Novas conexões para o desenvolvimento rural : a agricultura familiar e a perspectiva do jovem administrador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slodkowski, Vanessa Micheli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1715
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a proposta curricular da linha de formação do curso de administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo, e a perspectiva de desenvolvimento rural percebida pelos filhos de agricultores graduados entre 2014 e 2016 e os graduandos que se formam bacharéis em 2017/2. Para isso, optou-se por uma pesquisa participativa de natureza qualitativa e descritiva. Para atender ao objetivo proposto utilizou-se de uma entrevista com um roteiro pré- estabelecido a fim de obter informações a respeito da relação entre a proposta curricular do curso e o desenvolvimento da propriedade rural. A aplicação da pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2017. Os principais resultados obtidos se referem à caracterização da propriedade rural, evidenciando que 61% da amostra representa a média propriedade rural. Os índices analisados de maior representatividade se referem à mão de obra utilizada na propriedade, que em grande parte é familiar, e a relativa importância da linha de formação do curso de administração, além da influência das decisões antes, durante e depois da porteira, para a atividade agrícola. Por fim, acrescenta-se que o jovem está em busca de novos desafios dentro do ambiente agrícola, este, busca superar as limitações em prol do desenvolvimento da sua propriedade ou da qual está inserido. Do exposto, se compreende o grande benefício que concentra o curso de Administração, com a linha de formação Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial envolve discussões abrangentes acerca da realidade agropecuária e agroindustrial, auxiliando deste modo o desenvolvimento agrícola e agroindustrial.
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Os principais resultados obtidos se referem à caracterização da propriedade rural, evidenciando que 61% da amostra representa a média propriedade rural. Os índices analisados de maior representatividade se referem à mão de obra utilizada na propriedade, que em grande parte é familiar, e a relativa importância da linha de formação do curso de administração, além da influência das decisões antes, durante e depois da porteira, para a atividade agrícola. Por fim, acrescenta-se que o jovem está em busca de novos desafios dentro do ambiente agrícola, este, busca superar as limitações em prol do desenvolvimento da sua propriedade ou da qual está inserido. Do exposto, se compreende o grande benefício que concentra o curso de Administração, com a linha de formação Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial envolve discussões abrangentes acerca da realidade agropecuária e agroindustrial, auxiliando deste modo o desenvolvimento agrícola e agroindustrial.This work aims to analyze the relationship between the curricular proposal of the training course of the Federal University of Southern Border (UFFS) administration course, Cerro Largo campus, and the perspective of rural development perceived by the children of farmers graduated between 2014 and 2016 and graduating students bachelors in 2017/2. For this, a participative research of qualitative and descriptive nature was chosen. To meet the objective proposed, an interview with a pre-established itinerary was used to obtain information about the relationship between the curricular proposal of the course and the development of rural property. The application of the survey occurred in the second half of 2017. The main results obtained refer to the characterization of rural property, evidencing that 61% of the sample represents the average rural property. The most representative indexes refer to the labor force used in the property, which is largely familiar, and the relative importance of the training course of the administration course, besides the influence of decisions before, during and after the the agricultural activity. Finally, it is added that the young man is in search of new challenges within the agricultural environment, this, seeks to overcome the limitations for the development of his property or of which he is involved. From the foregoing, one can understand the great benefit that the Management course concentrates with the Rural Development and Agroindustrial Management training line, which involves broad discussions about the agricultural and agroindustrial reality, thus helping agricultural and agroindustrial development.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-02-23T17:49:14Z No. of bitstreams: 1 SLODKOWSKI.pdf: 1314961 bytes, checksum: 4b14ab60ae3368f02f46df0487f468ac (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-27T18:37:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SLODKOWSKI.pdf: 1314961 bytes, checksum: 4b14ab60ae3368f02f46df0487f468ac (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-27T18:37:15Z (GMT). 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