Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edna Luiza de, 1972-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67557
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_dde58a45d9f187a76a7cbaac0e32e710
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67557
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Edna Luiza de, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2020-07-10T20:02:12Z2020-07-10T20:02:12Z2019https://hdl.handle.net/1884/67557Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/06/2019Inclui referências: p.144-150Resumo: Os elementos culturais propiciados pelos sujeitos escolares presentes no cotidiano da sala de aula, aliados aos elementos culturais das políticas educacionais públicas que regem determinado contexto histórico social e econômico e das normativas e dinâmicas internas de uma instituição escolar constituem a temática dessa tese. Partindo do pressuposto de que, movidos pelas condições para se manter em sociedade e também para disseminar e reproduzir de alguma maneira os elementos de uma tradição que caracteriza uma comunidade em suas especificidades, os sujeitos escolares manifestam suas raízes culturais nos grupos sociais dos qual participam, foram investigadas as relações da cultura local na ação pedagógica numa sala de aula da disciplina de Ciências em uma escola do campo. Tomou-se como referência o aporte teórico desenvolvido por Pérez Gómez, que enfatiza a escola como um complexo cruzamento de culturas que promove o sentido das trocas simbólicas nas quais se desenvolvem a construção dos significados de cada sujeito. A pesquisa, de natureza etnográfica, foi realizada no ano letivo de 2016 em uma escola do campo vinculada ao Núcleo Regional de Educação de Irati da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, acompanhando as atividades de uma professora regente do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho empírico contemplou a observação em sala de aula, entrevistas e a análise dos documentos oficiais norteadores da disciplina de Ciências e do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados permitiram captar as diversas percepções acerca das aulas de Ciências e as relações culturais estabelecidas na atividade pedagógica desenvolvida pela professora. Os relatos etnográficos demonstraram a presença dos elementos culturais na organização ordenada dos conteúdos, que se mesclam e se difundem com as aproximações e influências oriundas de outras culturas. Constatou-se haver presença expressiva, na rotina escolar, dos elementos culturais enraizados na comunidade em que a escola está inserida, evidenciando-se que a cultura local se imbrica às normas, aos conteúdos da disciplina e aos sujeitos escolares, estabelecendo uma complexa relação que se manifesta na dinâmica da sala de aula. Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Dinâmica das aulas. Educação do Campo. Cultura local.Abstract: Cultural elements are constantly brought up by school subjects who are present in the classroom everyday life. This fact - aligned with the cultural elements both of public school policies that end up governing a certain historical, social, and economic context and of the internal norms and dynamics of a school institution - is what constitutes the overall theme of this thesis. Based on the assumption that, driven by the conditions to remain in society and also to disseminate and reproduce in some way the elements of a tradition that characterize a community in its specificities, school subjects manifest their cultural roots in the social groups in which they participate, the relations of the local culture in the pedagogical action were investigated in a classroom of the discipline of Sciences in a countryside school. The theoretical framework founding this research is the one provided by Pérez Gómez, who lays emphasis on the school as an intricate cultural intersectional meeting, promoting significant symbolic exchanges that, on their turn, nourish each subject's construction of meanings. The research, of an ethnographic nature, has been carried out during the school year of 2016, at a country school linked to Paraná State Education Department and to Irati Local Education Centre, in southern Brazil, accompanying the pedagogical action of a teacher working with the sixth grade of elementary/middle school. This empirical study has included classroom observation, interviews, and the analysis of official documents that conduct the science subject and the school political-pedagogical project. Results have allowed us to identify the varying perceptions regarding science classes, as well as the many cultural relations that occur within the pedagogical activity developed by the teacher. Ethnographic accounts and reports shed a light on how complex it is to have the surfacing of cultural elements during the orderly organisation of contents, which are, on their turn, also merged and diffused with the approaches and influences that arise from other cultures. An expressive presence of cultural elements rooted in the community where the school is inserted has been pinpointed, which is coherent with the hypothesis that the local culture interweaves itself with the norms and contents of the course, as well as, of course, with the school subjects, eventually establishing a complex relation that is manifested during classroom dynamics. Keywords: Science teaching. Classroom dynamics. Countryside school. Local culture.163 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação e EstadoCiencias - Estudo e ensinoEducação ruralEscolas - ParanáEducaçãoSujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDNA LUIZA DE SOUZA.pdfapplication/pdf7074314https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67557/1/R%20-%20T%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf78a0d3cf160d390ea74dfe87649307e5MD51open access1884/675572020-07-10 17:02:12.249open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67557Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-10T20:02:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
title Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
spellingShingle Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
Souza, Edna Luiza de, 1972-
Educação e Estado
Ciencias - Estudo e ensino
Educação rural
Escolas - Paraná
Educação
title_short Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
title_full Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
title_fullStr Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
title_full_unstemmed Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
title_sort Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
author Souza, Edna Luiza de, 1972-
author_facet Souza, Edna Luiza de, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Edna Luiza de, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Ciencias - Estudo e ensino
Educação rural
Escolas - Paraná
Educação
topic Educação e Estado
Ciencias - Estudo e ensino
Educação rural
Escolas - Paraná
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T20:02:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-10T20:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67557
url https://hdl.handle.net/1884/67557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67557/1/R%20-%20T%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78a0d3cf160d390ea74dfe87649307e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898692857430016