Influência de uma rodovia na distribuição da diversidade de aves no Parque Estadual do Espinho
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1558 |
Resumo: | O fenômeno ecológico denominado “efeito de borda”, que pode ser causado por rodovias, refere-se as consequências da fragmentação da paisagem sobre plantas e animais que ocupam determinado habitat. As aves estão entre os grupos mais afetados pelos impactos das rodovias, seja pelo efeito barreira ou efeito evitação, gerados pelas formações das bordas ou pelos atropelamentos. Estes impactos se manifestam na estrutura das comunidades de aves e são percebidos principalmente próximo as bordas das rodovias. O Parque Estadual do Espinilho (PEE) é considerado uma área de especial interesse ornitológico, sendo a única área de ocorrência de várias espécies de aves do Brasil. Esse estudo teve como objetivo estimar a influência da rodovia BR472 sobre a diversidade de aves no PEE e discutir quais as características ecológicas que mais influenciam na distribuição da riqueza e abundância de aves. Para a coleta dos dados foram selecionadas duas áreas amostrais dentro do Parque e ao longo da Rodovia BR472. Em cada área foram estabelecidos três transectos com diferentes distâncias, paralelos a rodovia, e divididos em 5 pontos amostrais, com 100 metros de distância. Em cada ponto amostral o observador permaneceu por 10 minutos. Foram registradas as espécies e o número de indivíduos avistados em cada ponto. Para fins de comparação, foram selecionados pontos amostrais mais suscetíveis ao efeito de borda e pontos menos suscetíveis. Para comparação das características ecológicas as espécies de aves foram categorizadas de acordo com o hábito alimentar e uso do habitat. A rodovia que corta o PEE influencia na distribuição e composição das espécies de aves. O aumento da riqueza de espécies de aves, juntamente com o aumento parcial da abundância com o distanciamento da rodovia corrobora esse fato. Espécies de aves com hábitos alimentares granívoros, onívoros e que toleram áreas antrópicas e de borda de floresta ocupam áreas mais próximas a rodovia. Aves com hábitos alimentares insetívoro, que usam prioritariamente habitat de campo, áreas úmidas e Espinilho ocorrem em áreas mais distantes da rodovia. O efeito de borda gerado pela rodovia no Parque Estadual do Espinilho se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros 250 metros e de forma mais suave até 500 metros da rodovia. Os nossos dados indicam que os efeitos das bordas geradas por rodovias alteram a composição de espécies e estrutura das comunidades de aves no Parque Estadual do Espinilho. As comunidades de aves sofrem pela exclusão ou redução populacional de algumas espécies das áreas de borda gerada pela rodovia. |
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Hartmann, Paulo AfonsoHartmann, Marilia TeresinhaGonsales, Elaine Maria LurdesMarinho, Jorge ReppoldSilva, Vânia Patricia da2016-122017-10-19T10:13:05Z2016-08-222017-10-19T10:13:05Z2017-10https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1558O fenômeno ecológico denominado “efeito de borda”, que pode ser causado por rodovias, refere-se as consequências da fragmentação da paisagem sobre plantas e animais que ocupam determinado habitat. As aves estão entre os grupos mais afetados pelos impactos das rodovias, seja pelo efeito barreira ou efeito evitação, gerados pelas formações das bordas ou pelos atropelamentos. Estes impactos se manifestam na estrutura das comunidades de aves e são percebidos principalmente próximo as bordas das rodovias. O Parque Estadual do Espinilho (PEE) é considerado uma área de especial interesse ornitológico, sendo a única área de ocorrência de várias espécies de aves do Brasil. Esse estudo teve como objetivo estimar a influência da rodovia BR472 sobre a diversidade de aves no PEE e discutir quais as características ecológicas que mais influenciam na distribuição da riqueza e abundância de aves. Para a coleta dos dados foram selecionadas duas áreas amostrais dentro do Parque e ao longo da Rodovia BR472. Em cada área foram estabelecidos três transectos com diferentes distâncias, paralelos a rodovia, e divididos em 5 pontos amostrais, com 100 metros de distância. Em cada ponto amostral o observador permaneceu por 10 minutos. Foram registradas as espécies e o número de indivíduos avistados em cada ponto. Para fins de comparação, foram selecionados pontos amostrais mais suscetíveis ao efeito de borda e pontos menos suscetíveis. Para comparação das características ecológicas as espécies de aves foram categorizadas de acordo com o hábito alimentar e uso do habitat. A rodovia que corta o PEE influencia na distribuição e composição das espécies de aves. O aumento da riqueza de espécies de aves, juntamente com o aumento parcial da abundância com o distanciamento da rodovia corrobora esse fato. Espécies de aves com hábitos alimentares granívoros, onívoros e que toleram áreas antrópicas e de borda de floresta ocupam áreas mais próximas a rodovia. Aves com hábitos alimentares insetívoro, que usam prioritariamente habitat de campo, áreas úmidas e Espinilho ocorrem em áreas mais distantes da rodovia. O efeito de borda gerado pela rodovia no Parque Estadual do Espinilho se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros 250 metros e de forma mais suave até 500 metros da rodovia. Os nossos dados indicam que os efeitos das bordas geradas por rodovias alteram a composição de espécies e estrutura das comunidades de aves no Parque Estadual do Espinilho. As comunidades de aves sofrem pela exclusão ou redução populacional de algumas espécies das áreas de borda gerada pela rodovia.The ecological phenomenon called “edge effect”, that it can be caused by highways, mentions to the consequences of the spalling of the landscape on plants and animals that occupy certain habitat. The birds are between the groups more affected by the impacts of the highways, either for the effect barrier or effect avoidance, generated for the formations of the edges or the running overs. These impacts disclose in the structure of the communities of birds and are perceived mainly next the edges to the highways. The Espinilho State Park (ESP) is considered an ornithological special area interest being the only occurrence area of some species of birds of Brazil. The aim of this study was to estimate the influence of highway BR472 on the diversity of birds and discuss which the ecological characteristics are more important in the diversity distribution of birds. For the collection of the data two areas were sampling selected inside of the park and along Highway BR472. In each area three transects with different distances were established, parallels the highway, and divided in five sampling points, with 100 meters of distance. The observer remained per 10 minutes in each point. They were registered the species and the number of individuals seen in each point. For comparison ends, were selected sampling points more susceptible to the edge effect and less susceptible points. For comparison of the ecological characteristics the species of birds were categorized in accordance with the habit alimentary and use of the habitat. The highway that cuts the ESP influences in the distribution and composition of the species of birds. The increase of the bird richness, together with the partial increase of the abundance with the detachment of the highway corroborates this fact. Species of birds with granivorous, omnivorous alimentary habits and that they tolerate anthropic areas and of forest edge occupy next areas the highway. Birds with alimentary habits insectivorous, that use field habitat with priority, humid areas and Espinilho occur in more distant areas of the highway. The edge effect generated for the highway in the Espinilho State Park manifest if of more accentuated form in the first 250 meters and of softer form up to 500 meters of the highway. Our data indicate that the edges effect generated for highways modify the composition of species and structure of the communities of birds in the Espinilho State Park. The communities of birds suffer for the exclusion or population reduction from some species from the areas from edge generated for the highway.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-10-16T16:49:35Z No. of bitstreams: 1 SILVA.PDF: 1789840 bytes, checksum: 246c4a0a5e76d544716f1c441ae422ab (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-19T10:13:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.PDF: 1789840 bytes, checksum: 246c4a0a5e76d544716f1c441ae422ab (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-19T10:13:05Z (GMT). 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