Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1617 |
Resumo: | O cenário atual em que as organizações estão inseridas passa por diversas mudanças que podem afetar diretamente a vida do trabalhador. Surge então o grande desafio para que as empresas consigam manter eficiência e eficácia ao mesmo tempo em que possam disponibilizar uma estrutura em que o trabalhador se sinta satisfeito e motivado com o trabalho (BARBOSA PINTO; VILAS BOAS; PEREIRA, 2013). Nesse sentido, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) passa a obter maior espaço dentro das organizações, bem como nos meios acadêmicos. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos funcionários da empresa Cerro Largo Transportes Coletivos – Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho. Procurou-se identificar respostas sobre a questão problema: qual é a percepção dos funcionários da empresa Cerro Largo – Transportes Coletivos Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho? Para que o objetivo proposto pudesse ser atingido e o problema do estudo fosse respondido, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi entregue aos dez funcionários que concordaram em participar espontaneamente da pesquisa para que os mesmos o respondessem em horários pertinentes. O questionário utilizado, sem alterações, foi originalmente elaborado por Limongi-França (1996). Após coletados, os dados foram interpretados e analisados, e com a utilização do Microsoft Excel®, foram criadas tabelas para facilitar a visualização dos dados, e também foram extraídas a porcentagem e a média para facilitar a compreensão dos resultados. Constatou-se que os aspectos biopsicossociais considerados satisfatórios pelos respondentes foram os sociais e biológicos, sendo que o primeiro obteve maior média de satisfação que correspondeu a 8,1. Os aspectos considerados insatisfatórios foram os psicológicos e organizacionais, nos quais as médias de satisfação corresponderam, respectivamente, a 4,7 e 4,3, ou seja, o último obteve menor média de satisfação. A maioria dos respondentes relacionou a QVT à condição de saúde, e quanto ao estado pessoal de QVT, os respondentes demonstraram-se insatisfeitos quanto ao stress pessoal. As ocorrências de saúde-doença constatadas foram em pequena escala, sendo a mais relatada pelos entrevistados a utilização de remédios para dores específicas. Os respondentes em sua maioria acreditaram que a presente pesquisa pode contribuir para futuras ações em melhorias desenvolvidas pela empresa em termos de QVT. Os resultados encontrados evidenciaram que os funcionários da empresa estudada não se encontravam totalmente satisfeitos em relação aos aspectos biopsicossociais da QVT, o que também foi evidenciado em diversas pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (Paixão e Souza, 2013; Constantino et al., 2009; Diniz de Sá et al., 2007; Bastos, Souza, e Costa, 2006), que possuíam temas semelhantes de estudo. |
id |
UFFS_96a301080a63368d7eb6d6060337ff67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1617 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Dill, Rodrigo PranteScherer, LucianaOliveira, Fabricio Costa deAnschau, Bruna Laís2015-12-092017-11-27T11:18:26Z2017-11-202017-11-27T11:18:26Z2015-12-09https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1617O cenário atual em que as organizações estão inseridas passa por diversas mudanças que podem afetar diretamente a vida do trabalhador. Surge então o grande desafio para que as empresas consigam manter eficiência e eficácia ao mesmo tempo em que possam disponibilizar uma estrutura em que o trabalhador se sinta satisfeito e motivado com o trabalho (BARBOSA PINTO; VILAS BOAS; PEREIRA, 2013). Nesse sentido, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) passa a obter maior espaço dentro das organizações, bem como nos meios acadêmicos. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos funcionários da empresa Cerro Largo Transportes Coletivos – Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho. Procurou-se identificar respostas sobre a questão problema: qual é a percepção dos funcionários da empresa Cerro Largo – Transportes Coletivos Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho? Para que o objetivo proposto pudesse ser atingido e o problema do estudo fosse respondido, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi entregue aos dez funcionários que concordaram em participar espontaneamente da pesquisa para que os mesmos o respondessem em horários pertinentes. O questionário utilizado, sem alterações, foi originalmente elaborado por Limongi-França (1996). Após coletados, os dados foram interpretados e analisados, e com a utilização do Microsoft Excel®, foram criadas tabelas para facilitar a visualização dos dados, e também foram extraídas a porcentagem e a média para facilitar a compreensão dos resultados. Constatou-se que os aspectos biopsicossociais considerados