Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Luciana Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276038
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade.
id UFRGS-2_5af195c6cfb98f83d48d37f2004ec81e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276038
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Luciana Rodrigues dePokorski, Juliana de Oliveira2024-07-04T06:12:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/276038001142070O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade.application/pdfporEducação de surdosDocênciaSurdezTrajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142070.pdf.txt001142070.pdf.txtExtracted Texttext/plain83112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/2/001142070.pdf.txt6b8cc1f69e124038a07f59689c5a11e5MD52ORIGINAL001142070.pdfTexto completoapplication/pdf318219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/1/001142070.pdffc855da972055cf11592704c2437e89cMD5110183/2760382024-07-05 06:01:39.733302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276038Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-07-05T09:01:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
title Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
spellingShingle Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
Medeiros, Luciana Rodrigues de
Educação de surdos
Docência
Surdez
title_short Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
title_full Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
title_fullStr Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
title_full_unstemmed Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
title_sort Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
author Medeiros, Luciana Rodrigues de
author_facet Medeiros, Luciana Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Luciana Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pokorski, Juliana de Oliveira
contributor_str_mv Pokorski, Juliana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Docência
Surdez
topic Educação de surdos
Docência
Surdez
description O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-04T06:12:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142070
url http://hdl.handle.net/10183/276038
identifier_str_mv 001142070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/2/001142070.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/1/001142070.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b8cc1f69e124038a07f59689c5a11e5
fc855da972055cf11592704c2437e89c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724766569627648