Uma avaliação da implementação do Programa Proinfância em Erechim: a política dos espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klosinski, Daniele Vanessa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/692
Resumo: Avaliar um Programa Governamental, de caráter social, que tem por principal meta estruturar espaços escolares para a Educação Infantil, remete a uma grandiosa responsabilidade com a política de oferta desses espaços para atendimento da primeira infância. A temática que moveu este estudo apresentou-se por meio das Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil e o Espaço Escolar, com o foco voltado para o Programa Proinfância, um Programa de Governo que objetiva a construção de unidades escolares de Educação Infantil através de um projeto padrão, assim como disponibilizar equipamentos e mobiliários para essas unidades. O trabalho se desenvolveu por meio de estudos voltados para a estruturação desses espaços, partindo de uma compreensão histórica, social e política da infância, dos diferentes contextos em que se apresenta o atendimento a crianças pequenas ao longo dos anos, assim como das políticas sociais e do que determina a lei sobre o financiamento da Educação Infantil. O estudo aborda os memoriais descritivos de cada projeto, disponibilizados pelo Programa, assim como os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para escolas de Educação Infantil. A pesquisa em sua essência se dá por meio de uma incursão na Política de Educação Infantil adotada no município de Erechim/RS, apresentando-se dados sobre Escolas Públicas, Filantrópicas e Comunitárias e a compra de vagas de Escolas Particulares, sobre a utilização e disposição dos espaços físicos que compõem essa Política, assim como sobre o Programa Proinfância já como de responsabilidade municipal. O ápice do trabalho se dá a partir do capítulo em que se desenvolve propriamente a avaliação, de caráter qualitativo, se estabelecem parâmetros a partir dos estudos, muito bem fundamentados, realizados por Kowaltowski (2011) e, a partir dos quais se organizam quadros comparativos entre as escolas, o que tratam os memoriais descritivos e as perspectivas apontadas pela autora. Nas considerações finais, abordam-se os aspectos que se apresentaram nos quadros avaliativos, com apontamentos e sugestões de tópicos essenciais para a reformulação de espaços físicos escolares do Programa, baseados em reflexões e análises contextualizadas e levando em consideração a criança que se encontra inserida nesse espaço. Por fim, afirma-se, com certeza, que esse Programa é o primeiro passo da construção de uma Política de espaços escolares para a Educação Infantil, que muito se precisa avançar e que esta pesquisa vem como um dos suportes para repensar e reestruturar o Programa, visando oferecer aos elaboradores e formuladores de Políticas e Programas Sociais apontamentos que qualifiquem o processo da Educação Pública no Brasil.
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O trabalho se desenvolveu por meio de estudos voltados para a estruturação desses espaços, partindo de uma compreensão histórica, social e política da infância, dos diferentes contextos em que se apresenta o atendimento a crianças pequenas ao longo dos anos, assim como das políticas sociais e do que determina a lei sobre o financiamento da Educação Infantil. O estudo aborda os memoriais descritivos de cada projeto, disponibilizados pelo Programa, assim como os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para escolas de Educação Infantil. A pesquisa em sua essência se dá por meio de uma incursão na Política de Educação Infantil adotada no município de Erechim/RS, apresentando-se dados sobre Escolas Públicas, Filantrópicas e Comunitárias e a compra de vagas de Escolas Particulares, sobre a utilização e disposição dos espaços físicos que compõem essa Política, assim como sobre o Programa Proinfância já como de responsabilidade municipal. O ápice do trabalho se dá a partir do capítulo em que se desenvolve propriamente a avaliação, de caráter qualitativo, se estabelecem parâmetros a partir dos estudos, muito bem fundamentados, realizados por Kowaltowski (2011) e, a partir dos quais se organizam quadros comparativos entre as escolas, o que tratam os memoriais descritivos e as perspectivas apontadas pela autora. Nas considerações finais, abordam-se os aspectos que se apresentaram nos quadros avaliativos, com apontamentos e sugestões de tópicos essenciais para a reformulação de espaços físicos escolares do Programa, baseados em reflexões e análises contextualizadas e levando em consideração a criança que se encontra inserida nesse espaço. Por fim, afirma-se, com certeza, que esse Programa é o primeiro passo da construção de uma Política de espaços escolares para a Educação Infantil, que muito se precisa avançar e que esta pesquisa vem como um dos suportes para repensar e reestruturar o Programa, visando oferecer aos elaboradores e formuladores de Políticas e Programas Sociais apontamentos que qualifiquem o processo da Educação Pública no Brasil.When we evaluating a governmental and social program whose main purpose is to create school spaces for Early Childhood Education, brings us a great responsibility to these supply policy for the first childhood. The theme of this study is the Educational Public Policy for the First Childhood Education and the School Space, with a focus on the “Proinfância” Program, a government program that aims to build school units of First Childhood Education through a standard project, as well as available equipment and furniture for these units. The research was developed through studies into the structure of these spaces, from a historical understanding, social and childhood policy, the different contexts in which they had the care of small children over the years, as well as social policies and what determines the law on the financing of first childhood education. The study discusses the descriptive memorials of each project provided by the program, as well as Infrastructure Basic Parameters for First Childhood Education schools. Research in essence is through an incursion in first Childhood Education, in Erechim/RS, where the present data on Public Schools, the policy is Philanthropy, Community and buying private schools vacancies, the use and disposition of physical spaces that makes up this policy and the “Proinfância” Program has as municipal responsibility. The labor summit starts from the chapter where exactly develops the evaluation with qualitative data are established parameters from the very well-founded studies conducted by Kowaltowski (2011), from which they organize comparative tables between schools, which treat descriptive memorials and prospects indicated by the author. In the conclusion, we address the issues that were presented in the evaluation tables with notes and essential topics suggestions for the reformulation of school physical spaces of the program, based on reflections and contextualized analysis and taking into account the child lying inserted in this space. Finally, it is stated with all certainty that this program is the first step of building school spaces. Policy for the first Childhood Education, still needs to advance much and this research comes as one of the supports to rethink and restructure the program, aiming to developers, policy makers, and social programs notes that qualify and advance the process of public education in Brazil.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-07T18:13:40Z No. of bitstreams: 1 KLOSINSKI.pdf: 2780020 bytes, checksum: 1a38fcfe45aab9b8db8dbdbeb613b9c0 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T18:30:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLOSINSKI.pdf: 2780020 bytes, checksum: 1a38fcfe45aab9b8db8dbdbeb613b9c0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-07T18:30:52Z (GMT). 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