satisfatórios pelos respondentes foram os sociais e biológicos, sendo que o primeiro obteve maior média de satisfação que correspondeu a 8,1. Os aspectos considerados insatisfatórios foram os psicológicos e organizacionais, nos quais as médias de satisfação corresponderam, respectivamente, a 4,7 e 4,3, ou seja, o último obteve menor média de satisfação. A maioria dos respondentes relacionou a QVT à condição de saúde, e quanto ao estado pessoal de QVT, os respondentes demonstraram-se insatisfeitos quanto ao stress pessoal. As ocorrências de saúde-doença constatadas foram em pequena escala, sendo a mais relatada pelos entrevistados a utilização de remédios para dores específicas. Os respondentes em sua maioria acreditaram que a presente pesquisa pode contribuir para futuras ações em melhorias desenvolvidas pela empresa em termos de QVT. Os resultados encontrados evidenciaram que os funcionários da empresa estudada não se encontravam totalmente satisfeitos em relação aos aspectos biopsicossociais da QVT, o que também foi evidenciado em diversas pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (Paixão e Souza, 2013; Constantino et al., 2009; Diniz de Sá et al., 2007; Bastos, Souza, e Costa, 2006), que possuíam temas semelhantes de estudo.The current scenario in which organizations are inserted goes through various changes that can directly affect the employee's life. Then comes the big challenge for companies to be able to maintain efficiency and effectiveness at the same time that can provide a structure in which the employee feels satisfied and motivated with the job (BARBOSA PINTO; VILAS BOAS; PEREIRA, 2013). In this sense, the Quality of Life at Work (QLW, QVT in Portuguese) starts to get more space inside the organizations, as well as in academic circles. This study aimed to identify the perception of employees at Cerro Largo Collective Transport Company- Ltda regarding the quality of life at work. We searched to identify answers about the problem- question: what is the perception of the employees of the Cerro Largo Collective Transport Company - Ltda regarding the quality of life at work? In order for the proposed objective be reached and the problem of study be answered, we used qualitative research, the data collection instrument used was the questionnaire, which was delivered to the ten employees who agreed to voluntarily participate in the research so that they could respond in the relevant schedules. The used questionnaire, unchanged, was originally drafted by Limongi-France (1996). Once collected, the data were interpreted and analyzed, and by using Microsoft Excel®, tables were created to facilitate the visualization of data, and have also been drawn the percentage and average to facilitate the understanding of the results. It was found that the biopsychosocial aspects considered satisfactory by respondents were the social and biological, being the first the one which obtained the highest average in satisfaction that corresponded to 8.1. The aspects considered unsatisfactory were the psychological and the organizational, where the average in satisfaction corresponded, respectively, to 4.7 and 4.3, ie, the last one had lower satisfaction average. Most of the respondents linked the QLW to the health condition, and about the personal state of QLW, the respondents showed themselves dissatisfied about the personal stress. The observed health-disease events were on a small scale, being the most reported by respondents the use of drugs for specific pain. Respondents mostly believe that this research may contribute to future actions in improvements developed by the company in terms of QLW. The results showed that employees of the studied company were not fully satisfied in relation to biopsychosocial aspects of QLW, which was also demonstrated in several published researches at the National Meeting of Graduate Programs in Management (Paixão e Souza, 2013; Constantino et al, 2009;. Diniz de Sá et al, 2007;. Bastos, Souza, e Costa, 2006), which had similar themes of study.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-20T17:28:13Z No. of bitstreams: 1 ANSCHAU.pdf: 1112511 bytes, checksum: a037ba385eba21b97e94301503dc76b5 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-27T11:18:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANSCHAU.pdf: 1112511 bytes, checksum: a037ba385eba21b97e94301503dc76b5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-27T11:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANSCHAU.pdf: 1112511 bytes, checksum: a037ba385eba21b97e94301503dc76b5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoRecursos humanosVida do empregadoMotivação organizacionalCerro Largo (RS)Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1617/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALANSCHAU.pdfANSCHAU.pdfapplication/pdf1112511https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1617/1/ANSCHAU.pdfa037ba385eba21b97e94301503dc76b5MD51prefix/16172021-11-16 16:44:23.66oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-16T18:44:23Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
