Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angnes, Júlia Inês
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3391
Resumo: O crescimento considerável da frota brasileira de automóveis e o envelhecimento da mesma ocasionam um aumento da necessidade da prestação de serviço de empresas que atuam no ramo de manutenção automotiva. O mercado cada vez mais competitivo exige do gestor da empresa, além da atenção especial ao mercado, à utilização eficaz de ferramentas de marketing. Assim, objetiva-se propor um plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do município de Campina das Missões – RS, a fim de torná-la mais competitiva. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, através de um estudo de caso onde os dados foram abordados de forma qualitativa. As informações foram coletadas através de dados primários, por meio de entrevista, e dados secundários, por meio de análise de literatura já publicada, como livros e relatórios. O plano de marketing proposto pelo estudo tem como base a proposta de Las Casas (2011), onde foi realizada uma análise do ambiente da empresa e dos seus concorrentes diretos. Através desta análise foram estipulados objetivos e consecutivamente estratégias que serão realizadas através de atividades do plano de ação, previstas para os anos de 2020 e 2021. Por meio dessas estratégias e atividades do plano de ação será possível o aumento da prestação de serviço e lucros da empresa.
id UFFS_b61cbf7aeba7bb07d252f3e118c98c39
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3391
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Oliveira, Fabricio Costa deDalcin, DionéiaFrota, Mariângela BrumAngnes, Júlia Inês2019-11-132020-02-04T13:26:33Z2019-12-122020-02-04T13:26:33Z2019-11-13https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3391O crescimento considerável da frota brasileira de automóveis e o envelhecimento da mesma ocasionam um aumento da necessidade da prestação de serviço de empresas que atuam no ramo de manutenção automotiva. O mercado cada vez mais competitivo exige do gestor da empresa, além da atenção especial ao mercado, à utilização eficaz de ferramentas de marketing. Assim, objetiva-se propor um plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do município de Campina das Missões – RS, a fim de torná-la mais competitiva. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, através de um estudo de caso onde os dados foram abordados de forma qualitativa. As informações foram coletadas através de dados primários, por meio de entrevista, e dados secundários, por meio de análise de literatura já publicada, como livros e relatórios. O plano de marketing proposto pelo estudo tem como base a proposta de Las Casas (2011), onde foi realizada uma análise do ambiente da empresa e dos seus concorrentes diretos. Através desta análise foram estipulados objetivos e consecutivamente estratégias que serão realizadas através de atividades do plano de ação, previstas para os anos de 2020 e 2021. Por meio dessas estratégias e atividades do plano de ação será possível o aumento da prestação de serviço e lucros da empresa.The considerable growth of the Brazilian car fleet and the aging of it cause an increase in the need to provide services to companies that operate in the automotive maintenance business. The increasingly competitive market demands from the company manager, in addition to special attention to the market, the effective use of marketing tools. Thus, the objective is to propose a marketing plan for an individual micro enterprise of the automotive maintenance branch of Campina das Missões – RS, in order to make it more competitive. To achieve the proposed objective, a descriptive research was conducted through a case study where the data were approached qualitatively. The information was collected through primary data through interviews and secondary data through analysis of previously published literature such as books and reports. The marketing plan proposed by the study is based on the proposal of Las Casas (2011), where an analysis of the company's environment and its direct competitors was performed. Through this analysis, objectives and consecutive strategies were set out that will be realized through action plan activities, planned for the years 2020 and 2021. Through these action plan strategies and activities, it will be possible to increase the service delivery and profits of the Company.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-12-12T16:30:50Z No. of bitstreams: 1 ANGNES.pdf: 800906 bytes, checksum: ee1095ce159d5f05229f9423471de01b (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-04T13:26:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGNES.pdf: 800906 bytes, checksum: ee1095ce159d5f05229f9423471de01b (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T13:26:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGNES.pdf: 800906 bytes, checksum: ee1095ce159d5f05229f9423471de01b (MD5) Previous issue date: 2019-11-13porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoMarketing industrialAdministração de marketingCampina das MissõesMicroempresasAutomóveisPlano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3391/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALANGNES.pdfANGNES.pdfapplication/pdf800906https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3391/1/ANGNES.pdfee1095ce159d5f05229f9423471de01bMD51prefix/33912020-02-04 11:26:33.416oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242020-02-04T13:26:33Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
title Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
spellingShingle Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
Angnes, Júlia Inês
Marketing industrial
Administração de marketing
Campina das Missões
Microempresas
Automóveis
title_short Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
title_full Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
title_fullStr Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
title_full_unstemmed Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
title_sort Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
author Angnes, Júlia Inês
author_facet Angnes, Júlia Inês
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Fabricio Costa de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frota, Mariângela Brum
dc.contributor.author.fl_str_mv Angnes, Júlia Inês
contributor_str_mv Oliveira, Fabricio Costa de
Dalcin, Dionéia
Frota, Mariângela Brum
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing industrial
Administração de marketing
Campina das Missões
Microempresas
Automóveis
topic Marketing industrial
Administração de marketing
Campina das Missões
Microempresas
Automóveis
description O crescimento considerável da frota brasileira de automóveis e o envelhecimento da mesma ocasionam um aumento da necessidade da prestação de serviço de empresas que atuam no ramo de manutenção automotiva. O mercado cada vez mais competitivo exige do gestor da empresa, além da atenção especial ao mercado, à utilização eficaz de ferramentas de marketing. Assim, objetiva-se propor um plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do município de Campina das Missões – RS, a fim de torná-la mais competitiva. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, através de um estudo de caso onde os dados foram abordados de forma qualitativa. As informações foram coletadas através de dados primários, por meio de entrevista, e dados secundários, por meio de análise de literatura já publicada, como livros e relatórios. O plano de marketing proposto pelo estudo tem como base a proposta de Las Casas (2011), onde foi realizada uma análise do ambiente da empresa e dos seus concorrentes diretos. Através desta análise foram estipulados objetivos e consecutivamente estratégias que serão realizadas através de atividades do plano de ação, previstas para os anos de 2020 e 2021. Por meio dessas estratégias e atividades do plano de ação será possível o aumento da prestação de serviço e lucros da empresa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-13
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12
2020-02-04T13:26:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T13:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3391
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3391/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3391/1/ANGNES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
ee1095ce159d5f05229f9423471de01b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094615330979840