Provinha Brasil e suas implicações no currículo dos segundos anos das escolas estaduais de Erechim/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2489 |
Resumo: | O presente estudo tem como finalidade investigar o impacto da aplicação da Provinha Brasil nos currículos dos segundos anos do Ensino Fundamental. Essa avaliação tem como objetivo especificado pelo Ministério da Educação (MEC) diagnosticar a aprendizagem dos estudantes que se encontram neste nível de escolarização. Na realização da pesquisa, nos deparamos com objetivos implícitos existentes na avaliação, tais como a padronização do ensino e a criação de currículo nacional. A partir da constatação desses aspectos, a proposta desse estudo é analisar o que um grupo de professores do segundo ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Erechim/RS afirma sobre as mudanças que a aplicação da Provinha Brasil está causando no currículo das escolas e em suas práticas diárias. O objetivo é analisar as influências que a Provinha Brasil tem nos currículos das turmas dos segundos anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Erechim/RS. Os resultados da pesquisa apontaram que realmente existe uma mudança na seleção de conteúdos a serem trabalhados no segundo ano, para que, assim, possam atingir melhores notas na realização da avaliação. Os professores demonstram ter consciência que a aplicação da avaliação está causando mudanças no ensino de forma positiva. Em nenhum momento apresentam preocupação com as consequências da avaliação, como a padronização dos currículos, a falta de autonomia das escolas e dos professores diante do ensino. |
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Bittencourt, Zoraia AguiarBuchkoski, Neiva Maria2014-082019-02-28T19:39:18Z2019-02-28T19:39:18Z2014-08-14https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2489O presente estudo tem como finalidade investigar o impacto da aplicação da Provinha Brasil nos currículos dos segundos anos do Ensino Fundamental. Essa avaliação tem como objetivo especificado pelo Ministério da Educação (MEC) diagnosticar a aprendizagem dos estudantes que se encontram neste nível de escolarização. Na realização da pesquisa, nos deparamos com objetivos implícitos existentes na avaliação, tais como a padronização do ensino e a criação de currículo nacional. A partir da constatação desses aspectos, a proposta desse estudo é analisar o que um grupo de professores do segundo ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Erechim/RS afirma sobre as mudanças que a aplicação da Provinha Brasil está causando no currículo das escolas e em suas práticas diárias. O objetivo é analisar as influências que a Provinha Brasil tem nos currículos das turmas dos segundos anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Erechim/RS. Os resultados da pesquisa apontaram que realmente existe uma mudança na seleção de conteúdos a serem trabalhados no segundo ano, para que, assim, possam atingir melhores notas na realização da avaliação. Os professores demonstram ter consciência que a aplicação da avaliação está causando mudanças no ensino de forma positiva. Em nenhum momento apresentam preocupação com as consequências da avaliação, como a padronização dos currículos, a falta de autonomia das escolas e dos professores diante do ensino.The present study aims to investigate the impact of applying Provinha Brazil in the curriculum of the second year of elementary school. This evaluation has the objective specified by the Ministry of Education (MEC) to diagnose the learning of students who are at this level of schooling. In accomplishment of the research, we came across existing goals implicit in the evaluation, such as the standardization of education and the creation of the national curriculum. From the finding of these aspects, the purpose of this study is to analyze what a group of teachers in the second year of primary education in state schools of Erechim / RS says about the changes that the implementation of Provinha Brazil is causing in the curriculum of schools and their daily practices. The objective is to analyze the influences that Provinha Brazil has in the curriculum of the courses of the second year of elementary school in state schools of Erechim / RS. The results of the research show that there is indeed a change in the selection of content to be worked in the second year, so that thus can achieve better grades in conducting the evaluation. Teachers have demonstrated conscience that the application of the assessment is causing positive changes in teaching. At no time they concern about the consequences of the evaluation as the standardization of curriculum, lack of autonomy of schools and teachers on teaching.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-15T10:49:22Z No. of bitstreams: 1 BUCHKOSKI.pdf: 382753 bytes, checksum: 3a6dc39987454563b635fec53abb3ae5 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T19:39:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUCHKOSKI.pdf: 382753 bytes, checksum: 3a6dc39987454563b635fec53abb3ae5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-28T19:39:18Z (GMT). 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O presente estudo tem como finalidade investigar o impacto da aplicação da Provinha Brasil nos currículos dos segundos anos do Ensino Fundamental. Essa avaliação tem como objetivo especificado pelo Ministério da Educação (MEC) diagnosticar a aprendizagem dos estudantes que se encontram neste nível de escolarização. Na realização da pesquisa, nos deparamos com objetivos implícitos existentes na avaliação, tais como a padronização do ensino e a criação de currículo nacional. A partir da constatação desses aspectos, a proposta desse estudo é analisar o que um grupo de professores do segundo ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Erechim/RS afirma sobre as mudanças que a aplicação da Provinha Brasil está causando no currículo das escolas e em suas práticas diárias. O objetivo é analisar as influências que a Provinha Brasil tem nos currículos das turmas dos segundos anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Erechim/RS. Os resultados da pesquisa apontaram que realmente existe uma mudança na seleção de conteúdos a serem trabalhados no segundo ano, para que, assim, possam atingir melhores notas na realização da avaliação. Os professores demonstram ter consciência que a aplicação da avaliação está causando mudanças no ensino de forma positiva. Em nenhum momento apresentam preocupação com as consequências da avaliação, como a padronização dos currículos, a falta de autonomia das escolas e dos professores diante do ensino. |
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