A aprendizagem de matemática em atividades de modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Carlinho Augustinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1921
Resumo: Este trabalho visa analisar o uso de modelagem matemática como estratégia de ensino de matemática nas escolas de Educação Básica. Diante de algumas expectativas, buscamos fazer um estudo a partir de uma perspectiva teórica e prática, a fim de responder a questão central para consecução desta pesquisa: Como ocorre a aprendizagem de conceitos matemáticos em atividades de modelagem, associadas a outras atividades de ensino? Propõe-se uma situaçãoproblema que faz uso de modelagem matemática, definindo uma sequência didática que é associada a outras sequências didáticas que usam diferentes metodologias de ensino. O projeto foi desenvolvido no 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Catharina Seger, município de Palma Sola, SC, turma de treze alunos. Seis estudantes formaram um grupo para resolver o problema de modelagem em período extraclasse. As demais sequências foram trabalhadas durante as aulas de matemática da turma em período paralelo ao desenvolvimento da atividade de modelagem. A investigação proposta aos alunos é a determinação da quantidade máxima de peixes a serem produzidos em um açude, tendo como foco matemático, o cálculo do volume de água desse açude. Outras duas sequências foram elaboradas e aplicadas na turma, tendo características de complementariedade do estudo da modelagem, objetivando a sistematização do conhecimento matemático. Observou-se que a modelagem é forte promotora do interesse e significação da matemática, porém, seu caráter de aplicação, restringe os conteúdos abordados àqueles utilizados na modelagem e não proporciona a discussão da verdade das proposições. Devido a essas limitações, o uso da modelagem associada a outras técnicas de ensino mostra-se como uma estratégia metodológica que combina contextualização, exigências curriculares escolares e aspectos dedutivos da matemática.
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Seis estudantes formaram um grupo para resolver o problema de modelagem em período extraclasse. As demais sequências foram trabalhadas durante as aulas de matemática da turma em período paralelo ao desenvolvimento da atividade de modelagem. A investigação proposta aos alunos é a determinação da quantidade máxima de peixes a serem produzidos em um açude, tendo como foco matemático, o cálculo do volume de água desse açude. Outras duas sequências foram elaboradas e aplicadas na turma, tendo características de complementariedade do estudo da modelagem, objetivando a sistematização do conhecimento matemático. Observou-se que a modelagem é forte promotora do interesse e significação da matemática, porém, seu caráter de aplicação, restringe os conteúdos abordados àqueles utilizados na modelagem e não proporciona a discussão da verdade das proposições. Devido a essas limitações, o uso da modelagem associada a outras técnicas de ensino mostra-se como uma estratégia metodológica que combina contextualização, exigências curriculares escolares e aspectos dedutivos da matemática.This work aims to analyze the use of mathematical modeling as a strategy for mathematics teaching in Basic Education schools. Faced with some expectations, we seek to make a study from a theoretical and practical perspective, in order to answer the central question to achieve this research: How does the learning of mathematical concepts in modeling activities associated with other teaching activities occur? It proposes a problem situation that makes use of mathematical modeling, defining a didactic sequence that is associated with other didactic sequences that use different teaching methodologies. The project was developed in the 8th year of elementary education, at the Catharina Seger School of Basic Education, municipality of Palma Sola, SC, a class of thirteen students. Six students formed a group to solve the modeling problem in an extraclass period. The remaining sequences were worked during class math classes in parallel to the development of the modeling activity. The research proposed for the students is the determination of the maximum quantity of fish to be produced in a pond, having as mathematical focus, the calculation of the volume of water of this dam. Two other sequences were elaborated and applied in the class, having complementarity characteristics of the modeling study, aiming at the systematization of mathematical knowledge. It was observed that modeling is a strong promoter of the interest and significance of mathematics, but its applicability restricts the content addressed to those used in modeling and does not provide a discussion of the truth of propositions. Due to these limitations, the use of modeling associated with other teaching techniques is shown as a methodological strategy that combines contextualization, school curricular requirements and deductive aspects of mathematics.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-04-24T18:20:33Z No. of bitstreams: 1 HORN.pdf: 5259141 bytes, checksum: fdc9d7bf014f21905ed8aefbfae2bc1b (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-04-24T19:04:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HORN.pdf: 5259141 bytes, checksum: fdc9d7bf014f21905ed8aefbfae2bc1b (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-24T19:04:50Z (GMT). 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