A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6251 |
Resumo: | Diante de várias indagações por parte do movimento negro acerca da contribuição do negro na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo estudar a cultura afro-brasileira como subsídio para abordagem da cultura corporal nas aulas de educação física. Portanto, apresentaremos a sua importância de desenvolver atividade nesta perspectiva na cultura corporal nas aulas de educação física, utilizando de livros, artigos e outras formas impressas e segmentos de estudos da cultura afro-brasileira. Espera-se, com esta pesquisa, que o conhecimento sobre a cultura afro - brasileira possa despertar a consciência do educando e a reflexão crítica a cerca da pratica pedagógica dos profissionais de educação física. A cultura propicia ao individuo as experiências, vivências e varias formas de conhecer o mundo, as particularidades e semelhanças construídas pelos seres humanos ao longo do processo histórico e social. É por meio da cultura que se estipulam regras, e se constrói valores e significações que possibilitam o contato e a comunicação entre os indivíduos, além de proporcionar ao individuo adaptações ao meio em que vive ou diferentes meios sociais. SANTOS ( 2003) diz que Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. O mesmo autor ainda diz que há uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro. Diante desse pressuposto é fundamental atentarmos para a cultura afro – brasileira que muito contribuiu para a formação da cultura da sociedade brasileira, pois não podemos deixar que a herança africana caia no esquecimento, muitas vezes mascarada e marginalizada frente a contribuição dos europeus. Durante muito tempo a escravidão, assim como a historia, a cultura e a religião dos negros tanto africanos, quanto afrobrasileira foi abordado, e estudada a partir da ótica do modelo europeu. Isso produziu um quadro ruim para os afro-descendentes em todas as áreas da sociedade brasileira como no trabalho, saúde, educação, moradia e nos meios de lazer. A cultura européia como cultura hegemônica é tão influente e marcante que até há pouco tempo o próprio afro - descendente ignorava sua herança cultural africana, tendo como ideal exclusivo os valores europeus. Há muito já se percebeu que a diversidade cultural, o fato de o Brasil ser uma pais mestiço, em que povos se misturam, pretos, brancos, amarelos, índios, representa uma grande riqueza sobretudo cultural. Sendo assim é importante mostrar as contribuições marcantes de uma cultura que até hoje exerce grande influência em nossa sociedade, nesse aspecto, podemos destacar a religiosidade, a música que ecoa no mundo todo, o tipo físico do brasileiro, a culinária e a capoeira, exemplos da contribuição da cultura africana para a cultura brasileira. Nesse contexto é fundamental que a cultura afro-brasileira seja um subsidio à cultura corporal e que possa ser entendida como ação indispensável nas aulas de educação física, na qual os alunos vivenciam as diferentes manifestações culturais e corporais. Podemos concluir que o intuito desta pesquisa é subsidiar a cultura afro-brasileira, no contexto da cultura corporal nas aulas de educação física, como arcabouço teórico da cultura popular, num momento histórico onde o educando e educadores estão imersos em transformações culturais relacionadas ao movimento corporal. Esse movimento de certa forma, demonstra uma nova reestruturação das ações humanas no âmbito escolar, dando uma nova significação a disciplina de educação física. |
id |
UNICESU-1_660800adc87382348b4d2cf98605646b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6251 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICACultura afro-brasileiraCultura corporalEducação físicaDiante de várias indagações por parte do movimento negro acerca da contribuição do negro na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo estudar a cultura afro-brasileira como subsídio para abordagem da cultura corporal nas aulas de educação física. Portanto, apresentaremos a sua importância de desenvolver atividade nesta perspectiva na cultura corporal nas aulas de educação física, utilizando de livros, artigos e outras formas impressas e segmentos de estudos da cultura afro-brasileira. Espera-se, com esta pesquisa, que o conhecimento sobre a cultura afro - brasileira possa despertar a consciência do educando e a reflexão crítica a cerca da pratica pedagógica dos profissionais de educação física. A cultura propicia ao individuo as experiências, vivências e varias formas de conhecer o mundo, as particularidades e semelhanças construídas pelos seres humanos ao longo do processo histórico e social. É por meio da cultura que se estipulam regras, e se constrói valores e significações que possibilitam o contato e a comunicação entre os indivíduos, além de proporcionar ao individuo adaptações ao meio em que vive ou diferentes meios sociais. SANTOS ( 2003) diz que Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. O mesmo autor ainda diz que há uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro. Diante desse pressuposto é fundamental atentarmos para a cultura afro – brasileira que muito contribuiu para a formação da cultura da sociedade brasileira, pois não podemos deixar que a herança africana caia no esquecimento, muitas vezes mascarada e marginalizada frente a contribuição dos europeus. Durante muito tempo a escravidão, assim como a historia, a cultura e a religião dos negros tanto africanos, quanto afrobrasileira foi abordado, e estudada a partir da ótica do modelo europeu. Isso produziu um quadro ruim para os afro-descendentes em todas as áreas da sociedade brasileira como no trabalho, saúde, educação, moradia e nos meios de lazer. A cultura européia como cultura hegemônica é tão influente e marcante que até há pouco tempo o próprio afro - descendente ignorava sua herança cultural