Gênero, feminismo e empoderamento da mulher: um estudo sobre a compreensão das estudantes do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Marília Fortes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3991
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com alunas do segundo e terceiro ano do ensino médio de duas escolas públicas do oeste de Santa Catarina, com o objetivo de entender o que elas entendem por gênero, feminismo e empoderamento da mulher e se a escola contribuiu ou não para este entendimento. A metodologia utilizada para isso foram a realização de grupos focais com as estudantes; conversa com gestores e professores das escolas, a fim deverificar se houve projetos relacionados ao tema nas escolas; e revisão de literatura, a fim de analisar os dados a partir de um referencial teórico bem delineado. Este trabalho visa,também,problematizar a histórica relação das mulheres com a educação, seus principais desafiose conquistas. Também problematiza a abordagem da temática de gênero na educação brasileira, em vista da crescente onda conservadora que vem criminalizando este debate nas escolas. A pesquisa mostrou que mesmo estando presentes nos principais documentos que regulam os currículos da Educação Básicano Brasil, os temas relacionados ao gênero não estão sendo abordados nas escolas de maneira adequada, prejudicando o entendimento dos e das estudantes e contribuindo para a perpetuação de pensamentos e atitudes machistas e preconceituosas, até mesmo por parte do corpo docente, e da coordenação pedagógica das escolas. Issose mostra um grande problema, visto que essa é uma das causas das situações de discriminação e assédio que várias das participantes afirmaram já terem sido vítimas. O machismo se apresenta na vida das estudantes de diversas formas e em diversos ambientes, reforçando ainda mais a urgência em abordar o tema em sala de aula, como uma tentativa de transformar esta realidade tão prejudicial às mulheres e a outras minorias.
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Também problematiza a abordagem da temática de gênero na educação brasileira, em vista da crescente onda conservadora que vem criminalizando este debate nas escolas. A pesquisa mostrou que mesmo estando presentes nos principais documentos que regulam os currículos da Educação Básicano Brasil, os temas relacionados ao gênero não estão sendo abordados nas escolas de maneira adequada, prejudicando o entendimento dos e das estudantes e contribuindo para a perpetuação de pensamentos e atitudes machistas e preconceituosas, até mesmo por parte do corpo docente, e da coordenação pedagógica das escolas. Issose mostra um grande problema, visto que essa é uma das causas das situações de discriminação e assédio que várias das participantes afirmaram já terem sido vítimas. O machismo se apresenta na vida das estudantes de diversas formas e em diversos ambientes, reforçando ainda mais a urgência em abordar o tema em sala de aula, como uma tentativa de transformar esta realidade tão prejudicial às mulheres e a outras minorias.This research was carried out with second and third year high school students from two public schools in the west ofSanta Catarina, in order to understand what they understand by gender, feminism and women's empowerment, and whether or not the school contributed to this understanding. The methodology used for this was the holding of focus groups with the students; talks with school managers and teachers to see if there are any projects related to the subject in schools; and literature review, in order to analyze the data from a well-delineated theoretical framework. This work also aims to problematize the historical relationship of women with education, its main challenges and achievements. Also problematizes the approach of the gender theme in Brazilian education, in view of the growing conservative wave that has criminalized this debate in schools. The research showed that even though they are present in the main documents that regulate basic education curricula in Brazil, gender issues are not being adequately addressed in schools, impairing students' understanding and contributing to the perpetuation of thoughts and macho and prejudiced attitudes, even on the part of the teaching staff, and the pedagogical coordination of schools. This is a major problem, since this is one of the causes of discrimination and harassment that several of the participants have already claimed to have been victims. Machismo presents itself in the lives of students in a variety of ways and in different settings, further reinforcing the urgency of addressing the issue in the classroom as an attempt to turn this reality so damaging to women andother minorities.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-13T18:41:17Z No. of bitstreams: 1 BIANCHI.pdf: 1862784 bytes, checksum: 677195d83c6bb27994392b9fe58f7751 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T20:27:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BIANCHI.pdf: 1862784 bytes, checksum: 677195d83c6bb27994392b9fe58f7751 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T20:27:53Z (GMT). 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