Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunkel, Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1632
Resumo: O consumo é necessário para que as pessoas adquiram produtos essenciais para a vida humana. Mas há pessoas que consomem quantidades que não precisam e/ou que nunca irão usar, tem-se aí característica de pessoas com Transtorno do Comprador Compulsivo (TCC). Vários autores afirmam que o gênero feminino possui maior propensão para possuir TCC. Dentre os produtos que as mulheres compram compulsivamente estão os cosméticos. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo verificar a relação entre a vaidade feminina e a compra compulsiva de cosméticos. A metodologia adotada foi a descritiva, do tipo transversal único e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa são todas as mulheres brasileiras com mais de 18 anos, usuárias do Facebook, e a amostragem é não probabilística. Para a realização do estudo, foi aplicada uma survey online, disponibilizada na rede social Facebook. O questionário foi subdividido em três blocos de perguntas, sendo que o primeiro refere-se a questionamentos relacionados ao perfil da respondente, o segundo é a Escala da Vaidade desenvolvida por Netemeyer, Burton e Lichtenstein (1995) e por fim a Escala da Compra Compulsiva adaptada de Faber e O‟Guinn (1992). Para a análise dos dados foram utilizados os softwares “Microsoft Office Excel 2010™” e “Statistical Package for the Social Sciences™ – SPSS 21.0” versão livre para testes. Foi realizada estatística descritiva, análise de dados cruzados e estatística inferencial por meio dos testes de hipóteses, a fim de verificar as hipóteses traçadas no modelo teórico da pesquisa. O perfil da amostra é caracterizado por ter idade média de 24,5 anos, majoritariamente são do estado do Rio Grande do Sul (91%), estudantes (43,9%), possuem ensino superior incompleto (57,8%), solteira (74,6%), ganha até 2 salários mínimos (47,4%), não possui filhos (83,2%), mora na zona urbana (77,5%) e possui cartão de crédito (53,8%). Como principais resultados, obteve-se que a maioria das respondentes é vaidosa (75,7%) e consumidoras normais (88,4%), sendo que estatisticamente não se pode afirmar que a vaidade influencia na compra compulsiva de cosméticos.
id UFFS_8cd8bc66405a5b04cc753c86adf6014c
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1632
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Visentini, Monize SâmaraDalcin, DionéiaOliveira, Fabricio Costa deKunkel, Cristina2015-11-252017-12-02T12:18:37Z2017-11-202017-12-02T12:18:37Z2015-11-25https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1632O consumo é necessário para que as pessoas adquiram produtos essenciais para a vida humana. Mas há pessoas que consomem quantidades que não precisam e/ou que nunca irão usar, tem-se aí característica de pessoas com Transtorno do Comprador Compulsivo (TCC). Vários autores afirmam que o gênero feminino possui maior propensão para possuir TCC. Dentre os produtos que as mulheres compram compulsivamente estão os cosméticos. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo verificar a relação entre a vaidade feminina e a compra compulsiva de cosméticos. A metodologia adotada foi a descritiva, do tipo transversal único e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa são todas as mulheres brasileiras com mais de 18 anos, usuárias do Facebook, e a amostragem é não probabilística. Para a realização do estudo, foi aplicada uma survey online, disponibilizada na rede social Facebook. O questionário foi subdividido em três blocos de perguntas, sendo que o primeiro refere-se a questionamentos relacionados ao perfil da respondente, o segundo é a Escala da Vaidade desenvolvida por Netemeyer, Burton e Lichtenstein (1995) e por fim a Escala da Compra Compulsiva adaptada de Faber e O‟Guinn (1992). Para a análise dos dados foram utilizados os softwares “Microsoft Office Excel 2010™” e “Statistical Package for the Social Sciences™ – SPSS 21.0” versão livre para testes. Foi realizada estatística descritiva, análise de dados cruzados e estatística inferencial por meio dos testes de hipóteses, a fim de verificar as hipóteses traçadas no modelo teórico da pesquisa. O perfil da amostra é caracterizado por ter idade média de 24,5 anos, majoritariamente são do estado do Rio Grande do Sul (91%), estudantes (43,9%), possuem ensino superior incompleto (57,8%), solteira (74,6%), ganha até 2 salários mínimos (47,4%), não possui filhos (83,2%), mora na zona urbana (77,5%) e possui cartão de crédito (53,8%). Como principais resultados, obteve-se que a maioria das respondentes é vaidosa (75,7%) e consumidoras normais (88,4%), sendo que estatisticamente não se pode afirmar que a vaidade influencia na compra compulsiva de cosméticos.Consumption is an usefull tool for people to acquire essential products for the human life. However, there are people who consume more than needed, or buy unnecessary quantities, these are characteristics of Compulsive Buying Disorder (CBD). It is stated by many authors that female gender is more susceptible to CBD. Cosmetics are among the products that women buy compulsively. Being that, this research aims to verify the relation between female vanity and the compulsive buying of cosmetics. A descriptive study was adopted as methodology, through an unique cross-sectional and quantitative approach. The study‟s population is defined by all brazilian women above 18 years old who are Facebook users, based on a no probabilistic sampling. To develop the study, an online survey was applied through the social network site Facebook. The questionnaire was divided into three block, the first block refers to profile‟s questions, second block was the Vanity Scale developed by Netemeyer, Burton and Lichtenstein (1995), at last, the Compulsive Buying Scale adapted from Faber and O‟Guinn (1992). Softwares Microsoft Office Excel 2010™ and Statistical Package for the Social Sciences™ – SPSS 21.0 were used to analyse data. A descriptive statistics was developed along with an analysis of cross-sectional data and statistical inference by hypothesis tests in order to investigate the hypothesis created to the research theoretical model. Characteristics of the sample profile show a medium age of 24,5 years old, on its majority from Rio Grande do Sul state (57,8%), student (43,9%), with incomplete higher education (57,8%), single (74,6%), earning up to 2 minimum salary (47,4%), with no children (83,2%), living at urban zone (77,5%) and owning a credit card (53,8%). As the leading results, the majority of respondents presented to be vain (75,7%) and ordinary consumers (88,4%), therefore, statistically, it can not be proven that vanity influences the compulsive buying of cosmetics.