O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ajala, Jean Marcos Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159
Resumo: A cultura de um povo é expressada principalmente por sua música, a música gaúcha não foge dessa premissa. Desta maneira, este estudo visa a refletir como se constitui o imaginário do sujeito gaúcho nativista, que remete principalmente à sua vida no campo, através das músicas campeãs do festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos, como corpus, cinco músicas deste festival, tendo como critério as vencedoras a cada dez edições (as campeãs dos anos de 1971, 1982, 1992, 2002 e 2019). Nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de viés pecheuxtiano, a qual se trata de um campo teórico que visa à interpretação e à compreensão de como os discursos produzem efeitos de sentido, mobilizando os conceitos de discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva e condições de produção. E, através da interpretação das sequências discursivas recortadas das músicas, compreendemos os efeitos de sentido que tais discursos produzem a partir da historicidade e memória discursiva que ressoam e constituem esse sujeito gaúcho. Os discursos que compõem as músicas campeãs exprimem o atravessamento do nativismo pelo o que é histórico na trajetória destes sujeitos. Os temas presentes nas letras servem como parâmetros para a manutenção e preservação da sua cultura. O discurso em tono do sujeito gaúcho nativista inscreve em sua formulação uma determinada memória, cristalizando determinados sentidos.
id UFFS_7b52053d2ec9d87abf24161ec89c7524
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/4159
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Schneiders, Caroline MallmannBatista, Jeize de FátimaGreff, Luiza BoézzioAjala, Jean Marcos Silva2020-09-232021-05-24T16:46:56Z20212021-05-24T16:46:56Z2020https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159A cultura de um povo é expressada principalmente por sua música, a música gaúcha não foge dessa premissa. Desta maneira, este estudo visa a refletir como se constitui o imaginário do sujeito gaúcho nativista, que remete principalmente à sua vida no campo, através das músicas campeãs do festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos, como corpus, cinco músicas deste festival, tendo como critério as vencedoras a cada dez edições (as campeãs dos anos de 1971, 1982, 1992, 2002 e 2019). Nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de viés pecheuxtiano, a qual se trata de um campo teórico que visa à interpretação e à compreensão de como os discursos produzem efeitos de sentido, mobilizando os conceitos de discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva e condições de produção. E, através da interpretação das sequências discursivas recortadas das músicas, compreendemos os efeitos de sentido que tais discursos produzem a partir da historicidade e memória discursiva que ressoam e constituem esse sujeito gaúcho. Os discursos que compõem as músicas campeãs exprimem o atravessamento do nativismo pelo o que é histórico na trajetória destes sujeitos. Os temas presentes nas letras servem como parâmetros para a manutenção e preservação da sua cultura. O discurso em tono do sujeito gaúcho nativista inscreve em sua formulação uma determinada memória, cristalizando determinados sentidos.La cultura de un pueblo es expresada principalmente por su música, la música gaucha no huye de esa premisa. De esta manera, este estudio visa reflexionar la manera como el imaginario del sujeto gaucho nativista, que remete a su vida en el campo a través de las músicas campeonas del festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para eso, seleccionamos, como corpus, cinco músicas vencedoras dese festival, tiendo como criterio, las vencedoras a cada diez ediciones (las campeonas de los años de 1971, 1982, 1992, 2002 y 2019). Nos fundamentamos en la Análisis del Discurso (AD) de la línea pecheuxtiana, la cual trata de un campo teórico que visa la interpretación y la comprensión de cómo los discursos producen efectos de sentido, movilizando los conceptos de discurso, sujeto, interdiscurso, formación discursiva y condiciones de producción. Y, a través de la interpretación de las secuencias discursivas recortadas de las músicas, comprendemos los efectos de sentido que tales discursos producen a partir de la historicidad y memoria discursiva que resuenan y constituyen ese sujeto gaucho. Los discursos que componen las músicas campeonas exprimen el atravesamiento del nativismo por lo que es histórico en la trayectoria de estos sujetos. Los temas presentes en las letras sirven como parámetros para la manutención y preservación de la cultura. El discurso alrededor del sujeto gaucho nativista inscribe en su formulación una determinada memoria, cristalizando ciertos sentidos.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T16:30:06Z No. of bitstreams: 1 AJALA.pdf: 503178 bytes, checksum: 9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-24T16:46:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AJALA.pdf: 503178 bytes, checksum: 9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T16:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AJALA.pdf: 503178 bytes, checksum: 9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoCulturaMúsicaFestivaisMúsica tradicionalAnálise do DiscursoTradiçãoO Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4159/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAJALA.pdfAJALA.pdfapplication/pdf503178https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4159/1/AJALA.pdf9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460dMD51prefix/41592021-05-24 13:46:56.736oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-05-24T16:46:56Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
title O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
spellingShingle O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
Ajala, Jean Marcos Silva
Cultura
Música
Festivais
Música tradicional
Análise do Discurso
Tradição
title_short O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
title_full O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
title_fullStr O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
title_full_unstemmed O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
title_sort O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
author Ajala, Jean Marcos Silva
author_facet Ajala, Jean Marcos Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneiders, Caroline Mallmann
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Batista, Jeize de Fátima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Greff, Luiza Boézzio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ajala, Jean Marcos Silva
contributor_str_mv Schneiders, Caroline Mallmann
Batista, Jeize de Fátima
Greff, Luiza Boézzio
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Música
Festivais
Música tradicional
Análise do Discurso
Tradição
topic Cultura
Música
Festivais
Música tradicional
Análise do Discurso
Tradição
description A cultura de um povo é expressada principalmente por sua música, a música gaúcha não foge dessa premissa. Desta maneira, este estudo visa a refletir como se constitui o imaginário do sujeito gaúcho nativista, que remete principalmente à sua vida no campo, através das músicas campeãs do festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos, como corpus, cinco músicas deste festival, tendo como critério as vencedoras a cada dez edições (as campeãs dos anos de 1971, 1982, 1992, 2002 e 2019). Nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de viés pecheuxtiano, a qual se trata de um campo teórico que visa à interpretação e à compreensão de como os discursos produzem efeitos de sentido, mobilizando os conceitos de discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva e condições de produção. E, através da interpretação das sequências discursivas recortadas das músicas, compreendemos os efeitos de sentido que tais discursos produzem a partir da historicidade e memória discursiva que ressoam e constituem esse sujeito gaúcho. Os discursos que compõem as músicas campeãs exprimem o atravessamento do nativismo pelo o que é histórico na trajetória destes sujeitos. Os temas presentes nas letras servem como parâmetros para a manutenção e preservação da sua cultura. O discurso em tono do sujeito gaúcho nativista inscreve em sua formulação uma determinada memória, cristalizando determinados sentidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-24T16:46:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021
2021-05-24T16:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4159/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4159/1/AJALA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765404476768256