para el curso de posgrado stricto sensu para obtener el Máster Profesional en Educación de la Universidad Federal de Fronteira Sul, considerando el tema "La enseñanza de las ciencias naturales en las escuelas rurales: enfoque Conocimiento de campo y conocimiento científico ". Presentando una breve encuesta histórica sobre educación rural, contextualizándola con los movimientos sociales, trazando un diálogo entre la educación popular y los problemas rurales. Simplemente demostrando la evolución histórica de la ciencia, presentando autores y diferentes perspectivas sobre la enseñanza de la ciencia, en relación con la ciencia de hoy. El lugar donde se realiza la investigación documental y de campo es en dos escuelas públicas del estado, ambas ubicadas en el área urbana de las ciudades, en los municipios de Barão de Cotegipe y Ponte Preta, RS, pero con un número significativo de estudiantes rurales, específicamente en educación primaria. Presento datos específicos recopilados en la investigación de campo, demostrando la relevancia del tema investigado y la necesidad de intervención, interrelacionando lo que realmente tenemos en las escuelas y aulas, donde pretendo mejorar y valorar los conocimientos y experiencias de los estudiantes, en la relación entre Conocimiento del sentido común y conocimiento científico. El problema de la investigación surgió a través de la angustia y las preocupaciones como docente e investigador, donde trato de traer posibles subsidios y notas, para delinear caminos relevantes y contextualizados para la Enseñanza de las Ciencias en las Escuelas Rurales de Educación Primaria. Para dar visibilidad a la investigación y la educación en general, se producirá un producto en forma de un "Texto Reflexivo", presentado a los dos grandes grupos de maestros de ambas escuelas.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-16T13:24:09Z No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 613633 bytes, checksum: 3cda1c0ea6a35f6460f99d6eda4bbcca (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:03:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 613633 bytes, checksum: 3cda1c0ea6a35f6460f99d6eda4bbcca (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-20T18:03:10Z (GMT). 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