Ensino de matemática: contribuições das tecnologias digitais e das atividades práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossatto, Scheila Andretta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3999
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, intitulado: “Ensino de Matemática: contribuições das tecnologias digitais e das atividades práticas”. O objetivo geral foi investigar de que forma as tecnologias digitais e as atividades práticas podem favorecer uma aprendizagem significativa nos conceitos matemáticos no nono ano do Ensino Fundamental, mediante a criação de ambientes de aprendizagem, envolvendo atividades práticas e tecnologias digitais. Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular do município de Erechim, Rio Grande do Sul. Também explorou e relacionou a trigonometria no triângulo retângulo, em situações-problema do cotidiano, fazendo uso de atividades práticas. Os estudantes envolvidos realizaram atividades de exploração das funções de 1º e 2º graus com o software GeoGebra, identificando e reconhecendo a importância da Matemática no dia-a-dia. A partir das anotações de um diário de bordo da pesquisadora, transcrições das gravações das aulas e considerações do relatório redigido pelos estudantes, foi analisado o processo de construção de conceitos matemáticos, buscando identificar as potencialidades, as dificuldades e as diferentes construções matemáticas realizadas, bem como as manifestações de aprendizagem significativa por parte dos alunos. O trabalho foi embasado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1982 e 2003) e utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para refletir criticamente acerca do material empírico. Pensar a Matemática aliada às tecnologias e às atividades práticas no 9º ano do Ensino Fundamental representa uma das inquietações da pesquisadora, considerando os desafios e as dificuldades já observadas em experiências empíricas recorrentes em sala de aula. Os recursos tecnológicos, de maneira geral, não têm sido utilizados nos processos de ensino e de aprendizagem no contexto escolar, aspecto esse reforçado pela carência de formação tecnológica dos professores e pela cultura escolar predominante, na qual há ênfase à abordagem expositiva do conhecimento. Os sujeitos da aprendizagem buscam uma escola ligada ao que eles conhecem ou têm contato, mas ela parece, algumas vezes, não estar aberta ao novo. A resistência manifestada no contexto da escola surge, principalmente, devido a fatores como carência de investimentos, vontade daqueles que deveriam dar subsídios para oferecer uma educação de qualidade e um despreparo dos professores para lidar com o novo, em particular, com a inserção de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores, para que eles passem a incorporar as tecnologias e as atividades práticas em seu fazer pedagógico.
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Também explorou e relacionou a trigonometria no triângulo retângulo, em situações-problema do cotidiano, fazendo uso de atividades práticas. Os estudantes envolvidos realizaram atividades de exploração das funções de 1º e 2º graus com o software GeoGebra, identificando e reconhecendo a importância da Matemática no dia-a-dia. A partir das anotações de um diário de bordo da pesquisadora, transcrições das gravações das aulas e considerações do relatório redigido pelos estudantes, foi analisado o processo de construção de conceitos matemáticos, buscando identificar as potencialidades, as dificuldades e as diferentes construções matemáticas realizadas, bem como as manifestações de aprendizagem significativa por parte dos alunos. O trabalho foi embasado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1982 e 2003) e utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para refletir criticamente acerca do material empírico. 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A resistência manifestada no contexto da escola surge, principalmente, devido a fatores como carência de investimentos, vontade daqueles que deveriam dar subsídios para oferecer uma educação de qualidade e um despreparo dos professores para lidar com o novo, em particular, com a inserção de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores, para que eles passem a incorporar as tecnologias e as atividades práticas em seu fazer pedagógico.The present work shows the results of a dissertation from the Post Graduation Program Stricto Sensu– Masters Degree in Education by Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, entitled Mathematics Teaching: contributions from digital technologies and practical activities. The main objective was to investigate in which ways digital technologies and practical activities can promote meaningful learning about mathematical concepts in the ninth year of Fundamental Education through the creation of learning environments involving practical activities and digital technologies. This qualitative research was developed with 9th-grade Elementary School students from a private school in the municipality of Erechim, in the state of Rio Grande do Sul. It has also explored and related trigonometry of right triangles in problem-situations from everyday life, making use of practical activities. The students involved realized activities of exploration of the 1st and 2nd-degree functions with the GeoGebra software, identifying and recognizing the importance of Mathematics in daily life. From the notes of the researcher’s logbook, transcriptions from classes’ recordings, and considerations on the report written by the students it was analyzed the process of construction of mathematical concepts, aiming to identify the potentialities, the difficulties, and the different mathematical constructions created, as well as the manifestations of meaningful learning from the students. The work was based on Ausubel’s Meaningful Learning Theory (1982 and 2003) and utilized the content analysis proposed by Bardin (1977) to reflect critically on the empirical material. Thinking Mathematics allied to digital technologies and practical activities of the 9th grade from Elementary School represents one of the researcher’s concerns, considering the challenges and the difficulties already observed in recurrent empirical experiences in the classroom. In general, technological resources have not been used in the teaching and learning processes in the school environment; such aspect is reinforced by the lack of technological formation of teachers, and by the predominant school culture, in which there is an emphasis in the expositive approach to knowledge. Subjects involved in the process of learning search for a school that is connected to what they know or have contact with, but sometimes schools1 seem not to be open to what is new. The manifested resistance in the school environment mainly emerges due to factors as lack of financial investments, lack of will from those who should give subsidies to offer quality education, as well as teacher’s unpreparedness to deal with the new; in particular with the insertion of digital technologies in the processes of teaching and learning. We hope that this work may contribute to other teachers so that they start to incorporate digital technologies and practical activities in their pedagogical practices.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T01:42:37Z No. of bitstreams: 1 ROSSATTO.pdf: 2059033 bytes, checksum: ddcd31752665a0b5d6025bfca2abd25d (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T21:14:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSSATTO.pdf: 2059033 bytes, checksum: ddcd31752665a0b5d6025bfca2abd25d (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T21:14:56Z (GMT). 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