Ensino médio inovador: a vida da política educacional em diálogo com a palavra das escolas de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2130 |
Resumo: | Considerando os desafios do Ensino Médio (EM), com ênfase em suas especificidades, trazemos como nosso problema de investigação a reflexão sistemática acerca das singularidades do Ensino Médio Inovador (EMI), pensada por meio dos textos nos cadernos elaborados pelos professores, participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), em Santa Catarina. Assim, o objetivo de nossa pesquisa é estudar a política do EMI, em diálogo com as elaborações dos professores, nos textos dos cadernos do PNEM de (SC), com vistas a refletir acerca da contribuição da política do EMI, na configuração das singularidades do EM. O método de investigação compreende pesquisa bibliográfica e documental, apoiada em Morin, Moll, Nóvoa, Cuche, Enguita e Vygotsky, envolvendo as políticas do EMI, Mais Educação, PNEM e PRC. Esses aportes são tensionados em diálogo com os textos dos professores das escolas de EM de SC, elaborados no contexto do PNEM. A metodologia para a leitura dos documentos da política e dos textos elaborados é baseada na Análise de Conteúdo, estudada por Roque Moraes (1999). A dissertação da pesquisa está organizada apresentando a trajetória histórica do EM no Brasil, no intuito de entender esse complexo educativo, na relação com o EMI, em suas singularidades. Problematiza as políticas públicas para o EM e as políticas específicas para o EMI, em SC e no Brasil, para compor um panorama do contexto investigado. Também, conceitualiza e discute as noções destacadas pelos professores, nos textos dos cadernos do PNEM, refletindo sobre as singularidades do EM e nessa problemática, os desafios do EMI. Para tanto, toma à priori as noções de Interdisciplinaridade, Juventudes e Cultura, para tecer o percurso analítico. A partir da leitura dos documentos da política e dos textos dos professores, articulamos, à posteriori, as noções de Papel do Professor e Função Social da Escola. A pesquisa permite indicar que o EMI é uma política educacional que apreende singularidades do EM, no que se refere à educação integral e emancipatória. |
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A partir da leitura dos documentos da política e dos textos dos professores, articulamos, à posteriori, as noções de Papel do Professor e Função Social da Escola. A pesquisa permite indicar que o EMI é uma política educacional que apreende singularidades do EM, no que se refere à educação integral e emancipatória.Considering the challenges of High School, with an emphasis on its specificities, we bring as our research problem the systematic reflection about the singularities of the Innovative High School (EMI), thought through the texts in the notebooks prepared by the teachers, participants in the PNEM - National Pact by the Strengthening of Secondary Education, in Santa Catarina. Thus, the objective of our research is to study the EMI policy, in dialogue with the teachers' elaborations, in the texts of the PNEM (SC), with a view to reflect on the contribution of the EMI policy, in the configuration of the singularities of the High school. The research method comprises bibliographic and documentary research, supported by Morin, Moll, Nóvoa, Cuche, Enguita and Vigotsky, involving the policies of EMI, More Education, PNEM and PRC. These contributions are stressed in dialogue with the texts of the teachers of the MS schools of SC, elaborated in the context of the PNEM. The methodology for reading policy documents and texts is based on Content Analysis, studied by Roque Moraes (1999). The dissertation of the research is organized presenting the historical trajectory of the High School in Brazil, in order to understand this educational complex, in the relationship with the EMI, in its singularities. It problematizes the public policies for High School and the specific policies for the Innovative High School, in SC and Brazil, to compose a panorama of the investigated context. Also, it conceptualizes and discusses the notions highlighted by the teachers in the texts of the PNEM, reflecting on the singularities of the MS and in this problematic, the challenges of the EMI. To do so, it takes a priori the notions of Interdisciplinarity, Youth and Culture, to weave the analytical course. From the reading of the policy documents and the texts of the teachers, we articulate, a posteriori, the notions of Teacher's Role and Social Function of the School. The research allows to indicate that the EMI is an educational policy that apprehends singularities of the MS, in what refers to integral and emancipatory education.Submitted by ADAIR PERDOMO FALCÃO (adair.falcao@uffs.edu.br) on 2018-09-25T14:39:23Z No. of bitstreams: 1 DAL PIVA.pdf: 2111231 bytes, checksum: 4ad168ac7aca74a973db772accc4e28e (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-09-26T11:42:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DAL PIVA.pdf: 2111231 bytes, checksum: 4ad168ac7aca74a973db772accc4e28e (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-26T11:42:54Z (GMT). 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