E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henzel, Cláudia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2217
Resumo: A competitividade entre as lojas físicas e o e-commerce tem se elevado nos últimos anos, o que afetou significativamente os gestores das empresas tradicionais, pois ocasionou perda de clientes e espaço no mercado. Diante do exposto, o presente estudo analisou a percepção dos gestores de empresas físicas de Cerro Largo/RS frente ao e-commerce. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O método de levantamento de dados utilizado é a entrevista aplicada a gestores de lojas físicas dos ramos de papelaria, vestuário, eletrodomésticos e saúde/cosmético. Foram aplicadas 11 entrevistas não estruturadas com questões abertas, e 3 entrevistas estruturadas, totalizando 14 gestores entrevistados. De acordo com a pesquisa, os gestores são na maioria homens, com idade entre 41 a 50 anos, possuem até 10 anos de empresa e concluíram o Ensino Superior. As empresas são na maioria de grande porte, levando em consideração as suas filiais, definidas pelo faturamento superior a R$ 12.000.000,00 e o quadro de funcionários acima de 99 pessoas. Como resultado, observou-se que o principal impacto causado pelo e-commerce nas empresas físicas participantes do estudo é a concorrência. Os gestores apontaram a semelhança de produtos vendidos em ambos os canais como causa da concorrência, pois desta forma, parte da população deixou de realizar suas compras nas lojas físicas e passou a comprar pelo e-commerce. A principal estratégia utilizada pelos gestores frente ao e-commerce é o treinamento dos funcionários, alegando o fato do atendimento físico ser o diferencial das empresas tradicionais em comparação ao e-commerce. Assim, concluiu-se que o e-commerce é uma preocupação presente em todos os estabelecimentos participantes do estudo, já que estes notaram que o e-commerce trouxe impactos aos empreendimentos e, para reverter tal situação, os gestores das referidas empresas tiveram que encontrar estratégias para que seus canais mantivessem a estabilidade e a competitividade do negócio.
id UFFS_a3e4efd841d3e2c90090f82b25855a94
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2217
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Dalcin, DionéiaFernandes, Denise Medianeira MariottiRadons, Dainae LidnerHenzel, Cláudia2018-11-202019-01-09T15:08:58Z2018-12-192019-01-09T15:08:58Z2018-11-20https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2217A competitividade entre as lojas físicas e o e-commerce tem se elevado nos últimos anos, o que afetou significativamente os gestores das empresas tradicionais, pois ocasionou perda de clientes e espaço no mercado. Diante do exposto, o presente estudo analisou a percepção dos gestores de empresas físicas de Cerro Largo/RS frente ao e-commerce. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O método de levantamento de dados utilizado é a entrevista aplicada a gestores de lojas físicas dos ramos de papelaria, vestuário, eletrodomésticos e saúde/cosmético. Foram aplicadas 11 entrevistas não estruturadas com questões abertas, e 3 entrevistas estruturadas, totalizando 14 gestores entrevistados. De acordo com a pesquisa, os gestores são na maioria homens, com idade entre 41 a 50 anos, possuem até 10 anos de empresa e concluíram o Ensino Superior. As empresas são na maioria de grande porte, levando em consideração as suas filiais, definidas pelo faturamento superior a R$ 12.000.000,00 e o quadro de funcionários acima de 99 pessoas. Como resultado, observou-se que o principal impacto causado pelo e-commerce nas empresas físicas participantes do estudo é a concorrência. Os gestores apontaram a semelhança de produtos vendidos em ambos os canais como causa da concorrência, pois desta forma, parte da população deixou de realizar suas compras nas lojas físicas e passou a comprar pelo e-commerce. A principal estratégia utilizada pelos gestores frente ao e-commerce é o treinamento dos funcionários, alegando o fato do atendimento físico ser o diferencial das empresas tradicionais em comparação ao e-commerce. Assim, concluiu-se que o e-commerce é uma preocupação presente em todos os estabelecimentos participantes do estudo, já que estes notaram que o e-commerce trouxe impactos aos empreendimentos e, para reverter tal situação, os gestores das referidas empresas tiveram que encontrar estratégias para que seus canais mantivessem a estabilidade e a competitividade do negócio.The competitiveness between the physical stores and e-commerce has been high in recent years, which significantly affected the managers of traditional companies, because it caused loss of customers and space in the market. In view of the above, the present study analyzed the perception of the managers of physical companies in Cerro Largo/RS in relation to e-commerce. This is a qualitative exploratory research. The method of data collection used is the interview applied to managers of physical stores of the branches of stationery, clothing, home appliances and health/cosmetics. Eleven unstructured interviews were applied with open questions and 3 structured interviews, totaling 14 interviewed managers. According to the research, managers are mostly men, aged 41 to 50 years, have up to 10 years of company and completed higher education. The companies are mostly large, taking into account their subsidiaries, defined by the revenues exceeding R$ 12.000,000.00 and the staff table above 99 people. As