A formação da terra indígena Toldo Pinhal nos anos 1980 e 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giaretta, Jessica Alberti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1263
Resumo: O presente texto tem como objetivo analisar e discutir o movimento de retomada de terras e a formação da Área Indígena denominada Toldo Pinhal, localizada no município de Seara, Estado de Santa Catarina, bem como pontuar as disputas geradas pelos interesses de diferentes grupos diante do processo de demarcação da área. Além disso, compreender a figura de João Maria Rodrigues, o “Cacique Teimoso”, personagem importante que ao longo dos anos 80 do século XX iniciou o movimento de retomada das terras. Terras estas que após muitas contestações, conflitos e dificuldades foram liberadas aos indígenas a partir do ano de 1994. No entanto, pelo processo de indenização e retirada dos colonos, os mesmos só as ocuparam em 1998. Para realizar o trabalho, utilizo de pesquisa bibliográfica, estudo de documentos adquiridos junto à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e também análise de três documentários audiovisuais de curta metragem, Herdeiros da Teimosia, a retomada do Toldo Pinhal pelo povo Kaingang (Alessandra Schmitt, Ana Carolina Dionísio e Sandra Alves), Toldo Pinhal (Chico Faganello e Franco Ferrioli) e O Voo Solitário (Chico Faganello e Franco Ferrioli). Ademais, faz parte desta pesquisa identificar/ analisar os diversos discursos que entornam este processo e ainda perceber como a memória do povo Kaingang ganhou força ao ser vista como uma aliada na construção dos argumentos favoráveis ao povo indígena na liberação do território. Contudo, percebe-se que a forma como se deu o movimento de retomada das terras explicita a vontade de inserção do povo indígena na sociedade, o desejo de aceitação de sua cultura por meio de seus hábitos e costumes sem preconceitos e maus julgamentos, possibilitando assim o reconhecimento da historicidade das populações indígenas no território pertencente à região Oeste de Santa Catarina.
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Para realizar o trabalho, utilizo de pesquisa bibliográfica, estudo de documentos adquiridos junto à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e também análise de três documentários audiovisuais de curta metragem, Herdeiros da Teimosia, a retomada do Toldo Pinhal pelo povo Kaingang (Alessandra Schmitt, Ana Carolina Dionísio e Sandra Alves), Toldo Pinhal (Chico Faganello e Franco Ferrioli) e O Voo Solitário (Chico Faganello e Franco Ferrioli). Ademais, faz parte desta pesquisa identificar/ analisar os diversos discursos que entornam este processo e ainda perceber como a memória do povo Kaingang ganhou força ao ser vista como uma aliada na construção dos argumentos favoráveis ao povo indígena na liberação do território. Contudo, percebe-se que a forma como se deu o movimento de retomada das terras explicita a vontade de inserção do povo indígena na sociedade, o desejo de aceitação de sua cultura por meio de seus hábitos e costumes sem preconceitos e maus julgamentos, possibilitando assim o reconhecimento da historicidade das populações indígenas no território pertencente à região Oeste de Santa Catarina.The aim of this text is to analyze and discuss the land reclamation movement and the formation of Indigenous Land named Toldo Pinhal, located the city of Seara – Santa Catarina, as well to point the disputes generated by the interests of different groups in the process of demarcation of the Land. Besides it, understand the image of João Maria Rodrigues, the “Cacique Teimoso”, important personage that throughout the 1980’s started the movement of reclamation of the land. These lands, after a lot of contests, conflicts and difficulties were released to indigenous people in 1994. However, through the indemnification process and withdrawal of the settlers, they have only occupied it in 1998. To accomplish the work, I utilize bibliographic research, study of documents acquired from the Fundação Nacional do Índio (FUNAI) and analysis of audiovisual resources of short film, in three documentaries. Herdeiros da Teimosia, a retomada do Toldo Pinhal pelo povo Kaingang (Alessandra Schmitt, Ana Carolina Dionísio e Sandra Alves), Toldo Pinhal (Chico Faganello e Franco Ferrioli) and O Voo Solitário (Chico Faganello e Franco Ferrioli). Furthermore makes part of this research to identify / to analyze the several discourses that embrace this process and still realize how the memory of kaingang people gained strength to be seen as an ally in the construction of the arguments favorable to the indigenous people on the liberation of the territory. However, it is perceived that the way in which the land reclamation was made explicit the will of insertion of the indigenous people in the society, the desire of acceptance of their culture through their habits and customs without prejudices and bad judgments, making possible the acceptance of the vestiges left by the ancient indigenous population in the territory belonging to the West region of Santa Catarina.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:45:36Z No. of bitstreams: 1 GIARETTA.pdf: 5813087 bytes, checksum: 4790dc60904bfdec2ff28ba072575188 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T16:22:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIARETTA.pdf: 5813087 bytes, checksum: 4790dc60904bfdec2ff28ba072575188 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-09T16:22:06Z (GMT). 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