Da cozinha à lavanderia: a propaganda como dispositivo de captura dos corpos femininos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3628 |
Resumo: | O século XIX foi marcado por grandes transformações sociais que resultaram em diversas características formadoras da sociedade atual. Os ecos da França revolucionária colaboraram para a organização de uma esfera pública como espaço distinto da esfera privada onde são identificadas relações de poder que determinam papéis a serem desempenhados por homens e mulheres. De acordo com essa visão, os homens são atores da vida pública, enquanto às mulheres é destinada a atuação no espaço privado do lar. Essa perspectiva construída socialmente aliou-se a outros discursos de mesmo teor e erigiu-se de tal forma a ponto de determinar um “destino natural” para as mulheres: ser esposa, mãe e dona de casa. Esse discurso teve grande repercussão no Brasil do século XX, visto que era apoiado pela ascensão da sociedade burguesa capitalista que se formava sob o ideal de modernidade. O desenvolvimento industrial brasileiro do “Anos Dourados” – período que se refere às décadas de 1950 e 1960 – fomentou ainda mais esse discurso devido à entrada de uma vasta gama de utilidades e eletrodomésticos no mercado. Diante disso, a imprensa se mostrou um importante veículo de perpetuação para esse discurso. A presente pesquisa, tendo esse horizonte de perspectiva, busca observar a forma com que as propagandas de eletrodomésticos veiculadas na revista “O Cruzeiro” – maior semanário brasileiro do século XX – durante os “Anos Dourados”, reafirmaram os papéis de gênero impostos às mulheres através da reprodução do discurso que afirmava um lugar e uma função específica a elas. Para tanto, a discussão envolverá os aspectos formadores do discurso que opõe as esferas sociais pública e privada, o surgimento da imprensa no Brasil e de que forma ela se tornou um veículo de difusão e manutenção desse ideal e, principalmente, a análise das propagandas que afirmam os papéis de gênero impostos pelas duas esferas. |
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Esse discurso teve grande repercussão no Brasil do século XX, visto que era apoiado pela ascensão da sociedade burguesa capitalista que se formava sob o ideal de modernidade. O desenvolvimento industrial brasileiro do “Anos Dourados” – período que se refere às décadas de 1950 e 1960 – fomentou ainda mais esse discurso devido à entrada de uma vasta gama de utilidades e eletrodomésticos no mercado. Diante disso, a imprensa se mostrou um importante veículo de perpetuação para esse discurso. A presente pesquisa, tendo esse horizonte de perspectiva, busca observar a forma com que as propagandas de eletrodomésticos veiculadas na revista “O Cruzeiro” – maior semanário brasileiro do século XX – durante os “Anos Dourados”, reafirmaram os papéis de gênero impostos às mulheres através da reprodução do discurso que afirmava um lugar e uma função específica a elas. Para tanto, a discussão envolverá os aspectos formadores do discurso que opõe as esferas sociais pública e privada, o surgimento da imprensa no Brasil e de que forma ela se tornou um veículo de difusão e manutenção desse ideal e, principalmente, a análise das propagandas que afirmam os papéis de gênero impostos pelas duas esferas.The XIXth century was marked by great social transformations that resulted in several formative characteristics of the current society. The echoes of revolutionary France collaborated to organize a public sphere as a distinct space from the private sphere where power relations are identified that determine roles to be played by men and women. According to this view, men are actors in the public life, while the actuation in the private space of the home is destined for women. This socially constructed outlook has become allied to other discourses of the same tenor, and has been erected in such a way as to determine a "natural destiny" for women: to be a wife, a mother, and a housewife. This discourse had great repercussion in the Brazil of the XXth century, since it was supported by the rise of capitalist bourgeois society that was formed under the ideal of modernity. The Brazilian industrial development of the "Golden Years" - a period that refers to the 1950s and 1960s – fostered even more this discourse due to the entry of a vast range of utilities and home appliances into the market. Faced with this, the press seemed an important vehicle of perpetuation for this discourse. The present research, with this horizon of perspective, seeks to observe the way in which the advertisements of home appliances published in the magazine "O Cruzeiro" - the greatest Brazilian weekly in the XXth century - during the "Golden Years", reaffirmed the gender roles imposed on women through the reproduction of the discourse that affirmed a place and a specific function to them. So that, the discussion will involve the formative aspects of the discourse that opposes the public and private social spheres, the emergence of the press in Brazil and how it has become a vehicle of diffusion and maintenance of this ideal and, especially, the analysis of the advertisements that affirm the gender roles imposed by the two spheres.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-11T13:16:18Z No. of bitstreams: 1 DALLASTRA.pdf: 3678673 bytes, checksum: 21441257e10488122e334b74262a656b (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T19:08:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALLASTRA.pdf: 3678673 bytes, checksum: 21441257e10488122e334b74262a656b (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-19T19:08:28Z (GMT). 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