result, it was observed that the main impact caused by e-commerce in the physical companies participating in the study is the competition. The managers pointed out the similarity of products sold in both channels as a cause of competition, because in this way, part of the population ceased to carry out their purchases in the physical stores, and went on to buy by e-commerce. The main strategy used by managers in relation to e-commerce is the training of employees, claiming the fact that physical attendance is the differential of traditional companies compared to e-commerce. Thus, it is concluded that e-commerce is a concern present in all the establishments participating in the study, since they noted that e-commerce brought impacts to the undertakings and to reverse this situation the managers of these companies had to find strategies for their channels to maintain the stability and competitiveness of the business.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-12-19T16:42:15Z No. of bitstreams: 1 HENZEL.pdf: 842131 bytes, checksum: c44f6934f0e034a51bcdf8fd0017f9ba (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-09T15:08:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HENZEL.pdf: 842131 bytes, checksum: c44f6934f0e034a51bcdf8fd0017f9ba (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-09T15:08:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HENZEL.pdf: 842131 bytes, checksum: c44f6934f0e034a51bcdf8fd0017f9ba (MD5) Previous issue date: 2018-11-20porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoComércio lojistaComércioConcorrênciaEmpresas comerciaisE-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2217/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALHENZEL.pdfHENZEL.pdfapplication/pdf842131https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2217/1/HENZEL.pdfc44f6934f0e034a51bcdf8fd0017f9baMD51prefix/22172019-01-09 13:08:58.519oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-01-09T15:08:58Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
title E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
spellingShingle E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
Henzel, Cláudia
Comércio lojista
Comércio
Concorrência
Empresas comerciais
title_short E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
title_full E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
title_fullStr E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
title_full_unstemmed E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
title_sort E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
author Henzel, Cláudia
author_facet Henzel, Cláudia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Radons, Dainae Lidner
dc.contributor.author.fl_str_mv Henzel, Cláudia
contributor_str_mv Dalcin, Dionéia
Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
Radons, Dainae Lidner
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio lojista
Comércio
Concorrência
Empresas comerciais
topic Comércio lojista
Comércio
Concorrência
Empresas comerciais
description A competitividade entre as lojas físicas e o e-commerce tem se elevado nos últimos anos, o que afetou significativamente os gestores das empresas tradicionais, pois ocasionou perda de clientes e espaço no mercado. Diante do exposto, o presente estudo analisou a percepção dos gestores de empresas físicas de Cerro Largo/RS frente ao e-commerce. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O método de levantamento de dados utilizado é a entrevista aplicada a gestores de lojas físicas dos ramos de papelaria, vestuário, eletrodomésticos e saúde/cosmético. Foram aplicadas 11 entrevistas não estruturadas com questões abertas, e 3 entrevistas estruturadas, totalizando 14 gestores entrevistados. De acordo com a pesquisa, os gestores são na maioria homens, com idade entre 41 a 50 anos, possuem até 10 anos de empresa e concluíram o Ensino Superior. As empresas são na maioria de grande porte, levando em consideração as suas filiais, definidas pelo faturamento superior a R$ 12.000.000,00 e o quadro de funcionários acima de 99 pessoas. Como resultado, observou-se que o principal impacto causado pelo e-commerce nas empresas físicas participantes do estudo é a concorrência. Os gestores apontaram a semelhança de produtos vendidos em ambos os canais como causa da concorrência, pois desta forma, parte da população deixou de realizar suas compras nas lojas físicas e passou a comprar pelo e-commerce. A principal estratégia utilizada pelos gestores frente ao e-commerce é o treinamento dos funcionários, alegando o fato do atendimento físico ser o diferencial das empresas tradicionais em comparação ao e-commerce. Assim, concluiu-se que o e-commerce é uma preocupação presente em todos os estabelecimentos participantes do estudo, já que estes notaram que o e-commerce trouxe impactos aos empreendimentos e, para reverter tal situação, os gestores das referidas empresas tiveram que encontrar estratégias para que seus canais mantivessem a estabilidade e a competitividade do negócio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-19
2019-01-09T15:08:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-09T15:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2217
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2217/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2217/1/HENZEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
c44f6934f0e034a51bcdf8fd0017f9ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094605905330176