Língua e direito - uma relação de nunca acabar: (des)construções acerca do imaginário linguístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenset, Rossaly Beatriz Chioquetta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/768
Resumo: Esta dissertação inscreve-se no discurso sobre (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior em curso de graduação em Direito, com o enlace dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso da vertente francesa pecheutiana (AD) em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL): um percurso que propicia analisar o imaginário de língua, as vertentes de ensino e os saberes linguísticos mobilizados no ensino de Língua Portuguesa em nível superior. A partir de arquivo documental-institucional, analisam-se os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa I e II – também nas nomenclaturas congêneres de Português Aplicado ao Direito e Produção de Textos – por meio de estudo do Projeto de Criação do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê, em 2000, ano da criação do curso, até 2013, ano da última alteração e reformulação do Plano Pedagógico do Curso até a realização deste estudo, por conseguinte, abarca também o estudo das alterações e reconstruções do Projeto e do Plano Pedagógico do Curso. Esses documentos constituem o corpus desta pesquisa e auxiliam a compreensão dos saberes de língua que funcionam na formulação desses componentes curriculares de Língua Portuguesa. No entremeio desta investigação, foi possível dar visibilidade à constituição desta graduação em Direito, marcada pela necessidade de atender à legislação educacional em vigor nas décadas de 1970, 1980 e 1990, visto que as matrizes curriculares foram (re)construídas para atender às necessidades de ordem legal e de ordem mercadológica. Em relação aos ementários dos componentes curriculares de ensino de língua, por meio do funcionamento discursivo presentificado na materialidade linguística, observou-se que não são autoexcludentes e que há (con)fluência de vertentes de ensino e saberes de língua e inscrevem-se na categoria de análise de (pro)fusão de saberes e de (con)fusão entre saberes (SURDI DA LUZ, 2010), que aponta para o imaginário de ensino de língua portuguesa. Vários aspectos e questões emergem, contribuindo para aprofundar o debate em torno do discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização.
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A partir de arquivo documental-institucional, analisam-se os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa I e II – também nas nomenclaturas congêneres de Português Aplicado ao Direito e Produção de Textos – por meio de estudo do Projeto de Criação do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê, em 2000, ano da criação do curso, até 2013, ano da última alteração e reformulação do Plano Pedagógico do Curso até a realização deste estudo, por conseguinte, abarca também o estudo das alterações e reconstruções do Projeto e do Plano Pedagógico do Curso. Esses documentos constituem o corpus desta pesquisa e auxiliam a compreensão dos saberes de língua que funcionam na formulação desses componentes curriculares de Língua Portuguesa. No entremeio desta investigação, foi possível dar visibilidade à constituição desta graduação em Direito, marcada pela necessidade de atender à legislação educacional em vigor nas décadas de 1970, 1980 e 1990, visto que as matrizes curriculares foram (re)construídas para atender às necessidades de ordem legal e de ordem mercadológica. Em relação aos ementários dos componentes curriculares de ensino de língua, por meio do funcionamento discursivo presentificado na materialidade linguística, observou-se que não são autoexcludentes e que há (con)fluência de vertentes de ensino e saberes de língua e inscrevem-se na categoria de análise de (pro)fusão de saberes e de (con)fusão entre saberes (SURDI DA LUZ, 2010), que aponta para o imaginário de ensino de língua portuguesa. Vários aspectos e questões emergem, contribuindo para aprofundar o debate em torno do discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização.This Master Thesis falls within the discourse about (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) the teaching of Portuguese in Higher Education in Law undergraduate courses, with the bond of theoretical assumptions of Discourse Analysis of Peuchet‟s French strand (AD) in dialogue with Linguistic Ideas History (HIL): a path that provides an analysis of the language‟s imagery, issues of education and language knowledge organized in higher education. Starting at documentary-institutional file, memorandum books of curriculum components of Portuguese Language I and II are analyzed - also in equivalent nomenclatures of Portuguese Applied to Law and Text Production - through the study of the Law Course Creation Project of the Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê, in 2000, the year of creation of the course, until 2013, the year of last modification and overhaul of Pedagogical Degree Plan until the date of this study, and therefore, also encompasses the study of changes and reformulations on the Project and Pedagogical Degree Plan. These documents constitute this research corpus and assist the understanding of the language knowledge that work in formulating Portuguese curriculum components. In the inset of the present investigation about the discourse on language teaching in this Law degree, it was possible to give visibility to the constitution marked by the need to meet the educational legislation of the 1970s, 1980s and 1990s, as the curriculum matrices were (re) built to suit the needs of legal and marketing orders. Regarding the curriculum components‟ memorandum books of language teaching through the discursive functioning presentified in linguistic materiality, it is observed that they are not self-excluding and that there is (con)fluency strands of teaching and language knowledge and they enroll in the analysis category of (pro)fusion of knowledge and (con)fusion among knowledges (SURDI DA LUZ, 2010), which points to the imaginary of Portuguese teaching. Several aspects and issues emerge, assisting to deepen the debate about the discourse on Portuguese teaching in higher education and its modes of discipline.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-18T16:53:04Z No. of bitstreams: 1 LORENSET.pdf: 6883711 bytes, checksum: 7d8ab9bf6ac23cec40ab1b4267085ed5 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-19T19:44:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LORENSET.pdf: 6883711 bytes, checksum: 7d8ab9bf6ac23cec40ab1b4267085ed5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-19T19:44:26Z (GMT). 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