O trabalho como elemento formativo nas escolas do campo: o caso do Instituto Educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2262
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no município de Pontão, região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A Concorrência cada vez mais acirrada para ingressar no mercado de trabalho acaba por desencadear um processo de formação voltado/orientado a um viés tecnicista e acrítico, com objetivo de formar mão-de-obra para atender a demanda de mercado dos centros urbanos, excluindo ou deixando de lado, o debate das questões voltadas ao meio rural, fazendo, desta forma, com que os educandos da zona rural percam o interesse pelo estudo. Este fato foi um dos motivos incentivadores ao desenvolvimento dos cursos em regime de alternância, onde o trabalho é assumido como um dos princípios educativos. Essas escolas permitem aos jovens do campo, a oportunidade de conciliar o estudo científico e tecnológico, não apenas como algo utópico, mas sim, conhecimentos construídos a partir da problematização da realidade de cada educando, visando a construção da agroecologia. Assim, visando refletir sobre essa situação, buscou-se desenvolver esse estudo, cujo objetivo foi estudar o impacto do trabalho como um elemento formativo, dentro dos espaços de vivencia, de estudo e de produção do Instituto Educar (IE), visando à formação técnica, humana e profissional. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com pesquisa em um âmbito exploratório participativo, utilizando uma abordagem qualitativa. As entrevistas semiestruturadas foram dispostas em dois conjuntos, um destinado aos sujeitos que estudam/estudaram no Instituto Educar e o outro aos coordenares que atuam ou fizeram parte do processo de condução do IE. Foram entrevistados onze Sujeitos. Com o estudo verificou-se que o trabalho é um elemento fundamental para a formação humana, e através dele que os educandos têm a possibilidade de conciliar a teoria e prática. Observou-se ainda que as atividades de trabalho se constituem como um método de formação do ser humano, quanto indivíduo e enquanto coletividade, pois a partir do momento em que um grupo passa a depender das responsabilidades de um sujeito, este acaba por amadurecer e desenvolver-se enquanto ser humano. Ao analisar a relação com o trabalho produtivo, como forma de aprendizagem dos educandos, constatou-se que as práticas são de extrema importância, pois é o momento em que se coloca a teoria em prática, determinando o exercício da práxis, pois uma maneira é aprender de forma didática para o desenvolvimento de determinada atividade, e uma outra é a aplicação real e concreta desta. O trabalho como elemento formativo é essencial e formidável, pois acaba por preparar os educandos para possíveis situações que serão enfrentadas em um período pós escola, desde atividades como limpeza, organização e preparo da alimentação, como coordenação, planejamento e tomadas de decisão necessárias, enfim, prepara os sujeitos para a vida.
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Essas escolas permitem aos jovens do campo, a oportunidade de conciliar o estudo científico e tecnológico, não apenas como algo utópico, mas sim, conhecimentos construídos a partir da problematização da realidade de cada educando, visando a construção da agroecologia. Assim, visando refletir sobre essa situação, buscou-se desenvolver esse estudo, cujo objetivo foi estudar o impacto do trabalho como um elemento formativo, dentro dos espaços de vivencia, de estudo e de produção do Instituto Educar (IE), visando à formação técnica, humana e profissional. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com pesquisa em um âmbito exploratório participativo, utilizando uma abordagem qualitativa. As entrevistas semiestruturadas foram dispostas em dois conjuntos, um destinado aos sujeitos que estudam/estudaram no Instituto Educar e o outro aos coordenares que atuam ou fizeram parte do processo de condução do IE. Foram entrevistados onze Sujeitos. Com o estudo verificou-se que o trabalho é um elemento fundamental para a formação humana, e através dele que os educandos têm a possibilidade de conciliar a teoria e prática. Observou-se ainda que as atividades de trabalho se constituem como um método de formação do ser humano, quanto indivíduo e enquanto coletividade, pois a partir do momento em que um grupo passa a depender das responsabilidades de um sujeito, este acaba por amadurecer e desenvolver-se enquanto ser humano. Ao analisar a relação com o trabalho produtivo, como forma de aprendizagem dos educandos, constatou-se que as práticas são de extrema importância, pois é o momento em que se coloca a teoria em prática, determinando o exercício da práxis, pois uma maneira é aprender de forma didática para o desenvolvimento de determinada atividade, e uma outra é a aplicação real e concreta desta. O trabalho como elemento formativo é essencial e formidável, pois acaba por preparar os educandos para possíveis situações que serão enfrentadas em um período pós escola, desde atividades como limpeza, organização e preparo da alimentação, como coordenação, planejamento e tomadas de decisão necessárias, enfim, prepara os sujeitos para a vida.La investigación se desarrolló en el municipio de Pontão, región Norte del Estado de Rio Grande do Sul. La competencia cada vez más fuerte para ingresar al mercado de trabajo acaba por desencadenar un proceso de formación orientado a un sesgo tecnicista y acrítico, con objetivo de formar mano de obra para atender la demanda de mercado de los centros urbanos, excluyendo o dejando de lado, el debate de las cuestiones volcadas al medio rural, haciendo de esta forma con que los educandos de la zona rural pierdan el interés por el estudio. Este hecho fue uno de los motivos incentivadores al desarrollo de los cursos en régimen de alternancia, donde el trabajo es asumido como uno de los principios educativos. Esas escuelas permiten a los jóvenes del campo, la oportunidad de conciliar el estudio científico y tecnológico, no sólo como algo utópico, sino, conocimientos construidos a partir de la problematización de la realidad de cada educando, buscando la construcción de la agroecología. En este sentido, el objetivo de este estudio, cuyo objetivo fue estudiar el impacto del trabajo como un elemento formativo, dentro de los espacios de vivencia, de estudio y de producción del Instituto Educar (IE), visando la formación técnica , humana y profesional. La metodología consistió en un estudio de caso, con investigación en un ámbito exploratorio participativo, utilizando un abordaje cualitativo. Las entrevistas semiestructuradas fueron dispuestas en dos conjuntos, uno destinado a los sujetos que estudian / estudiaron en el Instituto Educar y el otro a los coordinadores que actúan o formaron parte del proceso de conducción del IE. Fueron entrevistados once Sujetos. Con el estudio se verificó que el trabajo es un elemento fundamental para la formación humana, ya través de él que los educandos tienen la posibilidad de conciliar la teoría y la práctica. Se observó además que las actividades de trabajo se constituyen como un método de formación del ser humano, como individuo y como colectividad, pues a partir del momento en que un grupo pasa a depender de las responsabilidades de un sujeto, éste acaba por madurar y desarrollar como un ser humano. Al analizar la relación con el trabajo productivo, como forma de aprendizaje de los educandos, se constató que las prácticas son de extrema importancia, pues es el momento en que se coloca la teoría en práctica, determinando el ejercicio de la praxis, pues una manera es aprender de forma didáctica para el desarrollo de determinada actividad, y otra es la aplicación real y concreta de ésta. El trabajo como elemento formativo es esencial y formidable, pues acaba por preparar a los educandos para posibles situaciones que serán enfrentadas en un período post-escuela, desde actividades como limpieza, organización y preparación de la alimentación, como coordinación, planificación y tomas de decisión necesarias, en fin , prepara a los sujetos para la vida.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-01-16T13:08:42Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 4881866 bytes, checksum: 242045bf497e4df8d5080d6a2d51aeb0 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-17T11:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 4881866 bytes, checksum: 242045bf497e4df8d5080d6a2d51aeb0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-17T11:57:07Z (GMT). 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