Literatura infantil na escola: dos documentos oficiais para as publicações acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beal, Leticia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3651
Resumo: O tema dessa pesquisa é literatura infantil na escola, na qual, seu objetivo geral é analisar o que vem sendo abordado sobre a literatura infantil em dissertações e teses publicadas entre 2009 a 2019, além de comparar com documentos propostos pelo governo, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa fornece elementos que possibilitam a compreensão da importância da literatura infantil na escola, com o intuito de ampliar a competência do professor para explorar o texto literário em sua natureza enriquecedora de experiências. Foi escolhida a literatura infantil como objeto de estudo por compreender que tal gênero encanta os alunos leitores iniciantes e, também, auxilia no desenvolvimento das crianças para a vida. O levantamento de dados para a pesquisa foi realizado no site da “IBIC1” “OASISBR2”, portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto, no qual buscou-se como título “Literatura infantil na escola” em dissertações e teses publicadas entre 2009 a 2019. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, que corresponde a um procedimento mais intuitivo e com caráter exploratório, caracterizando-se um estado de conhecimento. A análise de dados foi separada em três categorias, a primeira categoria é “Literatura infantil na escola” que traz principalmente sobre a organiação do trabalho pedagógico o desenvolvimento das crianças, os processos de aquisição das aprendizagens, as estratégias de leitura, os tempos e espaços disponíveis, além das adaptações dos livros infantis. A segunda categoria é “A valorização das identidades a partir da literatura infantil” na qual valoriza o negro e as questões de gênero. E a terceira categoria é “Literatura infantil e educação ambiental” e trata sobre a importância da literatura infantil para o ser humano e a natureza. Como referencial teórico, tomou-se os estudos de Amarilha (2009), Cadermartori (2010), Coelho (2000), Freire (2011), Zilberman (2005), entre outros. As análises e comparações entre os documentos propostos pelo governo e as publicações da última década assinalaram que a literatura infantil pode estar diretamente ligada com diversas áreas do ensino dentro das escolas e para que ela seja prazerosa é necessário ser planejada como outra atividade qualquer, mas que não deve servir apenas para o cumprimento de tarefas. A pesquisa conclui que, as abordagens entre os documentos oficiais e as publicações acadêmicas focam numa literatura por prazer na qual valorize os interesses dos alunos e suas vivências, porém, a literatura infantil precisa ser realmente desligada dos objetivos específicos da escola voltados para a indução de aprendizagens, para fazer sentido na vida das crianças e torná-los futuros leitores críticos preparados para intervir na sociedade.
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