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-20T18:20:27Z No. of bitstreams: 1 KUNKEL.pdf: 1343678 bytes, checksum: b74c39eae4ab5555d32eb35395d7625a (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:18:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUNKEL.pdf: 1343678 bytes, checksum: b74c39eae4ab5555d32eb35395d7625a (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-02T12:18:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KUNKEL.pdf: 1343678 bytes, checksum: b74c39eae4ab5555d32eb35395d7625a (MD5) Previous issue date: 2015-11-25porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoCosméticosRedes sociaisTranstorno do Comprador CompulsivoConsumidores compulsivosGênero femininoMulheres brasileirasEstudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1632/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALKUNKEL.pdfKUNKEL.pdfapplication/pdf1343678https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1632/1/KUNKEL.pdfb74c39eae4ab5555d32eb35395d7625aMD51prefix/16322018-10-29 10:44:58.403oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242018-10-29T12:44:58Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
title Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
spellingShingle Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
Kunkel, Cristina
Cosméticos
Redes sociais
Transtorno do Comprador Compulsivo
Consumidores compulsivos
Gênero feminino
Mulheres brasileiras
title_short Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
title_full Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
title_fullStr Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
title_full_unstemmed Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
title_sort Estudo da vaidade feminina e sua influência no consumo compulsivo de cosméticos
author Kunkel, Cristina
author_facet Kunkel, Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Visentini, Monize Sâmara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Fabricio Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunkel, Cristina
contributor_str_mv Visentini, Monize Sâmara
Dalcin, Dionéia
Oliveira, Fabricio Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Cosméticos
Redes sociais
Transtorno do Comprador Compulsivo
Consumidores compulsivos
Gênero feminino
Mulheres brasileiras
topic Cosméticos
Redes sociais
Transtorno do Comprador Compulsivo
Consumidores compulsivos
Gênero feminino
Mulheres brasileiras
description O consumo é necessário para que as pessoas adquiram produtos essenciais para a vida humana. Mas há pessoas que consomem quantidades que não precisam e/ou que nunca irão usar, tem-se aí característica de pessoas com Transtorno do Comprador Compulsivo (TCC). Vários autores afirmam que o gênero feminino possui maior propensão para possuir TCC. Dentre os produtos que as mulheres compram compulsivamente estão os cosméticos. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo verificar a relação entre a vaidade feminina e a compra compulsiva de cosméticos. A metodologia adotada foi a descritiva, do tipo transversal único e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa são todas as mulheres brasileiras com mais de 18 anos, usuárias do Facebook, e a amostragem é não probabilística. Para a realização do estudo, foi aplicada uma survey online, disponibilizada na rede social Facebook. O questionário foi subdividido em três blocos de perguntas, sendo que o primeiro refere-se a questionamentos relacionados ao perfil da respondente, o segundo é a Escala da Vaidade desenvolvida por Netemeyer, Burton e Lichtenstein (1995) e por fim a Escala da Compra Compulsiva adaptada de Faber e O‟Guinn (1992). Para a análise dos dados foram utilizados os softwares “Microsoft Office Excel 2010™” e “Statistical Package for the Social Sciences™ – SPSS 21.0” versão livre para testes. Foi realizada estatística descritiva, análise de dados cruzados e estatística inferencial por meio dos testes de hipóteses, a fim de verificar as hipóteses traçadas no modelo teórico da pesquisa. O perfil da amostra é caracterizado por ter idade média de 24,5 anos, majoritariamente são do estado do Rio Grande do Sul (91%), estudantes (43,9%), possuem ensino superior incompleto (57,8%), solteira (74,6%), ganha até 2 salários mínimos (47,4%), não possui filhos (83,2%), mora na zona urbana (77,5%) e possui cartão de crédito (53,8%). Como principais resultados, obteve-se que a maioria das respondentes é vaidosa (75,7%) e consumidoras normais (88,4%), sendo que estatisticamente não se pode afirmar que a vaidade influencia na compra compulsiva de cosméticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-02T12:18:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-20
2017-12-02T12:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1632
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1632/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1632/1/KUNKEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b74c39eae4ab5555d32eb35395d7625a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765384374517760