Educação física na educação infantil: a questão da infância nas revistas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kusz, Mariza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
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Resumo: O presente trabalho tem como foco de discussão a Educação Física no contexto da Educação Infantil. Considerado um tema relevante tendo em vista à expansão e reconhecimento deste nível de ensino nos últimos anos. Como recurso inicial foi utilizada pesquisa de natureza bibliográfica a fim de discutir a relação entre estas duas áreas do conhecimento. Em seguida, o estudo buscou apresentar resultados de uma pesquisa tipo estado de conhecimento, de viés quantitativo/ qualitativo, que analisou publicações no período de 2010 a 2014 de três revistas eletrônicas que desenvolvem pesquisas relacionadas à área da Educação Física: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Revista Motriz e Revista da Educação Física/UEM. O objetivo foi investigar a relevância dada à Educação Infantil pelos profissionais e pesquisadores ligados à área da Educação Física em suas produções teóricas, sendo a Educação Infantil também campo de atuação destes profissionais. A análise partiu da leitura dos sumários das revistas, o que permitiu identificar entre as três revistas 13 artigos relacionados à temática “criança” (referente à criança menor de seis anos) e dois relacionados à temática “Educação Infantil”, de um total de 877 publicações (artigos/ dissertações) referente aos cinco anos analisados das três revistas. Através dos dados qualitativos e quantitativos demostrados pela pesquisa, observamos que é pouca a ênfase dada a essa área da educação que é também campo de atuação dos profissionais da Educação Física. As poucas publicações teóricas referentes à infância estavam voltadas à investigação de habilidades e aptidão física. Percebemos a falta de um olhar investigativo sobre os benefícios da Educação Física para o desenvolvimento integral dos sujeitos.
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O objetivo foi investigar a relevância dada à Educação Infantil pelos profissionais e pesquisadores ligados à área da Educação Física em suas produções teóricas, sendo a Educação Infantil também campo de atuação destes profissionais. A análise partiu da leitura dos sumários das revistas, o que permitiu identificar entre as três revistas 13 artigos relacionados à temática “criança” (referente à criança menor de seis anos) e dois relacionados à temática “Educação Infantil”, de um total de 877 publicações (artigos/ dissertações) referente aos cinco anos analisados das três revistas. Através dos dados qualitativos e quantitativos demostrados pela pesquisa, observamos que é pouca a ênfase dada a essa área da educação que é também campo de atuação dos profissionais da Educação Física. As poucas publicações teóricas referentes à infância estavam voltadas à investigação de habilidades e aptidão física. Percebemos a falta de um olhar investigativo sobre os benefícios da Educação Física para o desenvolvimento integral dos sujeitos.The present work focuses on Physical Education in the context of Early Childhood Education. Considered a relevant subject in view of the expansion and recognition of this level of education in recent years. As an initial resource, research of a bibliographic nature was used to discuss the relationship between these two areas of knowledge. Next, the study sought to present results of a state - of - the - art quantitative / qualitative research, which analyzed publications from 2010 to 2014 of three electronic journals that develop research related to Physical Education: Brazilian Journal of Physical Education And Sport; Revista Motivo and Revista da Educação Física / UEM. The objective was to investigate the relevance given to Early Childhood Education by the professionals and researchers related to the Physical Education area in their theoretical productions, with Early Childhood Education being also the field of these professionals. The analysis was based on the reading of the summaries of the journals, which allowed to identify among the three journals 13 articles related to the theme "child" (referring to children under six) and two related to the theme "Infant Education", out of a total of 877 Publications (articles / dissertations) referring to the analyzed five years of the three journals. Through the qualitative and quantitative data demonstrated by the research, we observed that there is little emphasis on this area of ​​education that is also the field of action of Physical Education professionals. The few theoretical publications concerning childhood were devoted to the investigation of abilities and physical fitness. We perceive the lack of an investigative look on the benefits of Physical Education for the integral development of the subjects.Submitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-15T14:30:32Z No. of bitstreams: 1 KUSZ.pdf: 946419 bytes, checksum: 56d2244f31b4494c448dc92725384e23 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-15T16:31:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUSZ.pdf: 946419 bytes, checksum: 56d2244f31b4494c448dc92725384e23 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-15T16:31:56Z (GMT). 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