Cultura corporal na infância : compreensões sobre o espaço da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talaska, Tatiane Daiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1625
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, com requisito para obtenção do título de Pedagogia. Tendo como foco principal a discussão em torno da Educação Física na Educação Infantil, buscando compreender e discutir a formação da criança neste nível de ensino. Para isso optou-se por uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levando em consideração o surgimento da Educação Física e suas tendências no decorrer das décadas, bem como a evolução da Educação Infantil. Em seguida, analisou-se o perfil das instituições escolares, as concepções de ensino e a organização das políticas educacionais para a infância, principalmente nas duas últimas décadas, observando as perspectivas, objetivos da Educação Infantil nos documentos que orientam esta modalidade e a importância do desenvolvimento da cultura corporal. Acredita-se que tanto o pedagogo como professor de educação física podem e devem trabalhar juntos, visando o desenvolvimento pleno e integral de seus alunos. O reconhecimento da educação infantil como componente da Educação Básica, portanto um direito universal tem promovido a procura por vagas e a expansão das redes de ensino. Consequentemente, entendemos como importante a qualificação do debate e das práticas pedagógicas que envolvem esta modalidade de ensino.
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Em seguida, analisou-se o perfil das instituições escolares, as concepções de ensino e a organização das políticas educacionais para a infância, principalmente nas duas últimas décadas, observando as perspectivas, objetivos da Educação Infantil nos documentos que orientam esta modalidade e a importância do desenvolvimento da cultura corporal. Acredita-se que tanto o pedagogo como professor de educação física podem e devem trabalhar juntos, visando o desenvolvimento pleno e integral de seus alunos. O reconhecimento da educação infantil como componente da Educação Básica, portanto um direito universal tem promovido a procura por vagas e a expansão das redes de ensino. Consequentemente, entendemos como importante a qualificação do debate e das práticas pedagógicas que envolvem esta modalidade de ensino.This study was developed as Work Course Conclusion, with requisite for obtaining the title of Pedagogy. With the main focus the discussion of physical education in kindergarten, trying to understand and discuss the formation of the child in this level of education. For this it was decided by a bibliographical and documentary research study, taking into account the emergence of Physical Education and its trends over the decades, and the development of early childhood education. Then analyzed the profile of educational institutions, educational concepts and the organization of educational policies for children, especially in the last two decades, noting the outlook, objectives of early childhood education in the documents that guide this type and importance of development of body culture. It’s a believed that both the teacher and physical education teacher can and should work together, aiming at full and integral development of its students. The recognition of early childhood education as basic education component, so as a universal right has promoted the search for places and the expansion of school systems. Consequently, we understand how important the qualification of the debate and pedagogical practices that involve this type of education.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-11-30T11:11:52Z No. of bitstreams: 1 TALASKA.pdf: 721764 bytes, checksum: 27ebef720225b92931b76bbb452d024a (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:16:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TALASKA.pdf: 721764 bytes, checksum: 27ebef720225b92931b76bbb452d024a (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-02T12:16:03Z (GMT). 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