Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276038 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade. |
id |
UFRGS-2_5af195c6cfb98f83d48d37f2004ec81e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276038 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Luciana Rodrigues dePokorski, Juliana de Oliveira2024-07-04T06:12:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/276038001142070O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade.application/pdfporEducação de surdosDocênciaSurdezTrajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142070.pdf.txt001142070.pdf.txtExtracted Texttext/plain83112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/2/001142070.pdf.txt6b8cc1f69e124038a07f59689c5a11e5MD52ORIGINAL001142070.pdfTexto completoapplication/pdf318219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/1/001142070.pdffc855da972055cf11592704c2437e89cMD5110183/2760382024-07-05 06:01:39.733302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276038Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-07-05T09:01:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
title |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
spellingShingle |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior Medeiros, Luciana Rodrigues de Educação de surdos Docência Surdez |
title_short |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
title_full |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
title_fullStr |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
title_sort |
Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior |
author |
Medeiros, Luciana Rodrigues de |
author_facet |
Medeiros, Luciana Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Luciana Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pokorski, Juliana de Oliveira |
contributor_str_mv |
Pokorski, Juliana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Docência Surdez |
topic |
Educação de surdos Docência Surdez |
description |
O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-04T06:12:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276038 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142070 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276038 |
identifier_str_mv |
001142070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/2/001142070.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276038/1/001142070.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b8cc1f69e124038a07f59689c5a11e5 fc855da972055cf11592704c2437e89c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724766569627648 |