Qualidade de vida no trabalho: análise das percepções de uma equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Roberta de Lima Batista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1038
Resumo: A necessidade de bem-estar dos funcionários tem-se tornado cada vez mais explícita dentro das organizações, tendo em vista que o trabalho tem ocupado um lugar central na vida das pessoas. Os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem em busca de conhecer os anseios e desejos esperados por estes funcionários, colaborando com a gestão de pessoas na busca por formas de proporcionar-lhes maior satisfação e motivação no trabalho. Com este embasamento, foi definido o objetivo geral deste trabalho onde foi analisada a percepção da equipe de enfermagem do AMU Atendimento Médico, uma clínica médica localizada na cidade de Chapecó, em relação aos indicadores de QVT que influenciam na satisfação do funcionário e por consequência na motivação da equipe. A metodologia aplicada quanto aos fins se caracterizou como qualitativa, quantitativa e descritiva. De caráter qualitativo ao propor identificar a posição da gestora, quanto as práticas de QVT hoje oferecidas pela empresa, para então propormos práticas de QVT, e caráter quantitativa ao buscar identificar a percepção da equipe de enfermagem em relação as práticas de QVT hoje adotadas. Foi descritiva e exploratória, por finalidade prática. Em relação à classificação quanto aos meios define-se: estudo de caso, pesquisa de campo e bibliográfica. Para o alcance dos objetivos, foi realizada uma coleta de dados através de um questionário estruturado para os funcionários e entrevista semi estruturada com a gestora da empresa, para que na análise de dados as duas percepções pudessem ser comparadas. Pode-se concluir que a empresa, não possui práticas de QVT efetivas em ação, está em fase de expansão a 2 anos, porém busca atender as necessidades básicas dos funcionários, e mesmo não tendo um setor qualificado de gestão de pessoas algumas práticas são utilizadas para atender e melhorar as necessidades dos funcionários. Com base nos resultados dos indicadores de QVT apurados conclui-se que a empresa é vista positivamente pelos funcionários e influi de forma satisfatória a opinião dos funcionários, porém, novas práticas foram sugeridas e devem ser adotadas para manter a satisfação hoje encontrada e buscar resultados e posicionamentos mais positivos ao grupo no todo.
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A metodologia aplicada quanto aos fins se caracterizou como qualitativa, quantitativa e descritiva. De caráter qualitativo ao propor identificar a posição da gestora, quanto as práticas de QVT hoje oferecidas pela empresa, para então propormos práticas de QVT, e caráter quantitativa ao buscar identificar a percepção da equipe de enfermagem em relação as práticas de QVT hoje adotadas. Foi descritiva e exploratória, por finalidade prática. Em relação à classificação quanto aos meios define-se: estudo de caso, pesquisa de campo e bibliográfica. Para o alcance dos objetivos, foi realizada uma coleta de dados através de um questionário estruturado para os funcionários e entrevista semi estruturada com a gestora da empresa, para que na análise de dados as duas percepções pudessem ser comparadas. Pode-se concluir que a empresa, não possui práticas de QVT efetivas em ação, está em fase de expansão a 2 anos, porém busca atender as necessidades básicas dos funcionários, e mesmo não tendo um setor qualificado de gestão de pessoas algumas práticas são utilizadas para atender e melhorar as necessidades dos funcionários. Com base nos resultados dos indicadores de QVT apurados conclui-se que a empresa é vista positivamente pelos funcionários e influi de forma satisfatória a opinião dos funcionários, porém, novas práticas foram sugeridas e devem ser adotadas para manter a satisfação hoje encontrada e buscar resultados e posicionamentos mais positivos ao grupo no todo.The need welfare of employees has become increasingly explicit in organizations in order that the work has occupied a central place in people's lives. Studies on Quality of Life at Work (QWL) has been seeking to know the desires and wishes expected by those officials, collaborating with the management of people in the search for ways to provide them with greater satisfaction and motivation at work. With this foundation, it was set the aim of this study where we analyzed the perception of the AMU Medical Care nursing staff, a medical clinic located in Chapecó, regarding the QWL indicators that influence employee satisfaction and consequently in team motivation. The methodology applied as to the purposes was characterized as qualitative, quantitative and descriptive. Qualitative character by proposing to identify the management position, as the QWL practices today offered by the company, and then propose practices QWL, and quantitative character in seeking to identify the perception of the nursing team regarding the QWL practices adopted today. It was descriptive and exploratory, for practical purpose. In relation to the classification as to the means is defined: a case study, field research and literature. To achieve the goals, a collection of data was performed using a structured questionnaire for employees and semi structured interviews with the management of the company, so that the data analysis both perceptions could be compared. It can be concluded that the company, has no effective QWL practices in action, is in expansion phase to two years, but seeks to meet the basic needs of employees, and even not having a qualified industry personnel management some practices are used to meet and improve employee needs. Based on the results of established QWL indicators it is concluded that the company is viewed positively by employees and affects the satisfaction of the views of employees, however, new practices have been suggested and should be taken to maintain the satisfaction found today and get results and more positive positioning the group in whole.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-29T18:26:32Z No. of bitstreams: 1 SALES.pdf: 1309594 bytes, checksum: 1a37b4348f354c373a9271ef60598bd4 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-06T12:04:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SALES.pdf: 1309594 bytes, checksum: 1a37b4348f354c373a9271ef60598bd4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-06T12:04:15Z (GMT). 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