Alfabetização e letramento: concepções presentes no ensino da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordignon, Lorita Helena Campanholo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/697
Resumo: Na história da educação brasileira, os conceitos e as práticas pedagógicas relacionadas à alfabetização e ao letramento passaram por várias mudanças. Acredita-se que esse fato seja decorrente dos diferentes contextos econômicos, sociais, culturais e políticos que têm permeado, enquanto pano de fundo, o processo de escolarização no Brasil. Por isso, é relevante conhecer e compreender a trajetória da alfabetização no Brasil, identificando o que dela ainda está presente nas práticas pedagógicas atuais. Assim, este estudo tem por objetivo geral conhecer as concepções de escrita e de ensino da linguagem escrita que estão presentes em cadernos de alunos pertencentes às classes de 1º ano do ciclo de alfabetização de seis escolas municipais urbanas dos municípios pertencentes a 32ª Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, realizada a partir da análise de 31 cadernos de alunos, dos anos de 2012, 2013 e 2014. Os cadernos são de alunos de seis escolas urbanas com turmas de 1º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino dos seis municípios pertencentes a 32ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, Quilombo, Santa Catarina. Os cadernos de alunos foram submetidos à análise qualitativa a partir do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Foi possível perceber que permanecem vigentes em salas de aula algumas atividades descontextualizadas, ainda baseadas nos métodos tradicionais de ensino, com atividades fundamentadas nos modelos cartilhescos, como atividades de repetição e cópia de sílabas e palavras. Por outro lado, em outros excertos foi possível perceber que as concepções pedagógicas utilizadas pelos educadores têm se modificado, buscando atender às necessidades educacionais atuais, e apontam à perspectiva de alfabetização e letramento, concebendo a escrita e o ensino da escrita como instrumento de interação entre os sujeitos inseridos em contextos sociais e culturais. Assim, a partir das reflexões realizadas nos resultados da pesquisa, espera-se contribuir com possíveis políticas de formação de professores e principalmente com o trabalho de alfabetização e letramento.
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Assim, este estudo tem por objetivo geral conhecer as concepções de escrita e de ensino da linguagem escrita que estão presentes em cadernos de alunos pertencentes às classes de 1º ano do ciclo de alfabetização de seis escolas municipais urbanas dos municípios pertencentes a 32ª Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, realizada a partir da análise de 31 cadernos de alunos, dos anos de 2012, 2013 e 2014. Os cadernos são de alunos de seis escolas urbanas com turmas de 1º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino dos seis municípios pertencentes a 32ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, Quilombo, Santa Catarina. Os cadernos de alunos foram submetidos à análise qualitativa a partir do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Foi possível perceber que permanecem vigentes em salas de aula algumas atividades descontextualizadas, ainda baseadas nos métodos tradicionais de ensino, com atividades fundamentadas nos modelos cartilhescos, como atividades de repetição e cópia de sílabas e palavras. Por outro lado, em outros excertos foi possível perceber que as concepções pedagógicas utilizadas pelos educadores têm se modificado, buscando atender às necessidades educacionais atuais, e apontam à perspectiva de alfabetização e letramento, concebendo a escrita e o ensino da escrita como instrumento de interação entre os sujeitos inseridos em contextos sociais e culturais. Assim, a partir das reflexões realizadas nos resultados da pesquisa, espera-se contribuir com possíveis políticas de formação de professores e principalmente com o trabalho de alfabetização e letramento.In the history of Brazilian education, the concepts and teaching practices related to literacy have undergone several changes. It is believed that this fact is due of the different economic, social, cultural and political issues that have permeated as a backdrop the schooling process in Brazil. Therefore, it is important to know and understand the history of literacy in Brazil by identifying what it is still present in current pedagogical practices. The objective this study was to know the writing concepts and teaching of written language that are present in students’ notebooks of class of 1st year literacy cycle of six urban public schools of the municipalities of the 32nd Education Management of Santa Catarina state. This is a qualitative research, with documentary character, from the analysis of 31 students’ notebooks of the years of 2012, 2013 and 2014. The notebooks were of students from six urban schools with classes of 1 year literacy cycle of the municipal school system of the six municipalities of the 32nd Secretary of Regional Development, Quilombo, Santa Catarina state. Students’ notebooks were submitted to qualitative analysis from of the content analysis method proposed by Bardin (2011). It was possible revealed that remain in classrooms some decontextualized activities, still based on traditional methods of teaching, with activities based on cartilhescos models such as repeat activities and copy of syllables and words. However, in other extracts it was revealed that the pedagogical concepts utilized by educators have been modified, searching to meet the current educational needs, and point to literacy perspective, designing writing and the teaching of writing as a interaction instrument between the subjects inserted in social and cultural contexts. Thus, from the reflections made in the research’ results, is expected to contribute with possible teacher formation policies and especially with literacy work.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-07T16:51:41Z No. of bitstreams: 1 BORDIGNON.pdf: 8047273 bytes, checksum: 29efcaa6b195f929e6ec3cd344e4445a (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T19:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORDIGNON.pdf: 8047273 bytes, checksum: 29efcaa6b195f929e6ec3cd344e4445a (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-07T19:08:19Z (GMT). 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