africana, tendo como ideal exclusivo os valores europeus. Há muito já se percebeu que a diversidade cultural, o fato de o Brasil ser uma pais mestiço, em que povos se misturam, pretos, brancos, amarelos, índios, representa uma grande riqueza sobretudo cultural. Sendo assim é importante mostrar as contribuições marcantes de uma cultura que até hoje exerce grande influência em nossa sociedade, nesse aspecto, podemos destacar a religiosidade, a música que ecoa no mundo todo, o tipo físico do brasileiro, a culinária e a capoeira, exemplos da contribuição da cultura africana para a cultura brasileira. Nesse contexto é fundamental que a cultura afro-brasileira seja um subsidio à cultura corporal e que possa ser entendida como ação indispensável nas aulas de educação física, na qual os alunos vivenciam as diferentes manifestações culturais e corporais. Podemos concluir que o intuito desta pesquisa é subsidiar a cultura afro-brasileira, no contexto da cultura corporal nas aulas de educação física, como arcabouço teórico da cultura popular, num momento histórico onde o educando e educadores estão imersos em transformações culturais relacionadas ao movimento corporal. Esse movimento de certa forma, demonstra uma nova reestruturação das ações humanas no âmbito escolar, dando uma nova significação a disciplina de educação física.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T14:26:46Z2020-10-06T14:26:46Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6251porREIS, Vagner FerreiraPEREIRA, Jacqueline da Silva Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-31T20:40:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6251Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-31T20:40:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA REIS, Vagner Ferreira Cultura afro-brasileira Cultura corporal Educação física |
title_short |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
REIS, Vagner Ferreira |
author_facet |
REIS, Vagner Ferreira PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Vagner Ferreira PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Cultura corporal Educação física |
topic |
Cultura afro-brasileira Cultura corporal Educação física |
description |
Diante de várias indagações por parte do movimento negro acerca da contribuição do negro na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo estudar a cultura afro-brasileira como subsídio para abordagem da cultura corporal nas aulas de educação física. Portanto, apresentaremos a sua importância de desenvolver atividade nesta perspectiva na cultura corporal nas aulas de educação física, utilizando de livros, artigos e outras formas impressas e segmentos de estudos da cultura afro-brasileira. Espera-se, com esta pesquisa, que o conhecimento sobre a cultura afro - brasileira possa despertar a consciência do educando e a reflexão crítica a cerca da pratica pedagógica dos profissionais de educação física. A cultura propicia ao individuo as experiências, vivências e varias formas de conhecer o mundo, as particularidades e semelhanças construídas pelos seres humanos ao longo do processo histórico e social. É por meio da cultura que se estipulam regras, e se constrói valores e significações que possibilitam o contato e a comunicação entre os indivíduos, além de proporcionar ao individuo adaptações ao meio em que vive ou diferentes meios sociais. SANTOS ( 2003) diz que Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. O mesmo autor ainda diz que há uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro. Diante desse pressuposto é fundamental atentarmos para a cultura afro – brasileira que muito contribuiu para a formação da cultura da sociedade brasileira, pois não podemos deixar que a herança africana caia no esquecimento, muitas vezes mascarada e marginalizada frente a contribuição dos europeus. Durante muito tempo a escravidão, assim como a historia, a cultura e a religião dos negros tanto africanos, quanto afrobrasileira foi abordado, e estudada a partir da ótica do modelo europeu. Isso produziu um quadro ruim para os afro-descendentes em todas as áreas da sociedade brasileira como no trabalho, saúde, educação, moradia e nos meios de lazer. A cultura européia como cultura hegemônica é tão influente e marcante que até há pouco tempo o próprio afro - descendente ignorava sua herança cultural africana, tendo como ideal exclusivo os valores europeus. Há muito já se percebeu que a diversidade cultural, o fato de o Brasil ser uma pais mestiço, em que povos se misturam, pretos, brancos, amarelos, índios, representa uma grande riqueza sobretudo cultural. Sendo assim é importante mostrar as contribuições marcantes de uma cultura que até hoje exerce grande influência em nossa sociedade, nesse aspecto, podemos destacar a religiosidade, a música que ecoa no mundo todo, o tipo físico do brasileiro, a culinária e a capoeira, exemplos da contribuição da cultura africana para a cultura brasileira. Nesse contexto é fundamental que a cultura afro-brasileira seja um subsidio à cultura corporal e que possa ser entendida como ação indispensável nas aulas de educação física, na qual os alunos vivenciam as diferentes manifestações culturais e corporais. Podemos concluir que o intuito desta pesquisa é subsidiar a cultura afro-brasileira, no contexto da cultura corporal nas aulas de educação física, como arcabouço teórico da cultura popular, num momento histórico onde o educando e educadores estão imersos em transformações culturais relacionadas ao movimento corporal. Esse movimento de certa forma, demonstra uma nova reestruturação das ações humanas no âmbito escolar, dando uma nova significação a disciplina de educação física. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T14:26:46Z 2020-10-06T14:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6251 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098705120657408 |