Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalenogari, Joiciele Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3387
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as estratégias de marketing digital podem influenciar no e-commerce em supermercados. A metodologia teve uma abordagem qualitativa descritiva bibliográfica, onde os dados foram buscados no site da ANPAD, por se tratar da associação que organiza os principais eventos de apresentações de artigos que envolvem a área de Administração, nos eventos ocorridos entre os anos de 1997 a 2019. A pesquisa foi desenvolvida com base em 15 artigos. Por meio desse estudo pode-se perceber a eficácia que as ferramentas e estratégias digitais possuem, e, como as mesmas vem sendo utilizadas pelas empresas para atrair os consumidores. Marketing de conteúdo, Facebook, Instagram, Whatsapp, YouTube, e-mail marketing, marketing viral, pesquisa online, publicidade online e o E-commerce são as ferramentas adaptáveis para os supermercados e o que vai determinar o sucesso destas, será a confiança que o consumidor tem em determinada empresa, e no caso do e-commerce, o preço que os produtos possuírem na plataforma online.
id UFFS_a43794c0f00fbbd94364aafc19d22e55
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3387
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Oliveira, Fabricio Costa deDalcin, DionéiaAngst, FranciscoDalenogari, Joiciele Machado2019-11-132020-02-04T13:06:26Z2019-12-122020-02-04T13:06:26Z2019-11-13https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3387O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as estratégias de marketing digital podem influenciar no e-commerce em supermercados. A metodologia teve uma abordagem qualitativa descritiva bibliográfica, onde os dados foram buscados no site da ANPAD, por se tratar da associação que organiza os principais eventos de apresentações de artigos que envolvem a área de Administração, nos eventos ocorridos entre os anos de 1997 a 2019. A pesquisa foi desenvolvida com base em 15 artigos. Por meio desse estudo pode-se perceber a eficácia que as ferramentas e estratégias digitais possuem, e, como as mesmas vem sendo utilizadas pelas empresas para atrair os consumidores. Marketing de conteúdo, Facebook, Instagram, Whatsapp, YouTube, e-mail marketing, marketing viral, pesquisa online, publicidade online e o E-commerce são as ferramentas adaptáveis para os supermercados e o que vai determinar o sucesso destas, será a confiança que o consumidor tem em determinada empresa, e no caso do e-commerce, o preço que os produtos possuírem na plataforma online.The present work aimed to analyze how the digital marketing strategies can influence e-commerce in supermarkets. The methodology had a qualitative descriptive bibliographical approach, where the data were searched on the ANPAD, as it is the association that organizes the main events of article presentations involving the Administration area, between the events of 1997 to 2019. The research was developed based on 15 articles. Through this study, it can be seen the effectiveness of digital tools and strategies, and how they are being used by companies to attract consumers. Content marketing, Facebook, Instagram, Whatsapp, YouTube, email marketing, viral marketing, online search, online advertising and e-commerce are the adaptable tools to supermarkets and what will determine the success of these will be the confidence that the consumer has in a given company, and in the case of e-commerce, the prices of the products in the online platform.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-12-12T16:58:19Z No. of bitstreams: 1 DALENOGARI.pdf: 1209904 bytes, checksum: 04838bc2a4ba2e060416ef3638913e20 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-04T13:06:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALENOGARI.pdf: 1209904 bytes, checksum: 04838bc2a4ba2e060416ef3638913e20 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T13:06:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DALENOGARI.pdf: 1209904 bytes, checksum: 04838bc2a4ba2e060416ef3638913e20 (MD5) Previous issue date: 2019-11-13porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoMarketing on-lineAdministração de marketingSupermercadosE-commerceMarketing digital: a influência no e-commerce em supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3387/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDALENOGARI.pdfDALENOGARI.pdfapplication/pdf1209904https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3387/1/DALENOGARI.pdf04838bc2a4ba2e060416ef3638913e20MD51prefix/33872020-02-04 11:06:26.484oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242020-02-04T13:06:26Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
title Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
spellingShingle Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
Dalenogari, Joiciele Machado
Marketing on-line
Administração de marketing
Supermercados
E-commerce
title_short Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
title_full Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
title_fullStr Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
title_full_unstemmed Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
title_sort Marketing digital: a influência no e-commerce em supermercados
author Dalenogari, Joiciele Machado
author_facet Dalenogari, Joiciele Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Fabricio Costa de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angst, Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalenogari, Joiciele Machado
contributor_str_mv Oliveira, Fabricio Costa de
Dalcin, Dionéia
Angst, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing on-line
Administração de marketing
Supermercados
E-commerce
topic Marketing on-line
Administração de marketing
Supermercados
E-commerce
description O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as estratégias de marketing digital podem influenciar no e-commerce em supermercados. A metodologia teve uma abordagem qualitativa descritiva bibliográfica, onde os dados foram buscados no site da ANPAD, por se tratar da associação que organiza os principais eventos de apresentações de artigos que envolvem a área de Administração, nos eventos ocorridos entre os anos de 1997 a 2019. A pesquisa foi desenvolvida com base em 15 artigos. Por meio desse estudo pode-se perceber a eficácia que as ferramentas e estratégias digitais possuem, e, como as mesmas vem sendo utilizadas pelas empresas para atrair os consumidores. Marketing de conteúdo, Facebook, Instagram, Whatsapp, YouTube, e-mail marketing, marketing viral, pesquisa online, publicidade online e o E-commerce são as ferramentas adaptáveis para os supermercados e o que vai determinar o sucesso destas, será a confiança que o consumidor tem em determinada empresa, e no caso do e-commerce, o preço que os produtos possuírem na plataforma online.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-13
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12
2020-02-04T13:06:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T13:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3387
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3387/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3387/1/DALENOGARI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
04838bc2a4ba2e060416ef3638913e20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094615350902784