Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Filipa Carvalho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8719
Resumo: A Matemática faz parte de todo o Universo e, portanto, de todos os meios envolventes. A criança desde que nasce é “confrontada” com contextos matemáticos e, como tal, vai explorando e interiorizando algumas noções matemáticas. A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa do contexto escolar, espaço onde se devem promover aprendizagens e habilidades, tendo em conta os interesses e as vivências das crianças. As conceções alternativas sobre a Matemática que as crianças já trazem quando ingressam na Educação Pré-Escolar devem ser aproveitadas e moldadas à realidade de modo informal, sendo que, também se prevê que, neste contexto, as crianças adquiram novas aprendizagem matemáticas. As crianças da faixa etária dos três aos seis anos não possuem a habilidade de abstração, ou seja, cognitivamente não são capazes de imaginar um objeto sem o estarem realmente a ver, ou não são capazes de imaginar um processo sem o estarem a visualizar. Por isso, os educadores devem encontrar formas/ferramentas para concretizar a Matemática. A todos os objetos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem em geral, e da Matemática, em particular, dá-se o nome de materiais didáticos. Na parte prática deste trabalho foram construídos vários materiais didáticos para a concretização das várias componentes inerentes ao domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar e, com base nesses materiais didáticos, elaboraram-se tarefas. Essas tarefas foram posteriormente concretizadas através de atividades desenvolvidas com o grupo onde realizei a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar.
id RCAP_0cb08edd1c89fae0d7381dbed9fa54d3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarAprendizagemMatemáticaMateriais didáticosA Matemática faz parte de todo o Universo e, portanto, de todos os meios envolventes. A criança desde que nasce é “confrontada” com contextos matemáticos e, como tal, vai explorando e interiorizando algumas noções matemáticas. A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa do contexto escolar, espaço onde se devem promover aprendizagens e habilidades, tendo em conta os interesses e as vivências das crianças. As conceções alternativas sobre a Matemática que as crianças já trazem quando ingressam na Educação Pré-Escolar devem ser aproveitadas e moldadas à realidade de modo informal, sendo que, também se prevê que, neste contexto, as crianças adquiram novas aprendizagem matemáticas. As crianças da faixa etária dos três aos seis anos não possuem a habilidade de abstração, ou seja, cognitivamente não são capazes de imaginar um objeto sem o estarem realmente a ver, ou não são capazes de imaginar um processo sem o estarem a visualizar. Por isso, os educadores devem encontrar formas/ferramentas para concretizar a Matemática. A todos os objetos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem em geral, e da Matemática, em particular, dá-se o nome de materiais didáticos. Na parte prática deste trabalho foram construídos vários materiais didáticos para a concretização das várias componentes inerentes ao domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar e, com base nesses materiais didáticos, elaboraram-se tarefas. Essas tarefas foram posteriormente concretizadas através de atividades desenvolvidas com o grupo onde realizei a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar.Mathematic is part of all the Universe and, therefore, of all the surroundings. Since birth the child is “confronted” with mathematical contexts and, as such, will explore and internalizing some mathematical notions. The Preschool Education is the first stage of the school context, space where should be promoted learns and skills, taking into account the child´s interests and experiences. The alternative conceptions about Mathematics that children already bring when they join Preschool should be harnessed and shaped to reality in an informal way, and it is also expected that, in this context, children will acquire new math learnings. Children between the age of three to six years old do not have the ability to abstraction, that is, cognitively they are not able to imagine an object without really seeing it, or they are not able to imagine a process without visualizing it. Therefore, educators should seek ways/tools to materialize mathematics. All objects that facilitate the process of teaching and learning in general, and in Mathematics, in particular, are called didactic materials. In the practical part of this work were constructed several didactic materials for the concretization of the various components inherent in the field of Mathematics in Pre-School Education and, based on these didactic materials, tasks were elaborated. Those tasks were subsequently implemented through activities developed with the group where I completed the Supervised Teaching Practice in Pre-School.2018-09-11T10:45:37Z2018-05-17T00:00:00Z2018-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8719TID:202324753porAlmeida, Filipa Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:26.529213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
title Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
spellingShingle Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
Almeida, Filipa Carvalho de
Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Matemática
Materiais didáticos
title_short Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
title_full Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
title_fullStr Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
title_sort Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
author Almeida, Filipa Carvalho de
author_facet Almeida, Filipa Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Filipa Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Matemática
Materiais didáticos
topic Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Matemática
Materiais didáticos
description A Matemática faz parte de todo o Universo e, portanto, de todos os meios envolventes. A criança desde que nasce é “confrontada” com contextos matemáticos e, como tal, vai explorando e interiorizando algumas noções matemáticas. A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa do contexto escolar, espaço onde se devem promover aprendizagens e habilidades, tendo em conta os interesses e as vivências das crianças. As conceções alternativas sobre a Matemática que as crianças já trazem quando ingressam na Educação Pré-Escolar devem ser aproveitadas e moldadas à realidade de modo informal, sendo que, também se prevê que, neste contexto, as crianças adquiram novas aprendizagem matemáticas. As crianças da faixa etária dos três aos seis anos não possuem a habilidade de abstração, ou seja, cognitivamente não são capazes de imaginar um objeto sem o estarem realmente a ver, ou não são capazes de imaginar um processo sem o estarem a visualizar. Por isso, os educadores devem encontrar formas/ferramentas para concretizar a Matemática. A todos os objetos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem em geral, e da Matemática, em particular, dá-se o nome de materiais didáticos. Na parte prática deste trabalho foram construídos vários materiais didáticos para a concretização das várias componentes inerentes ao domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar e, com base nesses materiais didáticos, elaboraram-se tarefas. Essas tarefas foram posteriormente concretizadas através de atividades desenvolvidas com o grupo onde realizei a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11T10:45:37Z
2018-05-17T00:00:00Z
2018-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8719
TID:202324753
url http://hdl.handle.net/10348/8719
identifier_str_mv TID:202324753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137119919144960