A linguagem de programação Scratch e o ensino de funções: uma possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riboldi, Sandra Mara Oselame
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3314
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as possíveis contribuições que a linguagem de programação Scratch pode trazer na introdução do conceito de funções, em uma turma de 9º ano de uma escola pública estadual de Santa Catarina. A pesquisa-ação foi realizada durante os meses de março até maio de 2019 e teve duração de 20 encontros, num total de 30 horas, com a participação de 26 estudantes. A prática de ensino e aprendizagem proposta foi construída com base em pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa e do Construcionismo. Os alunos foram avaliados antes e após o desenvolvimento das atividades, para verificação dos subsunçores (conhecimentos prévios) e evolução na aprendizagem, com questões abertas e fechadas, relacionadas ao pensamento computacional, uso de tecnologias e conhecimentos sobre o conteúdo de funções. Os resultados foram analisados de forma quali-quantitativa e apontam para uma significativa melhora na aprendizagem, maior interesse por Matemática e curiosidade em aprender.
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Os resultados foram analisados de forma quali-quantitativa e apontam para uma significativa melhora na aprendizagem, maior interesse por Matemática e curiosidade em aprender.This work aimed to investigate the possible contributions that the Scratch’s language of program could bring in the introduction of the concept of functions, in a 9th grade on a public school of Santa Catarina state. The searching-action was performed from March to May of 2019, with the duration of 20 meetings, totalizing 30 hours, with the participation of 26 students. The proposed teaching and learning practice was built grounded in theoretical assumptions of Meaningful Learning and Constructionism. The students were evaluated before and after the development of the activities, to verify the prior knowledge and evolution in learning, with opened and closed questions related to computational thinking, use of technologies and knowledge about the content of functions. The results were analyzed in a qualitative and quantitative way and point to a significant improvement in learning, bigger interest in mathematics and curiosity to learn.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-11-18T16:54:46Z No. of bitstreams: 1 RIBOLDI.pdf: 6079610 bytes, checksum: 19a0522b43d4601681614c7e98fcc13b (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-12-16T12:14:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBOLDI.pdf: 6079610 bytes, checksum: 19a0522b43d4601681614c7e98fcc13b (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-16T12:14:05Z (GMT). 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