Panorama da inserção de alimentos orgânicos da agricultura familiar no PNAE: estudo das aquisições dos municípios brasileiros entre 2014-2016
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3725 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é sistematizar e analisar dados disponibilizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (FNDE) sobre as aquisições de orgânicos para a alimentação escolar nos municípios brasileiros entre 2014 e 2016. Inicialmente destaca-se que o PNAE é considerado uma das principais políticas públicas de fomento da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e instrumento de canais alternativos que priorizam o abastecimento alimentar orientado na reconexão entre alimentação escolar e a agricultura familiar. Ressalta-se a falta de estudos que discutem a inserção de alimentos orgânicos na alimentação escolar brasileira e os dados disponibilizados apresentam fragilidades, o que enriquece a sistematização e análise pretendida neste estudo. Neste sentido, buscou-se, principalmente sistematizar os dados brutos disponibilizados pelo FNDE (dados das aquisições de alimentos pelo PNAE e dos valores transferidos aos municípios brasileiros) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (dados relativos aos produtores de orgânicos cadastrados). Os resultados evidenciam um mercado que tem evoluído em relação aos alimentos da agricultura familiar como um todo, mas que se mostra pouco explorado quando se analisa os alimentos orgânicos, além de um número baixo de produtores certificados para atender a demanda crescente de alimentos saudáveis para a alimentação escolar. Em relação aos alimentos orgânicos, ressalta-se a baixa aquisição, perpassando valores abaixo de 3% das compras totais no Brasil. Outrossim, há concentração de aquisições em alguns grupos de alimentos orgânicos,, tais como frutas e derivados, hortaliças e derivados e cereais e derivados. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste se destacam nas aquisições de alimentos orgânicos, e os agricultores certificados estão concentrados na região Sul, Sudeste e Nordeste. Soma-se a isso, a fragilidade dos dados sistematizados, pois é nítida a inconsistência de informações acerca o que é adquirido no que tange a alimentação orgânica em vários municípios. Por outro lado, o trabalho pode contribuir com informações para novas pesquisas, e para a análise do programa servindo como arcabouço para repensar estratégias de implementação do programa nos municípios brasileiros. |
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Perez-Cassarino, JulianRodrigues, Vanessa SchottzOliveira, Marcio Rodrigo de20192020-09-08T12:56:53Z20202020-09-08T12:56:53Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3725O objetivo deste trabalho é sistematizar e analisar dados disponibilizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (FNDE) sobre as aquisições de orgânicos para a alimentação escolar nos municípios brasileiros entre 2014 e 2016. Inicialmente destaca-se que o PNAE é considerado uma das principais políticas públicas de fomento da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e instrumento de canais alternativos que priorizam o abastecimento alimentar orientado na reconexão entre alimentação escolar e a agricultura familiar. Ressalta-se a falta de estudos que discutem a inserção de alimentos orgânicos na alimentação escolar brasileira e os dados disponibilizados apresentam fragilidades, o que enriquece a sistematização e análise pretendida neste estudo. 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As regiões Sul, Sudeste e Nordeste se destacam nas aquisições de alimentos orgânicos, e os agricultores certificados estão concentrados na região Sul, Sudeste e Nordeste. Soma-se a isso, a fragilidade dos dados sistematizados, pois é nítida a inconsistência de informações acerca o que é adquirido no que tange a alimentação orgânica em vários municípios. Por outro lado, o trabalho pode contribuir com informações para novas pesquisas, e para a análise do programa servindo como arcabouço para repensar estratégias de implementação do programa nos municípios brasileiros.The objective of this work is to systematize and analyze data available for the National Program of School Feeding (FNDE) on the acquisitions of organics for school feeding in the Brazilian municipalities between 2014 and 2016. Initially it should be noted that PNAE is considered one of the main public policies for the promotion of Food and Nutrition Seguraça no Brasil and alternative canais instrument that prioritizes or food supply oriented towards reconnection between school feeding and family farming. Ressalta-se in the absence of studies that discuss the insertion of organic foods in Brazilian school feeding and given available resources, or that enriches systematization and analysis intended in this study. In this sense, buscou-se, mainly systematize the raw data available for FNDE hair (given aquisições of food PNAE hair and two values transferred to Brazilian municipalities) and hair Ministry of Agriculture, Livestock and Supply - MAP (data relating to producers of registered organic) ). The results show that a market that has evolved in relation to food from family farming like everything else, but that it is explored when organic food is analyzed, in addition to a number of certified producers to meet the growing demand for Saudi food for school feeding. In relation to organic foods, a baixa aquisição is overhauled, exceeding abaixo values of 3% of total purchases not Brazil. Outrossim, has concentrated aquisições em some groups of organic food, such as fruits and derivatives, vegetables and derivatives and cereais and derivatives. In the South, Southeast and Northeast regions, the acquisitions of organic food stand out, and certified farmers are concentrated in the South, Southeast and Northeast regions. Soma-se a isso, to the fragility of two systematized dice, it is clear to inconsistency of information about or that it is acquired not that it tange to organic food in several municipalities. On the other hand, or work can contribute with information for research novices, and to analyze the program, serving as an arcabouço to rethink strategies of implementation of the Brazilian municipal program.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-07-31T12:49:02Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1625617 bytes, checksum: e589bfe29bd8b0f0ca79cf39cdf85df2 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T12:56:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1625617 bytes, checksum: e589bfe29bd8b0f0ca79cf39cdf85df2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-08T12:56:53Z (GMT). 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