Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3584 |
Resumo: | A formação de preços está diretamente relacionada ao sucesso organizacional, considerando-se que é através das vendas que a empresa obtém recursos que devem ser suficientes para cobrir os gastos da empresa e retorno aos investidores. A precificação correta pode ser uma alavanca para a empresa crescer com lucratividade e competir no mercado. Tendo em vista a complexidade envolvida na formação de preços dos serviços, este trabalho tem como objetivo geral estruturar uma sequência de etapas para a formação de preço de venda em empresas prestadoras de serviços de mecânica automotiva. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa, com fins descritivos. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso no qual foi proposto um roteiro para a formação do preço de venda dos serviços. Após a coleta dos dados o roteiro foi aplicado, seguindo a sequência das sete etapas sugeridas calculou-se o preço para as horas de serviços básicos e complexos, e ajustados após uma análise de mercado. Antes do estudo a empresa cobrava por serviço e não por hora trabalhada, ocorre que em muitas vezes a execução do serviço demorava mais do que o esperado e os preços permaneciam os mesmos. Percebe-se então que é possível a empresa trabalhar com os preços formados, uma vez que estão de acordo com o que já é praticado por seus concorrentes diretos, garantindo assim os objetivos estabelecidos pelos gestores, podendo contribuir em muito na gestão, tomadas de decisões, planejamento e controle. |
id |
UFFS_d6bbb720d1100b2c6f39fd41a551d52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3584 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Dall’Agnol, Roberto MauroDutra, Elaine Bukoski da Silveira20192020-02-20T13:55:24Z20202020-02-20T13:55:24Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3584A formação de preços está diretamente relacionada ao sucesso organizacional, considerando-se que é através das vendas que a empresa obtém recursos que devem ser suficientes para cobrir os gastos da empresa e retorno aos investidores. A precificação correta pode ser uma alavanca para a empresa crescer com lucratividade e competir no mercado. Tendo em vista a complexidade envolvida na formação de preços dos serviços, este trabalho tem como objetivo geral estruturar uma sequência de etapas para a formação de preço de venda em empresas prestadoras de serviços de mecânica automotiva. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa, com fins descritivos. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso no qual foi proposto um roteiro para a formação do preço de venda dos serviços. Após a coleta dos dados o roteiro foi aplicado, seguindo a sequência das sete etapas sugeridas calculou-se o preço para as horas de serviços básicos e complexos, e ajustados após uma análise de mercado. Antes do estudo a empresa cobrava por serviço e não por hora trabalhada, ocorre que em muitas vezes a execução do serviço demorava mais do que o esperado e os preços permaneciam os mesmos. Percebe-se então que é possível a empresa trabalhar com os preços formados, uma vez que estão de acordo com o que já é praticado por seus concorrentes diretos, garantindo assim os objetivos estabelecidos pelos gestores, podendo contribuir em muito na gestão, tomadas de decisões, planejamento e controle.Pricing is directly related to organizational success, considering that it is through sales that the company obtains resources that should be sufficient to cover the company's expenses and return to investors. Correct pricing can be a lever for the company to grow profitably and compete in the marketplace. Given the complexity involved in the pricing of services, this work aims to structure a sequence of steps for the formation of sales price in automotive mechanics service companies. The research was characterized as qualitative, with descriptive purposes. Data collection was performed through bibliographic, documentary research and a case study in which a script was proposed for the formation of the sale price of the services. After data collection, the script was applied, following the sequence of the seven suggested steps, the price was calculated for the hours of basic and complex services, and adjusted after a market analysis. Before the study, the company charged for service and not hours worked, it often happens that the service took longer than expected and prices remained the same. It is then realized that it is possible for the company to work with the prices formed, since they are in accordance with what is already practiced by its direct competitors, thus ensuring the objectives set by managers, and can contribute greatly in management, decision making. , planning and control.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-17T17:10:17Z No. of bitstreams: 1 DUTRA.pdf: 2547838 bytes, checksum: 8f4571fa6861011f06e9afffc754956f (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:55:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DUTRA.pdf: 2547838 bytes, checksum: 8f4571fa6861011f06e9afffc754956f (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-20T13:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DUTRA.pdf: 2547838 bytes, checksum: 8f4571fa6861011f06e9afffc754956f (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPolítica de preçoPreço ao consumidorMecânica automotivaFormação de preços na prestação de serviços de mecânica automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3584/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDUTRA.pdfDUTRA.pdfapplication/pdf2547838https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3584/1/DUTRA.pdf8f4571fa6861011f06e9afffc754956fMD51prefix/35842020-02-20 10:55:24.379oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3584TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242020-02-20T13:55:24Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
title |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
spellingShingle |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva Dutra, Elaine Bukoski da Silveira Política de preço Preço ao consumidor Mecânica automotiva |
title_short |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
title_full |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
title_fullStr |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
title_full_unstemmed |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
title_sort |
Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva |
author |
Dutra, Elaine Bukoski da Silveira |
author_facet |
Dutra, Elaine Bukoski da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dall’Agnol, Roberto Mauro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Elaine Bukoski da Silveira |
contributor_str_mv |
Dall’Agnol, Roberto Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de preço Preço ao consumidor Mecânica automotiva |
topic |
Política de preço Preço ao consumidor Mecânica automotiva |
description |
A formação de preços está diretamente relacionada ao sucesso organizacional, considerando-se que é através das vendas que a empresa obtém recursos que devem ser suficientes para cobrir os gastos da empresa e retorno aos investidores. A precificação correta pode ser uma alavanca para a empresa crescer com lucratividade e competir no mercado. Tendo em vista a complexidade envolvida na formação de preços dos serviços, este trabalho tem como objetivo geral estruturar uma sequência de etapas para a formação de preço de venda em empresas prestadoras de serviços de mecânica automotiva. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa, com fins descritivos. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso no qual foi proposto um roteiro para a formação do preço de venda dos serviços. Após a coleta dos dados o roteiro foi aplicado, seguindo a sequência das sete etapas sugeridas calculou-se o preço para as horas de serviços básicos e complexos, e ajustados após uma análise de mercado. Antes do estudo a empresa cobrava por serviço e não por hora trabalhada, ocorre que em muitas vezes a execução do serviço demorava mais do que o esperado e os preços permaneciam os mesmos. Percebe-se então que é possível a empresa trabalhar com os preços formados, uma vez que estão de acordo com o que já é praticado por seus concorrentes diretos, garantindo assim os objetivos estabelecidos pelos gestores, podendo contribuir em muito na gestão, tomadas de decisões, planejamento e controle. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-20T13:55:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020 2020-02-20T13:55:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3584 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3584/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3584/1/DUTRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 8f4571fa6861011f06e9afffc754956f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094616805277696 |