Processos psicolinguísticos envolvidos na compreensão do princípio alfabético: um estudo sobre tarefas de alfabetização
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3834 |
Resumo: | O livro didático é um produto cultural e um importante suporte na organização do trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores. Muitas vezes, ele se torna o único recurso didático disponível para promover o ensino e a aprendizagem. Partimos do pressuposto que esse recurso pode servir de instrumento de apoio aos alfabetizadores, na tentativa de suprir aspectos formativos ou facilitar a organização pedagógica escolar. Contudo, para isso, deve conter informações e sugestões que auxiliem os professores nessa empreitada. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos linguísticos e/ou compreensões psicolinguísticas que são promovidos na resolução das tarefas propostas nos livros didáticos utilizados em uma escola da rede municipal de uma cidade do Sudoeste do Paraná. A pesquisa fundamenta-se em achados da psicolinguística, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia cognitiva. Procuramos estabelecer um diálogo entre diferentes perspectivas, pois consideramos que é possível construir uma compreensão mais ampla sobre a apropriação do sistema de escrita se levarmos em conta as descobertas de autores que realizaram suas pesquisas a partir de perspectivas diferentes. De uma forma geral, essas pesquisas mostram a existência de uma estreita relação entre o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e as compreensões que as crianças vão elaborando sobre a natureza do sistema de escrita. Assim, realizamos a análise nos livros didáticos do 1º ano do Ensino Fundamental do Sistema de Ensino Aprende Brasil, adotados no Programa Escola 2030, implementado no município. Constatamos que o livro didático apresenta tarefas de reconhecimento de letras que promovem a identificação visual de sua forma gráfica e o conhecimento do seu nome. Também apresenta algumas tarefas no nível das unidades intrassilábicas (rimas e aliterações) usando textos como poemas e trava línguas, que, além de promoverem implicitamente a consciência textual e sintática, contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica, já que envolvem as crianças e as levam a focar a atenção nos sons da língua. No que se refere ao desenvolvimento da consciência fonêmica, o livro didático propõe várias tarefas de (des)codificação fonológica que têm o potencial de promover a consciência fonêmica a partir do conhecimento das relações entre grafemas e fonemas. No entanto, observamos algumas insuficiências em relação ao ensino da escrita em um sistema alfabético, como a falta de clareza na finalidade das tarefas à luz dos conhecimentos científicos acerca do processo de apropriação desse sistema e, sobretudo, a falta de orientação mais explícita para as professoras sobre o potencial das tarefas ou de explicitar o que realmente é importante nessas tarefas, de forma que as professoras pudessem modificá-las, ampliá-las ou produzir outras semelhantes, com base nas necessidades das crianças. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para as alfabetizadoras tomarem consciência das relações entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica, de forma a escolherem, avaliarem e criarem tarefas de acordo com as necessidades específicas das crianças. |
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Assim, realizamos a análise nos livros didáticos do 1º ano do Ensino Fundamental do Sistema de Ensino Aprende Brasil, adotados no Programa Escola 2030, implementado no município. Constatamos que o livro didático apresenta tarefas de reconhecimento de letras que promovem a identificação visual de sua forma gráfica e o conhecimento do seu nome. Também apresenta algumas tarefas no nível das unidades intrassilábicas (rimas e aliterações) usando textos como poemas e trava línguas, que, além de promoverem implicitamente a consciência textual e sintática, contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica, já que envolvem as crianças e as levam a focar a atenção nos sons da língua. No que se refere ao desenvolvimento da consciência fonêmica, o livro didático propõe várias tarefas de (des)codificação fonológica que têm o potencial de promover a consciência fonêmica a partir do conhecimento das relações entre grafemas e fonemas. No entanto, observamos algumas insuficiências em relação ao ensino da escrita em um sistema alfabético, como a falta de clareza na finalidade das tarefas à luz dos conhecimentos científicos acerca do processo de apropriação desse sistema e, sobretudo, a falta de orientação mais explícita para as professoras sobre o potencial das tarefas ou de explicitar o que realmente é importante nessas tarefas, de forma que as professoras pudessem modificá-las, ampliá-las ou produzir outras semelhantes, com base nas necessidades das crianças. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para as alfabetizadoras tomarem consciência das relações entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica, de forma a escolherem, avaliarem e criarem tarefas de acordo com as necessidades específicas das crianças.The didactic book (DB) is a cultural product and an important support in organizing the pedagogical work of literacy teachers. It often becomes the only educational resource available to promote teaching and learning. We start from the assumption that this resource can be used as a support tool for literacy teachers, in an attempt to supply some formative aspects or facilitate the school pedagogical organization. However, to accomplish this, it must contain information and suggestions that help teachers in this endeavor. Given this context, this research aimed to identify the linguistic knowledge and / or psycholinguistic understandings that are stimulated by means of the resolution of the tasks proposed in the textbooks used in a municipal school of a city in the southwest of Paraná. The research is based on psycholinguistics, developmental psychology and cognitive psychology findings. We sought to establish a dialogue between different perspectives, we consider it is possible to build a broader understanding of the appropriation of the writing system if we take into account the findings of authors who carried out their research from different standpoints. In general, these investigations show the existence of a close relation between the development of metalinguistic skills and children’s understandings about the nature of the writing system. Thus, in the textbooks, we selected the tasks that involved the use of metalinguistic skills, especially phonological awareness, checking which ones had the potential for developing the alphabetic principle. We analyzed the textbooks of the 1st years of Elementary Education of the Aprende Brasil Teaching System, adopted in the 2030 School Program, implemented in the municipality. We found that the didactic book suggests letters recognition tasks that promote the visual identification of their graphic form and the knowledge of their name. It also proposes some tasks at the level of intrasyllabic units (rhymes and alliterations) using texts such as poems and tongue twisters. These, in addition to implicitly promoting textual and syntactic awareness, contribute to the development of phonological awareness, as they involve children and lead them to focus attention on the sounds of the language. Regarding the development of phonemic awareness, the DB proposes several phonological recoding tasks that have the potential to promote phonemic awareness based on the knowledge of the relations between graphemes and phonemes. However, we noticed some shortcomings related to the teaching of writing in an alphabetic system, such as the lack of clarity in the purpose of the tasks, in the light of scientific knowledge about the process of mastering that system. Above all, we observed the lack of more explicit guidance for teachers regarding the potential of the tasks, by explaining what is really important in these tasks, so that teachers could modify them, expand them or produce other similar ones, based on the children's needs. We is expected that this research can contribute to the awareness of literacy teachers about the relation between theoretical knowledge and pedagogical practice, in order to choose, evaluate and create activities directed to the children’s specific needs.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-11-03T02:08:26Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 3797133 bytes, checksum: e33bad426c0f88558b726bfc8cfaf0ac (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-11-27T12:35:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 3797133 bytes, checksum: e33bad426c0f88558b726bfc8cfaf0ac (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-27T12:35:34Z (GMT). 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