Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Amanda Miranda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dias, Márcia Maria, Arruda, Eucidio Pimenta, Tavares, Rosilene Horta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426
Resumo: Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática Docente
id EDUL-1_5403f0d799e13eaf867b67a0f01ce41c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/426
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de HistóriaFormação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente.Formação de professores e uso de tecnologias digitais.Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática DocenteEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 434-4502177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Amanda MirandaDias, Márcia MariaArruda, Eucidio PimentaTavares, Rosilene Horta2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/426Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
title Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
spellingShingle Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
Almeida, Amanda Miranda
Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente.
Formação de professores e uso de tecnologias digitais.
title_short Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
title_full Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
title_fullStr Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
title_full_unstemmed Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
title_sort Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
author Almeida, Amanda Miranda
author_facet Almeida, Amanda Miranda
Dias, Márcia Maria
Arruda, Eucidio Pimenta
Tavares, Rosilene Horta
author_role author
author2 Dias, Márcia Maria
Arruda, Eucidio Pimenta
Tavares, Rosilene Horta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Amanda Miranda
Dias, Márcia Maria
Arruda, Eucidio Pimenta
Tavares, Rosilene Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente.
Formação de professores e uso de tecnologias digitais.
topic Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente.
Formação de professores e uso de tecnologias digitais.
description Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática Docente
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 434-450
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351800385536