Avaliação na educação infantil: estudo de caso em escolas públicas erechinenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Bosco, Vânia Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3993
Resumo: Nesta dissertação intitulada Avaliação na Educação Infantil: estudo de caso em escolas públicas erechinenses analiso os instrumentos avaliativos atualmente utilizados nas escolas públicas de Educação Infantil do município de Erechim/RS e as possibilidades e limites que eles oferecem na perspectiva de professores e gestores. Para fundamentar este trabalho buscaram-se autores com sólidos estudos na área da avaliação, tais como, Guimarães e Oliveira, Hoffmann e Luckesi. Essa dissertação teve uma abordagem qualitativa, onde foi feito um estudo de caso com base na pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário com as professoras e gestoras das escolas de Educação Infantil do município de Erechim RS. Os resultados indicaram que, no momento, os pareceres descritivos são o instrumento mais relevante entre as escolas e possui uma ótima aceitação entre as professoras para descrever o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Observou-se, também, que a concepção de avaliação que tem permeado na maioria das instituições e fundamenta a escrita do documento é a formativa, que tem base no processo de aprendizagem e não apenas na busca de resultados. Sendo assim, foi possível concluir que as escolas erechinenses estão gradativamente evoluindo na busca da produção de avaliações mais significativas e singulares, que respeitem a individualidade da criança e que descreve cada vez mais suas experiências escolares.
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spelling Silva, Ivone Maria MendesMartins Filho, Altino JoséCristofoli , Maria SilvaDal Bosco, Vânia Oliveira2018-11-162021-04-15T20:38:25Z20182021-04-15T20:38:25Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3993Nesta dissertação intitulada Avaliação na Educação Infantil: estudo de caso em escolas públicas erechinenses analiso os instrumentos avaliativos atualmente utilizados nas escolas públicas de Educação Infantil do município de Erechim/RS e as possibilidades e limites que eles oferecem na perspectiva de professores e gestores. Para fundamentar este trabalho buscaram-se autores com sólidos estudos na área da avaliação, tais como, Guimarães e Oliveira, Hoffmann e Luckesi. Essa dissertação teve uma abordagem qualitativa, onde foi feito um estudo de caso com base na pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário com as professoras e gestoras das escolas de Educação Infantil do município de Erechim RS. Os resultados indicaram que, no momento, os pareceres descritivos são o instrumento mais relevante entre as escolas e possui uma ótima aceitação entre as professoras para descrever o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Observou-se, também, que a concepção de avaliação que tem permeado na maioria das instituições e fundamenta a escrita do documento é a formativa, que tem base no processo de aprendizagem e não apenas na busca de resultados. Sendo assim, foi possível concluir que as escolas erechinenses estão gradativamente evoluindo na busca da produção de avaliações mais significativas e singulares, que respeitem a individualidade da criança e que descreve cada vez mais suas experiências escolares.In this dissertation entitled Evaluation in Early Childhood Education: a case study in Erechim public schools analyze the evaluation instruments currently used in the public schools of Early Childhood Education in the municipality of Erechim / RS and the possibilities and limits they offer from the perspective of teachers and managers. In order to base this work, we sought authors with solid studies in the area of evaluation, such as Guimarães and Oliveira, Hoffmann and Luckesi. This dissertation has a qualitative approach, where a case study was made based on the bibliographical research, documentary analysis and questionnaire application with the teachers and managers of the schools of Early Childhood Education in the municipality of Erechim RS. The results indicated that, at the moment, descriptive evaluations are the most relevant instrument among schools and have a great acceptance among teachers to describe the development of children's learning. It was also observed that the conception of evaluation that has permeated in most institutions and bases the writing of the document is formative, which is based on the learning process and not only on the search for results. Therefore, it was possible to conclude that the erechinenses schools are gradually evolving in the quest for the production of more meaningful and singular evaluations that respect the child individuality and which increasingly describes their school experiences.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T02:46:09Z No. of bitstreams: 1 DALL BOSCO.pdf: 3444927 bytes, checksum: 160164077b14f955eb41352c44ff23fc (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T20:38:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALL BOSCO.pdf: 3444927 bytes, checksum: 160164077b14f955eb41352c44ff23fc (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T20:38:25Z (GMT). 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