Construção de um simulador de realidade aumentada para aplicação na engenharia ambiental e sanitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Lucas Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4203
Resumo: O entendimento e a percepção sobre meio físico natural, relevo e suas formas é de fundamental importância para o Engenheiro Ambiental e Sanitarista no desenvolvimento de seus estudos. A aprendizagem dos conceitos relacionados às formas de relevo é de complexa compreensão, pois na maior parte das vezes são apresentadas em mapas bidimensionais, inibindo conexões importantes durante o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, surge o simulador de relevo de Realidade Aumentada, o qual une o meio físico natural com o meio abstrato, possibilitando que o usuário crie modelos topográficos na areia, e em tempo real, gerando uma representação 3D com linhas de contorno topográficas projetadas sobre as formas de relevo modeladas. O objetivo desse estudo foi de apresentar e aplicar um sistema de realidade aumentada integrada em tempo real oportunizando criar modelos morfológicos tridimensionais manualmente em uma caixa de areia. O simulador de relevo de Realidade Aumentada, buscou representar de forma didática o relevo de um modo geral, também sendo possível simular o movimento da água fluindo através de canais e encostas das áreas com topografia mais elevada para as baixadas de uma bacia de drenagem. O trabalho justifica-se pelas potencialidades de interação e imersão que Sistemas de Realidade Aumentada oferecem. A caixa de areia de realidade aumentada foi montada no laboratório de Topografia e Geoprocessamento da UFFS, campus Cerro Largo/RS, a metodologia do estudo está baseada no protótipo desenvolvido inicialmente pela Universidade da California – campus de Davis. Utilizando esta tecnologia espera-se contribuir com o entendimento das formas de relevo e incentivar o estudo da área ambiental relacionando as formas de relevo e as modificações do ambiente ao longo do tempo. Após realizar algumas simulações, pôde-se concluir que a caixa de areia de realidade aumentada mostra-se como um grande potencial para melhorar o entendimento sobre o meio físico natural.
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O objetivo desse estudo foi de apresentar e aplicar um sistema de realidade aumentada integrada em tempo real oportunizando criar modelos morfológicos tridimensionais manualmente em uma caixa de areia. O simulador de relevo de Realidade Aumentada, buscou representar de forma didática o relevo de um modo geral, também sendo possível simular o movimento da água fluindo através de canais e encostas das áreas com topografia mais elevada para as baixadas de uma bacia de drenagem. O trabalho justifica-se pelas potencialidades de interação e imersão que Sistemas de Realidade Aumentada oferecem. A caixa de areia de realidade aumentada foi montada no laboratório de Topografia e Geoprocessamento da UFFS, campus Cerro Largo/RS, a metodologia do estudo está baseada no protótipo desenvolvido inicialmente pela Universidade da California – campus de Davis. Utilizando esta tecnologia espera-se contribuir com o entendimento das formas de relevo e incentivar o estudo da área ambiental relacionando as formas de relevo e as modificações do ambiente ao longo do tempo. Após realizar algumas simulações, pôde-se concluir que a caixa de areia de realidade aumentada mostra-se como um grande potencial para melhorar o entendimento sobre o meio físico natural.The understanding and perception of the natural physical environment, relief and its forms is of fundamental importance for the Environmental and Sanitary Engineer in the development of his studies. The learning of concepts related to forms of relief is complex to understand, as most of the time they are presented on two-dimensional maps, inhibiting important connections during the teaching and learning process. In view of this, the Augmented Reality relief simulator appears, which unites the natural physical environment with the abstract environment, allowing the user to create topographic models in the sand, and in real time, generating a 3D representation with topographic contour lines projected on the modeled landforms. The objective of this study was to present and apply an augmented reality system integrated in real time, making it possible to create three-dimensional morphological models manually in a sandbox. The Augmented Reality relief simulator sought to represent relief in a didactic way in general, and it is also possible to simulate the movement of water flowing through channels and slopes from areas with higher topography to the bottom of a drainage basin. The work is justified by the potential for interaction and immersion that Augmented Reality Systems offer. The augmented reality sandbox was assembled at the UFFS Topography and Geoprocessing laboratory, campus Cerro Largo / RS, the study methodology is based on the prototype initially developed by the University of California - Davis campus. Using this technology, we hope to contribute with the understanding of landforms and encourage the study of the environmental area by relating landforms and changes in the environment over time. After carrying out some simulations, it was concluded that the augmented reality sandbox shows itself as a great potential to improve the understanding of the natural physical environment.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-31T18:06:48Z No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 3857025 bytes, checksum: 0a45e00a0352f1f98b052d62a2df4310 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-31T18:26:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 3857025 bytes, checksum: 0a45e00a0352f1f98b052d62a2df4310 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-31T18:26:25Z (GMT). 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