Formação de professores e o processo de inclusão de surdos no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bieger, Juliana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/314
Resumo: O objetivo desse estudo foi de investigar quais são as condições oferecidas aos professores de ensino regular para a produção de saberes docentes, que os capacite para atuar no ensino escolar com crianças surdas, a partir de um estudo bibliográfico. A amostra foi, portanto, constituída de 9 publicações e identificadas a partir de palavras chaves como: inclusão, formação docente e surdez com leituras feitas de publicações em periódicos, dissertações no período de 2000 até 2015. Como resultados dessa investigação, podemos constatar que há grandes dificuldades por parte dos professores e na escola como um todo para incluir efetivamente estudantes surdos nas salas de aula do ensino regular, pois não basta viabilizar o acesso dos mesmos ou disponibilizar materiais pedagógicos, mas sim é necessário oportunizar e realizar uma reorganização em toda a escola e principalmente no sistema educativo, contemplando uma formação especifica sobre a educação inclusiva para os profissionais da educação compromissados com a educação para todos.
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Como resultados dessa investigação, podemos constatar que há grandes dificuldades por parte dos professores e na escola como um todo para incluir efetivamente estudantes surdos nas salas de aula do ensino regular, pois não basta viabilizar o acesso dos mesmos ou disponibilizar materiais pedagógicos, mas sim é necessário oportunizar e realizar uma reorganização em toda a escola e principalmente no sistema educativo, contemplando uma formação especifica sobre a educação inclusiva para os profissionais da educação compromissados com a educação para todos.El objetivo de ese estudio fue de investigar cuales son las condiciones ofrecidas a los profesores de enseñanza regular para a la producción de saberes docentes, que os capacite para actuar en la enseñanza regular con niños sordos, a partir de un estudio bibliográfico. La muestra se constituyó, por lo tanto, en 9 publicaciones e identificadas a partir de palabras clave como: inclusión, formación docente y sordez con lecturas hechas de publicaciones en periódicos, disertaciones en el período de 2000 hasta 2015. Como resultados de esa investigación, podemos constatar que hay grandes dificultades por parte de los profesores y en la escuela como un todo para incluir efectivamente estudiantes sordos en las clases de la enseñanza regular, pues no basta viabilizar el acceso de los mismos o disponer materiales pedagógicos; es necesario dar oportunidad y realizar una reorganización en toda la escuela y principalmente en el sistema educativo, contemplando una formación específica sobre la educación inclusiva para los profesionales de la educación comprometidos con la educación para todos.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-09T16:32:36Z No. of bitstreams: 1 BIEGER.pdf: 536132 bytes, checksum: f7c60ab02d4df2ea9dedf8deaa7d10ab (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:51:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BIEGER.pdf: 536132 bytes, checksum: f7c60ab02d4df2ea9dedf8deaa7d10ab (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-13T12:51:05Z (GMT). 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