A formação da criança e a ciranda infantil do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luedke, Ana Marieli dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122931
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
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spelling A formação da criança e a ciranda infantil do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)EducaçãoCriançasFormaçãoInfânciaBrincadeirasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.Esta pesquisa teve como objetivo principal o estudo das Cirandas Infantis do MST, suas peculiaridades, particularmente as que se referem à organização e proposição de atividades formativas para a criança, entre elas a brincadeira. Fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, realizou-se no ano de 2013, por meio de estudos bibliográficos, questionários e observações do espaço organizado pela Ciranda Infantil de Rio Bonito do Iguaçu, PR, das atividades cotidianas, das brincadeiras realizadas e dos processos educativos realizados pelos educadores. Para aperfeiçoamento e reconhecimento do campo de estudo, realizamos a leitura das dissertações que tiveram como tema a Ciranda Infantil, dando atenção especial aos objetivos, metodologia e conclusões, para identificar os aspectos comuns e as particularidades com relação a cada pesquisa. Entre as dissertações, este estudo é pioneiro no estado do Paraná. Neste estado brasileiro foram identificadas quatro Cirandas Infantis Permanentes. A Ciranda Infantil Permanente de Rio Bonito do Iguaçu foi selecionada para a realização da pesquisa de campo, por ser considerada uma das experiências que, há vários anos, busca exercitar os princípios da proposta educativa dos Movimentos Sociais do Campo, no estado. Partimos do pressuposto de que identificar a criança no interior das práticas educativas conduzidas pelos Movimentos Sociais do Campo parte da necessidade de conhecer o constituir-se criança, os modos, os tempos e espaços reservados para potencializar a formação das máximas qualidades humanas na infância. Os resultados apontam que a Ciranda Infantil representa uma conquista e traz a possibilidade de oferecer elementos que permitem contribuir para os estudos e debates sobre as relações entre Educação, Infância, Criança e Escola. As crianças que participam das Cirandas Infantis são filhos e filhas de trabalhadores rurais Sem Terra e consideradas participantes e integrantes de uma luta, como projeto de futuro. Por meio da luta, da educação e do trabalho, é formada a identidade Sem Terrinha. Essa condição pode indicar o reconhecimento e a visibilidade do MST em relação à criança. Todavia, a criança, como sujeito humano e histórico, está presente no sujeito militante que o MST pretende formar. Quando intenciona a formação omnilateral, reconhece a Ciranda Infantil como espaço educativo, no qual são compartilhadas experiências de um modo de viver, que inclui processos de aprendizagem que geram desenvolvimento humano, mediante situações e interações sociais basilares para a apropriação da cultura. Assim, as brincadeiras se constituem como instância importante para isso. Apesar dos limites e das contradições históricas que há na proposta educacional e em algumas ações do MST, nota-se a existência de uma grande preocupação com a formação educacional e política dos sujeitos do campo. A pesquisa também revelou o quanto é relevante, científica e socialmente, conhecer a criança, seja aquela vinculada ao MST ou não, e o quanto se faz necessário o aprofundamento teórico e metodológico nos estudos da infância na escola.<br>Abstract : This research aimed to study the MST's Child Cirandas, its peculiarities, particularly those relating to the organization and proposing training activities for the child, including the prank. Grounded in historical and cultural perspective of human development, was held in 2013, through bibliographic studies, questionnaires and observations of space organized by Children CIRANDA Rio Bonito do Iguaçu, PR, daily activities, the games performed and educational processes conducted by educators. For improvement and recognition of the field of study, we performed the reading of essays that had as its theme Children Ciranda with special attention to the objectives, methodology and conclusions, to identify commonalities and particularities with respect to each search. Among the theses, this study is the first in the state of Paraná. In this Brazilian state, 4 child Cirandas were identified. The Permanent Child Ciranda of Rio Bonito do Iguaçu was selected to carry out the field research, since it is considered one of the experiments that has sought to exercise of the principles of the educational proposal of the Social Movements of the rural workers in the state. Our starting point is that identify the child inside the educational practices conducted by the Field's Social Movements need to know the make - up child, modes, times and venues to enhance the formation of the maximum human qualities in childhood. The results indicate that the Child Ciranda is an achievement and brings the ability to provide information to enable them to contribute to research and debate for the Early Childhood Education field. Children who participate in Cirandas Kids are sons and daughters of landless rural workers and considered participants and members of a fight, as future project. Through struggle, education and work is formed the identity Little Landless. This condition may indicate the recognition and visibility of the MST for the child. However, the child as a human and historical subject is present in the militant subject that MST intends to form. When intends to omnilateral training, recognizes the Child Ciranda as an educational space in which experiences a way of living, which includes learning processes that generate human development by basic social situations and interactions for the appropriation of culture. Thereby, the games are as important to this instance. Despite the limits and historical contradictions in the educational proposal and some actions of the MST, there is the existence of a great concern for the educational and political education of the country people. The survey also revealed how is scientific and socially relevant to know the child, is the one linked to the MST or not, and how much is necessary the theoretical and methodological deepening in the studies of childhood.Serrão, Maria Isabel BatistaAntonio, Clésio AcilinoUniversidade Federal de Santa CatarinaLuedke, Ana Marieli dos Santos2014-08-06T17:34:16Z2014-08-06T17:34:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 p.| il.application/pdf326041https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122931porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:34:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122931Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:34:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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