title |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
spellingShingle |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho Anschau, Bruna Laís Recursos humanos Vida do empregado Motivação organizacional Cerro Largo (RS) |
title_short |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
title_full |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
title_fullStr |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
title_full_unstemmed |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
title_sort |
Avaliação da percepção dos funcionários da Empresa Cerro Largo Transportes Coletivos - Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho |
author |
Anschau, Bruna Laís |
author_facet |
Anschau, Bruna Laís |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dill, Rodrigo Prante |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Scherer, Luciana |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Fabricio Costa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anschau, Bruna Laís |
contributor_str_mv |
Dill, Rodrigo Prante Scherer, Luciana Oliveira, Fabricio Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos humanos Vida do empregado Motivação organizacional Cerro Largo (RS) |
topic |
Recursos humanos Vida do empregado Motivação organizacional Cerro Largo (RS) |
description |
O cenário atual em que as organizações estão inseridas passa por diversas mudanças que podem afetar diretamente a vida do trabalhador. Surge então o grande desafio para que as empresas consigam manter eficiência e eficácia ao mesmo tempo em que possam disponibilizar uma estrutura em que o trabalhador se sinta satisfeito e motivado com o trabalho (BARBOSA PINTO; VILAS BOAS; PEREIRA, 2013). Nesse sentido, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) passa a obter maior espaço dentro das organizações, bem como nos meios acadêmicos. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos funcionários da empresa Cerro Largo Transportes Coletivos – Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho. Procurou-se identificar respostas sobre a questão problema: qual é a percepção dos funcionários da empresa Cerro Largo – Transportes Coletivos Ltda em relação à qualidade de vida no trabalho? Para que o objetivo proposto pudesse ser atingido e o problema do estudo fosse respondido, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi entregue aos dez funcionários que concordaram em participar espontaneamente da pesquisa para que os mesmos o respondessem em horários pertinentes. O questionário utilizado, sem alterações, foi originalmente elaborado por Limongi-França (1996). Após coletados, os dados foram interpretados e analisados, e com a utilização do Microsoft Excel®, foram criadas tabelas para facilitar a visualização dos dados, e também foram extraídas a porcentagem e a média para facilitar a compreensão dos resultados. Constatou-se que os aspectos biopsicossociais considerados satisfatórios pelos respondentes foram os sociais e biológicos, sendo que o primeiro obteve maior média de satisfação que correspondeu a 8,1. Os aspectos considerados insatisfatórios foram os psicológicos e organizacionais, nos quais as médias de satisfação corresponderam, respectivamente, a 4,7 e 4,3, ou seja, o último obteve menor média de satisfação. A maioria dos respondentes relacionou a QVT à condição de saúde, e quanto ao estado pessoal de QVT, os respondentes demonstraram-se insatisfeitos quanto ao stress pessoal. As ocorrências de saúde-doença constatadas foram em pequena escala, sendo a mais relatada pelos entrevistados a utilização de remédios para dores específicas. Os respondentes em sua maioria acreditaram que a presente pesquisa pode contribuir para futuras ações em melhorias desenvolvidas pela empresa em termos de QVT. Os resultados encontrados evidenciaram que os funcionários da empresa estudada não se encontravam totalmente satisfeitos em relação aos aspectos biopsicossociais da QVT, o que também foi evidenciado em diversas pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (Paixão e Souza, 2013; Constantino et al., 2009; Diniz de Sá et al., 2007; Bastos, Souza, e Costa, 2006), que possuíam temas semelhantes de estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-27T11:18:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-20 2017-11-27T11:18:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1617 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Cerro Largo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1617/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1617/1/ANSCHAU.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b a037ba385eba21b97e94301503dc76b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094600867971072 |