Culturas infantis e a educação popular: o brincar nas cirandas infantis sob uma dimensão sociológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Carine
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3952
Resumo: A presente pesquisa, através do tema Educação Popular e infâncias, mediante o olhar da Sociologia da Infância, em como proposta investigativa a análise de documentos que instrumentalizam e subsidiam as práticas docentes das Cirandas Infantis, do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O objetivo geral, por meio de pesquisa diagnóstico, análise documental e entrevista, compreende identificar os processos de formação e socialização das Crianças Sem Terrinha, mediante o brincar, enquanto prática pedagógica. Isto porque consideramos o ato de brincar um processo político, lúdico e interacionista, no qual olhamos para as crianças enquanto protagonistas e produtoras de suas culturas e infâncias. Cabe destacar a pouca oferta de pesquisas voltadas às infâncias e a produção das culturas infantis no campo da Educação Popular, o que denota certa originalidade à investigação. Os sujeitos entrevistados são duas educadoras ligadas à Ciranda Infantil Pequeno Colibri do Instituto Josué de Castro. Os conceitos-chave deste estudo são: infâncias; socialização, movimentos sociais, brincar e conscientização. Deste modo, a pesquisa está estruturada em cinco capítulos, que abordam as seguintes discussões, respectivamente: Educação Popular, Movimentos Sociais Populares, Cirandas Infantis, conceitos referentes às crianças, infâncias e o brincar, Sociologia da Infância, análise dos documentos que instrumentalizam as Cirandas Infantis, entrevistas com educadoras e diagnóstico final. Por último, disponibilizamos o roteiro da entrevista estruturada e o termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados desta pesquisa apontam que o brincar é uma prática harmônica que engloba aspectos lúdicos, políticos e pedagógicos no que tange as análises (documental e das entrevistas) realizadas neste estudo; nesse sentido, as culturas infantis provenientes do brincar são basilares para o entendimento das estruturas sociais, econômicas e culturais dos quais as crianças fazem parte.
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Cabe destacar a pouca oferta de pesquisas voltadas às infâncias e a produção das culturas infantis no campo da Educação Popular, o que denota certa originalidade à investigação. Os sujeitos entrevistados são duas educadoras ligadas à Ciranda Infantil Pequeno Colibri do Instituto Josué de Castro. Os conceitos-chave deste estudo são: infâncias; socialização, movimentos sociais, brincar e conscientização. Deste modo, a pesquisa está estruturada em cinco capítulos, que abordam as seguintes discussões, respectivamente: Educação Popular, Movimentos Sociais Populares, Cirandas Infantis, conceitos referentes às crianças, infâncias e o brincar, Sociologia da Infância, análise dos documentos que instrumentalizam as Cirandas Infantis, entrevistas com educadoras e diagnóstico final. Por último, disponibilizamos o roteiro da entrevista estruturada e o termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados desta pesquisa apontam que o brincar é uma prática harmônica que engloba aspectos lúdicos, políticos e pedagógicos no que tange as análises (documental e das entrevistas) realizadas neste estudo; nesse sentido, as culturas infantis provenientes do brincar são basilares para o entendimento das estruturas sociais, econômicas e culturais dos quais as crianças fazem parte.The present research, through the theme of Popular Education and Childhood, through the view of the Sociology of Childhood, It is a investigative proposal the analysis of documents that instrumentalize and subsidize the teaching practices of the Children's Cirandas Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). The general aim, through diagnostic research, documentary analysis and interview, It is to identify the formation and socialization processes of the ‘Crianças Sem Terrinha’ through play as a pedagogical practice. This is because we consider the act of playing a political procedure, playful and interactive process in which we look at children as protagonists and producers of their cultures and childhoods. It is worth mentioning the limited supply of research aimed at children and the production of children's cultures in the field of Popular Education, which denotes a certain originality to the research. The subjects interviewed are two educators linked to the ‘Ciranda Infantil Pequeno Colibri’ from Josué de Castro Institute. The key concepts of this study are: childhood; socialization, social movements, playing and awareness. Thus, the research is structured in five chapters, which address the following discussions, respectively: Popular Education, Popular Social Movements, Children's Cirandas, concepts referring to children, childhoods and playing, Childhood Sociology, analysis of the documents that instrumentalize the Children's Cirandas, interviews with educators and final diagnosis. Finally, we provide the script for the structured interview and the informed consent form. The results of this research indicate that playing is a harmonic practice that encompasses playful, political and pedagogical aspects in terms of the analyses (documental and interviews) carried out in this study; in this sense, children's cultures from play are fundamental for the understanding of the social, economic and cultural structures to which children belong.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-06T14:37:05Z No. of bitstreams: 1 MARCON.pdf: 1404170 bytes, checksum: 74eae03d9b2d2ddcbfe1869f15bef636 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-07T17:19:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCON.pdf: 1404170 bytes, checksum: 74eae03d9b2d2ddcbfe1869f15bef636 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T17:19:09Z (GMT). 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